Volkswagen confirma Polo Track, de entrada: Gol e Fox vão sair de linha?

Com a reestilização da linha Polo, prevista para 2021, fabricante deverá manter uma configuração mais despojada, com visual antigo

volkswagen polo virtus sense pcd at
Versão de entrada do Polo manterá visual atual (Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
18 de março de 2021 21:00

O diretor financeiro global da Volkswagen, Alexander Seitz, confirmou que a empresa produzirá uma versão de entrada do Polo, batizada de Track. Durante uma apresentação para investidores nesta quarta-feira (17), o executivo disse ainda que a novidade ocupará o posto de carro de entrada da marca. Essa notícia coloca em xeque o destino dos dois produtos mais acessíveis do fabricante atualmente: o Gol e o Fox.

Com a chegada do novo modelo, ambos devem sair de linha, pois ainda usam uma plataforma antiga, enquanto o Polo está alinhado com a gama mais moderna da marca, utilizando a MQB.

VEJA TAMBÉM:

A gama Polo passará por uma reestilização global no segundo semestre deste ano. Inicialmente, o hatch será apresentado na Europa: a chegada ao Brasil deve ocorrer somente em meados de 2022. É justamente nesse período que a Volkswagen deve lançar o Polo Track, mantendo o visual antigo e a motorização 1.0 MPI.

Assim, a linha terá versões com diferentes visuais, como já ocorreu com o Gol no passado: o Polo Track, de entrada, manterá o design atual, enquanto as demais configurações adotarão o facelift. Por outro lado, Gol e Fox devem sobreviver somente  por cerca de um ano, até o lançamento do novo modelo. Já o destino do up! está traçado: com vendas em constante queda, o fabricante já anunciou que ele sairá de linha nas próximas semanas.

O Polo Track já havia sido antecipado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, onde o modelo será fabricado. Atualmente, a planta da Volkswagen naquela localidade ainda não produz nenhum veículo baseado da plataforma MQB: essa é a arquitetura de praticamente toda a gama atual da marca, com exceção justamente de Gol, Fox e up!. Os investimentos na unidade paulista estão incluídos em um pacote anunciado em 2017.

Polo Track elimina o Gol?

No ano passado, no início da crise provocada pela pandemia, o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo di Si, anunciou o congelamento de todos os projetos locais da multinacional. Embora não tenha especificado quais seriam esses novos produtos, pelo menos um deles seria a próxima geração do Gol: ela também se basearia na plataforma MQB, mas teria padrão de construção mais simples que o do Polo.

volkswagen gol 16 msi at6 2019
Gol está no mercado desde 1980 (foto: Volkswagen | Divulgação)

Por enquanto, ainda não há informações sobre o descongelamento desse projeto. Mas isso poderá ocorrer, dependendo da recuperação do mercado. O caso é que, enquanto a situação não se resolve, é possível que a Volkswagen mude os próprios planos: em vez de um novo Gol, o desenvolvimento talvez se volte a outro modelo, como um SUV compacto de entrada, para dividir a linha de montagem de Taubaté com o Polo Track.

Atualmente, os preços das versões de entrada dos dois modelos não estão distantes: isso que indica que há viabilidade de uma redução de equipamentos e, consequentemente, de custos para o Polo, de modo a colocá-lo com valor ainda mais próximo ao do Gol, que parte hoje de R$ 57.030. Já o Polo custa a partir de R$ 63.490. Por sua vez, o Fox está no meio do caminho, com valor de entrada de R$ 58.190.

SOBRE
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Bruno Flávio Lontra Fagundes 24 de agosto de 2021

Eu gostaria de saber se, mesmo saindo de linha, se vai haver peça de reposição para o FOX. Tenho um há mais de 11 anos, sempre revisado e “carro de garagem” .. com apenas 62 mil km. Carro super bom .. motor VW imbatível, a meu ver … Se o FOX sair de linha, mas CONTINUAR TENDO PEÇA DE REPOSIÇÃO, não há motivo nenhum para trocar de carro. A gente muda de carro, o seguro triplica, o IPV quadruplica, a revisão aumenta …. A indústria deixa o cliente na mão e não está nem aí. Quem deveria vigiar pra evitar isso, não está nem aí para o cliente … Quero manter meu FOX, sempre bem cuidado e que me atende super bem. Carrinho que voa

Avatar
Marcos souza 13 de agosto de 2021

Até hoje só tive vw gol, se a vw encerrar o gol eu mesmo vou adquirir um onix plus pra mim, polo é sem graça, derivado do gol, engenheiro da vw não faz faculdade faz ensino médio e olha lá ainda.

Avatar
Lailson Ferreira 4 de maio de 2021

já tive 4 carros gol e estou a procura para comprar o quinto ruim se sai de linha.

Avatar
Denis oliveira 3 de maio de 2021

Muito.triste. Gol sair. De. Linha polo. Era. Para ser Gol. Muito. Parecidos já. Tive. 5. Gol tinha. Q. Muda. Mas. Sai. De. Linha

Avatar
Ciliane 27 de abril de 2021

afinal, fox vai mesmo sair de linha? q pena, gosto muito!

Avatar
Artur 23 de março de 2021

A VW demorou pra tirar o Gol e o Voyage de linha e incluir a Saveiro na família Polo.
Falta de respeito é não evoluir e manter o Gol.
Polo é perfeito e assumindo como carro de entrada só tem a somar para a marca.
A Saveiro derivada da família Polo vai dar um banho na concorrente.
VW – evoluir sempre!

Avatar
Miqueias 20 de março de 2021

Nós Brasileiros temos o gol como um carro de referência no mercado, não vejo razão pra VW tirar de linha, isso seria uma falta de respeito com o consumidor brasileiro.

Avatar
LUCAS 8 de abril de 2021

GOL É CARROCA TEM QUE SAIR LOGO ESSE LIXO.

Avatar
Maurício Brisolara 19 de março de 2021

Infelizmente já chegou a hora do Gol. Quase todo Brasileiro nascido apartir da década de 60 teve ou tem alguma história com o modelo. Com certeza deixou sua marca que possivelmente não será superada, como mais vendido e mais exportado. Assim como o Opala vai virar lenda, porém em sua despedida ao invez de carreata em frente a fábrica, vai ter um agradecimento individual em pensamento.

Avatar
Deixe um comentário