[Vídeo] Sistema Start-Stop é uma coisa, botão de ignição é outra: entenda

"Se o seu carro tem chave presencial e, no botão, vem escrito start-stop, não significa que ele tem o sistema automático"

sistema start stop carros shutterstock 276399155
Botão serve apenas para ligar e desligar o motor: não é o sistema start-stop propriamente dito (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/03/2021 às 19h30

Eu fiquei grilado outro dia, quando recebi mais uma reclamação de um dono de carro, dizendo que está escrito no carro a existência do sistema start-stop. O que é isso? É aquela novidade eletrônica: quando você para o carro num semáforo, num congestionamento, o carro percebe que parou e desliga o motor automaticamente; e quando você  tira o pé do freio, ou encosta no acelerador, ele liga de novo o motor: tudo automático.

Então, é um sistema start-stop. Para que isso? Ele reduz o consumo no trânsito urbano; na estrada não existe isso, né? Muito bem, o sistema start-stop já existe em muitos automóveis, mesmo nos  compactos, não é só os mais sofisticados não. E aí  o pessoal começou a reclamar: “por que o meu carro não tem start-stop?”

Até achei curioso, porque tem muita gente que tem o sistema start stop e reclama: “pô, eu não aguento mais esse carro, eu paro, o motor desliga, liga”… Agora vem o contrário: “o meu carro não tem start stop e está escrito  que tem.” Eu falei: “mas onde que está escrito que  tem? Ah, está lá no botãozinho, lá no painel”.

Assista ao vídeo e entenda o caso:

VEJA TAMBÉM:

Eu comecei a fazer uma pesquisa e perguntei para esses que reclamaram: “o seu carro é aquele que tem a chave presencial, que fica no bolso? Basta você entrar no carro e apertar o botãozinho, que ele liga o motor?” Ele falou: “exatamente, o  meu carro tem chave presencial, aperto o botão e  ele liga o motor.”

Botão de ignição é diferente do sistema start-stop

Aí, eu fui pesquisar um pouco  mais: este start stop está escrito no botão que  substitui a chave, quando o carro tem a chave  presencial, que o motorista leva no bolso. Então, está lá escrito “start-stop” ou “engine start  stop”. O que é isso?

Aquele botão é que liga  e que desliga o motor. Realmente, start-stop, mas não é um sistema automático start-stop. Então, se o seu carro tem chave presencial e, no botão, vem escrito start-stop, não significa que ele tem o sistema automático que liga e desliga quando você  para o carro. Aquilo significa simplesmente: aperte para ligar e aperte para desligar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Z_H 13 de setembro de 2021

tive que explicar isso para a vendedora da css (GM), acredite se quiser…

Avatar
Leonardo 21 de junho de 2021

Pessoal precisa começar a ter o habito de leitura, principalmente do MANUAL do carro. Lá no manual está tudo explicado sobre os sistemas, mas né, brasileiro sendo brasileiro.

Avatar
Itamar Grazziani 27 de março de 2021

O que mais me irrita são os idiotas, tem gente que precisa de manual para usar uma caneta!

Avatar
Comentarista 24 de março de 2021

Carro tinha que ter um botão com biometria, encostou ligou o motor e pronto, mais segurança. É assim que tinha que ser. Estamos na era tecnológica. E esse negócio de start-stop é desnecessário ,pois quando o motor está frio nem é bom que desligue, tem que ficar funcionando pra esquentar. Era bom se nem tivesse, o que precisamos é de motores mais eficientes, econômicos e menos poluente.

Avatar
Marcos Roberto dos Santos 24 de março de 2021

Primeiro o carro não desliga quando está frio, existe uma programação em que o sistema começa a funcionar depois de um tempo de carga na bateria, biometria…prefiro nem comentar para finalizar tem um botãozinho que você pode desligar o star-stop caso não ache necessário.

Avatar
Itamar Grazziani 27 de março de 2021

Já ouviu falar de carro elétrico?

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

O problema é que dá choque

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Tio é inviável a sua ideia de biometria, os bandidos iam arrancar os dedos da população automobilística

Avatar
Deixe um comentário