Carro usado vendido por pessoa jurídica tem garantia de 3 meses (foto: Shutterstock)
Infelizmente, a triste verdade é que quem nasce picareta vai morrer, picareta; não tem jeito. Nós já falamos várias vezes aqui, nós já insistimos nessa história da garantia do carro usado, seja ele vendido pela concessionária, pela loja, exceto pessoa física; mas, se for uma empresa, se for jurídica, o carro usado tem garantia de 3 meses!
Muito bem, aos poucos, dá a impressão que o pessoal já está começando a respeitar essa legislação, essa regra do Código de Defesa do Consumidor; muito bem.
Agora, lá vem um ouvinte nosso, um leitor nosso, questionar que ele comprou o carro numa concessionária, ou loja, ele não explicou, de usados, rodou com o carro um mês e meio, dois meses, e deu um problema no freio.
Aí, ele voltou lá, na loja para reclamar: “Olha, comprei o carro aqui há menos de 3 meses e já deu um problema no freio. Eu vim aqui em busca da garantia, para vocês repararem.”
Sabe qual é a nova picaretagem que arrumaram? “Ah, não, mas seu carro já rodou 5.000 quilômetros. A garantia 6 meses ou 3.000 quilômetros.”
Lei determina garantia de carro usado
Mas que cara de pau, hein?! Pergunta para o dono dessa loja aí se ele limpa o rosto com óleo de peroba, tá? Não tem quilometragem nenhuma! O Código de Defesa do Consumidor fala 3 meses depois da emissão da nota fiscal e estamos conversados!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
JORGE RIBEIRO DOS SANTOS LUIS
23 de março de 2021
O grande problema é que o CDC, e nem o CC, diferenciam a garantia de bem durável novo e usado. Entenda-se que não é nada razoável que se espere a mesma garantia de um produto novo, sem uso e de um similar com milhares de Km rodados e, muitas vezes, décadas de utilização. Prosseguindo, a garantia contempla vicios ou defeitos aparentes ou redibitórios de projeto, construção ou desgaste prematuro e, na ampla maioria dos casos, o problema dos veículos usados está relacionado ao desgaste de seus componentes o que NÃO é contemplado em garantia. Podemos ainda notar que os usados são vendidos por valor muito inferior ao similar novo com o único objetivo de compensar o desgaste. Sendo assim, alguns estados convencionaram, junto ao MP, PROCON , etc a garantia restrita a motor e câmbio. Trata-se de uma gambiarra jurídica uma que, o certo, era o CDC tratar separadamente da venda de produtos novos ou usados.
Mas entendam não existe garantia total nem para carro zero. Quem tem essa Idea é ingênuo e, com certeza, vai se aborrecer.
A garantia existe para que o dono da oficina Zeca Urubu usados não te empurre um carro cheio de peças prestes a quebrar, fazendo com que ele venda um carro pelo menos revisado. Eu entendo seu ponto de vista, mas estamos no Brasil. Aqui é mestrado de picaretagem
VCS . ESTÃO DE BRINCEIRA COM ESSE LIVRO, DO CONSUMIDOR JÁ VENDI CARRO COM DEZ ANO DE USO E TENHO QUE DAR GARANTIA TOTAL DO CARRO QUAL MECÂNICO VAI PREVER QUE VAI QUEBRAR EX. UMA BOMBA DE AGUÁ OU OUTRAS PEÇAS E NÃO SOU PICARETA NÃO QUEM VAI COMPRAR PODE TRAZER SEU MECÂNICO E AVALIAR VC HOJE ESTA VIVO AMANHÃ ENFARTA QUEM VAI SABER ASSIM E O CARRO E FACIL FALAR DESCULPE MAS MONTE UMA LOJA COM TODOS OS CUSTOS QUE TEMOS VEJA SE PROCEDE ABSURDO BOA SORTE
quer dizer vendo um carro a pessoa roda de dia o parente a noite roda 10 mil km em um mês pega buraco . gasolina ruim , mau uso tempo de vida das peças quem tem que dar a garantia e quem fez as peças a montadora não existe isso monta uma loja quero ver todas as peças tem seu tempo de vida
Venda entre particulares não é abrangida pelo código de defesa do consumidor. Agora loja de carros, concessionárias etc são regidas por ele e precisam dar garantia.