[Vídeo] Troca de velas em motor a diesel é picaretagem?

"No motor a diesel tem uma coisa que não é a vela de ignição, mas é a vela de aquecimento, que é completamente diferente"

jeep compass trailhawk diesel 4x4 motor
Mecânica diesel equipa picapes e alguns SUVs (foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/09/2021 às 19h32

Motor a diesel tem vela a ser trocada, assim como o motor a gasolina ou a etanol? Tudo depende. Mas, como, depende? Ou tem ou não tem?  É picaretagem ou não é picaretagem?

VEJA TAMBÉM:

Calma; o motor a gasolina, ou a etanol, ou a gás, tem uma vela de ignição. Quando o pistão sobe empurrando a mistura ar-combustível, tem uma centelha na vela, que explode aquilo. Então, o pistão desce e está gerada a energia do motor a gasolina, ou a etanol, chamado ciclo otto, é o motor da maioria dos nossos automóveis.

E o motor ciclo diesel, que é de ônibus, caminhão, picapes, jipes, SUVs? O motor ciclo diesel não tem vela de ignição. Quando o pistão sobe comprimindo a mistura, ela explode por excesso de pressão e temperatura; então ele não tem vela de ignição.

Então, se você leva seu carro com motor a diesel na oficina, e o mecânico fala: “tem  que trocar a vela”, você pode falar: “desonesto, está me roubando, não tem vela nenhuma”. Tem! Por isso que eu disse: depende.

Porque no motor a diesel tem uma coisa que não é a vela de ignição, mas é a vela de aquecimento, que é completamente diferente. Ela não provoca  centelha nenhuma, porque não tem queimar mistura nenhuma.

Vela em motor a diesel?

E para que essa vela? Quando o motor a diesel está frio, ele tem dificuldade de começar a funcionar, porque, para explodir a mistura, tem que ter pressão e temperatura. A pressão tem, porque o pistão sobe empurrando aquilo, mas não tem temperatura. Então, vela de aquecimento.

Essa vela aquecimento, necessária para os motores a diesel começarem a funcionar, ela também tem um ciclo de vida limitado. Dizem os fabricantes que ela dura cerca de 4.000 ciclos. E depois? Depois ela pode sofrer um desgaste, pode ter um curto e não acender mais. E aí seu motor a diesel vai ter muita  dificuldade para pegar.

Às vezes ele pega soltando fumaça branca lá atrás no escapamento, porque a combustão está irregular, uma vez que não teve a vela para aquecer a mistura até o motor começar funcionar normalmente; aí, ela apaga.

Então, tem vela pra trocar no motor de ciclo otto, a vela de ignição, e tem a vela de aquecimento para trocar no motor a diesel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Cristino 3 de outubro de 2021

Por isso alguns mecânicos, falam tem que trocar o masarico..

Avatar
Sir.Alves 1 de outubro de 2021

KKKKK, Mecânico falar que precisa trocar as velas num motor diesel na minha frente? Vou rir pouco na cara dele… Soa tão mal quanto aquele historia dos ladroes que roubaram um carro elétrico e vou abastecer com gasolina, desceram do carro e ficaram procurando a boca do tanque …KKKKKKK até os ladrões precisam se atualizar…

Avatar
Deixe um comentário