[Vídeo] Tire o pé daí enquanto dirige o carro! E a mão, também!

"Percebeu o lugar do pé esquerdo e lugar da mão direita? Então, preste atenção! Não cometa esse erro crasso de quem está ao volante"

motorista com a mão no câmbio de marchas do carro
Motorista só deve tocar a alavanca para mudar as marchas (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/06/2021 às 15h04

Muitos motoristas cometem erros básicos ao volante: espero que você não esteja incluído entre eles! E a maioria nega qualquer problema decorrente desses erros. São dois equívocos ao volante:

    1. O motorista não sabe onde colocar o pé esquerdo.
    2. O motorista não sabe onde colocar a mão direita.

VEJA TAMBÉM:

É claro que eu estou me referindo a automóveis com câmbio manual. Qual o problema do pé esquerdo? É porque ele fica apoiado no pedal da embreagem. Mas é muita gente que faz isso e diz: “mas eu apoio devagarzinho, eu não aperto o pedal”.

Não precisa apertar. Basta estar encostado que com o movimento do carro, um pouquinho, ele vai sempre acionando o pedal. E, com os mecanismos que tem até a embreagem, acaba acionando um bocadinho sim, o sistema de embreagem, e abrevia sua vida útil.

Quer dizer, você vai pagar por isso e caro, porque não é barato trocar um um sistema de embreagem. Então, atenção: a maioria dos carros tem inclusive um lugarzinho pra você apoiar o pé esquerdo. Bote o pé naquele apoio, que está ali para isso, para você não encostar no pedal da embreagem, a não ser quando necessário.

Motorista deve manter a mão direita no volante

E o segundo problema, da mão direita na alavanca de mudanças. Lugar da mão esquerda e da mão direita é no volante! Não é para colocar na alavanca, não, porque a desculpa é a mesma: “mas eu só apoio, não faço força”.

Não precisa de fazer força, basta apoiar que imperceptivelmente você está encostando um pouquinho na hora que o carro balança, trepida e está acionando os trambuladores da caixa de marcha.

Percebeu o lugar do pé esquerdo e lugar da mão direita? Então, preste atenção! Não cometa esse erro crasso de quem está ao volante.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário