[Vídeo] ICMS: cálculo do tributo sobre o preço da gasolina é vergonhoso!

"É um método que vai direto assaltar o nosso bolso, porque o ICMS tem que ser calculado sobre o preço da refinaria, o preço de compra, e não o de venda"

bomba combustivel posto gasolina etanol br petrobras shutterstock
Tributação do ICMS causa efeito cascata (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/02/2022 às 19h15

Na semana passada, o governo federal e os estaduais andaram alterando a tributação para tentar segurar o preço dos combustíveis. No caso dos governos estaduais, o tributo, o imposto, é o ICMS, que é calculado sobre o preço de venda do combustível.

Os governadores decidiram, então, prorrogar por mais 60 dias o congelamento do ICMS, cujo valor estava fixo desde novembro, vencendo agora, em janeiro. Assim, em fevereiro e março não se muda o ICMS. Palmas para os governadores? Coisa nenhuma! O  que o governo estadual tem que fazer é alterar  o sistema de cálculo do tributo!

VEJA TAMBÉM:

Porque, atualmente, o ICMS incide sobre o preço de venda do combustível. Ora, a refinaria aumenta em alguns centavos o preço da gasolina, a bomba tem o preço  aumentado. Aí, o ICMS aumenta também.

Um mês  depois, o governo estadual faz uma média do preço de venda e descobre que ele subiu. Subiu por que? Porque o ICMS subiu, aí sobe de novo. É imposto sobre imposto! Isso é uma pi-ca-re-ta-gem estadual.

Como deveria ser o cálculo do ICMS?

Esse é um método que vai direto assaltar o nosso bolso, porque o ICMS tem que ser calculado sobre o preço da refinaria, o preço de compra, e não o de venda. Porque senão vai haver essa distorção eterna; e quem vai  eternamente sofrer somos nós, consumidores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário