Ford vende fábrica de motores de Taubaté, fechada no ano passado

Multinacional anunciou a negociação da unidade industrial por meio de nota; compradora é empresa do ramo imobiliário

fabrica da ford em taubate sp decada de 70
Fábrica de Taubaté operou entre os anos de 1974 e 2011 (Foto: Ford | Divulgação)
Por AutoPapo
18 de maio de 2022 17:20

A Ford comunicou nesta quarta-feira (18), por meio de uma breve nota destinada à imprensa, a a assinatura de um compromisso de compra e venda da fábrica de motores localizada em Taubaté (SP). A unidade está fechada desde o ano passado, quando a multinacional encerrou todas as atividades industriais no Brasil, passando a atuar apenas como importadora. De acordo com o comunicado, a compradora do complexo é a São José Desenvolvimento Imobiliário.

VEJA TAMBÉM:

Com a assinatura do compromisso, começa um processo de diligência conjunta. A concretização do negócio depende também da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Ainda de acordo com a Ford, todo o processo da venda da fábrica de Taubaté deverá ser completado no prazo de 60 a 90 dias.

A fábrica da Ford em Taubaté foi inaugurada em 1974: desde aquele ano até o fechamento, forneceu motores e transmissões para automóveis produzidos no Brasil e também em outros países da América do Sul. O fechamento da unidade causou a demissão de aproximadamente 500 funcionários; no total, o fim das atividades industriais da empresa extinguiu cerca de 5.000 postos diretos de trabalho.

Antes da fábrica de Taubaté, Ford vendeu unidade no ABC

Vale lembrar que, em 2020, a Ford havia vendido a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), fechada em outubro de 2019. A compradora também foi a São José Desenvolvimento Imobiliário. A multinacional ainda tem duas unidades industriais no Brasil, ambas fora de operação: em Camaçari (BA) e em Horizonte (CE); essa última abrigava a produção dos jipes Troller.

Por que a Ford fechou todas as suas fábricas no Brasil? Boris Feldman explica em vídeo!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário