[Vídeo] Óleo do motor do carro: entenda como decifrá-lo

"Infelizmente, quase nenhum motorista sabe quais são as características do óleo que ele deve usar no seu motor"

oleo motor viscoso moderno carter shutterstock
Letras e números que constam na embalagem do lubrificante têm significado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/05/2022 às 20h03

Mesmo quem não entende nada de manutenção do carro sabe da importância do óleo do motor: porque quem se esquecer dele, ou quem usá-lo de forma errada, pode danificar os componentes mais caros, que são justamente os do motor. Infelizmente, quase nenhum motorista sabe quais são as características do óleo que ele deve usar no seu motor. São duas características principais: assista ao vídeo e entenda!

VEJA TAMBÉM:

A primeira, veja bem, por exemplo, está escrito 10W40: são as especificações de viscosidade; SAE, viscosidade. O que que significa 10W40? O ‘W’ quer dizer winter, frio. Então, quando o motor está frio, ainda não funcionou, ou com as temperaturas ambientes mais baixas, a viscosidade desse óleo é 10.

Quando o motor vai esquentando, e a temperatura ambiente também, ele vai se adequando a esse calor, a esse aquecimento, e passa a ter 40 como viscosidade.

Quanto menor a viscosidade, mais fluida é a película do óleo entre partes móveis, e menor o consumo. Porque, por exemplo, o pistão se movimentando dentro do cilindro, tem que vencer forças menores. E isso reduz o consumo. Isso significa o 10W40.

Aditivação do óleo para motor de carro

Tem uma outra que é API SN, que quer dizer quais aditivos esse óleo recebeu, qual é a aditivação. SN é uma das mais recentes, mais modernas, porque começou lá do alfabeto SA, SC, depois G, depois F e foi chegando até o N.

Se você tem o L, está antes do N, significa que a aditivação é mais antiga. Quanto maior a posição da letra no alfabeto, tanto mais moderno é o óleo, quanto melhores são os aditivos.

Então, veja no manual do seu carro qual é a viscosidade e qual é a aditivação recomendada. Pode usar qualquer óleo que tenha esses dois parâmetros, essas duas especificações. Elas são importantes para você manter o seu motor durante mais tempo, aumentando a durabilidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cleber 19 de maio de 2022

Boa tarde Boris gostaria de um vídeo ou uma boa explicação de como trocar a tulipa e trizeta do Peugeot 307 2010 automático obrigado

Avatar
Cleber 19 de maio de 2022

Lado esquerdo

Avatar
Deixe um comentário