Volvo S60 fica ainda mais seguro na terceira geração

Sedã sueco começa a ser vendido no Brasil em setembro com preço inicial de R$ 195.950; há opções com motorização híbrida

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Por Paulo Eduardo
De Santiago (Chile), especial para o AutoPapo
Publicado em 23/08/2019 às 10h15
Atualizado em 11/08/2022 às 16h03

Terceira geração do Volvo S60 estará à venda no Brasil a partir de setembro em quatro versões e três motorizações. Em todas as versões, o sedã é equipado e com controle de velocidade adaptativo (ACC) e assistente de direção (Pilot Assist). A expectativa é vender mais a versão de entrada T4 Momentum (40%). A Inscription vai responder por 35% das vendas, e a R-Design pelos 25% restantes.

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O sedã sueco disputa a categoria Premium dos sedãs de luxo cujas vendas totais no Brasil giram em torno de 11 mil unidades por ano. O alvo da nova geração do S60 são os alemães Audi A4, BMW Serie 3 e Mercedes-Benz Classe C. A nova geração do Volvo S60 tem atributos para atingir o objetivo.

Preços do Volvo S60:

Versão Preço
S60 T4 Momentum R$ 195.950
S60 T5 Inscription R$ 229.950
S60 T8 R-Design R$ 269.950
60 T8 Polestar a definir

O novo S60 usa a nova plataforma SPA também compartilhada pelos outros modelos das séries 60 e 90. Desenho da carroceria enfatiza esportividade. Se o carro está 12,6 centímetros mais comprido e a distância entre-eixos aumentou em 9,6 cm para garantir mais espaço interno, a altura diminuiu 5,3 cm.

O Volvo S60 mede 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,43 de altura e distância entre-eixos de 2,87 m. Cx é de 0,27 e porta-malas tem 392 litros de capacidade nas versões à combustão e 442 nas híbridas.

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Faróis totalmente de LED com desenho no tradicional Martelo de Thor têm regulagem automática de altura, evitam ofuscar motoristas no sentido contrário e direciona as luzes até 30 graus nas curvas para facilitar visão. E as luzes diurnas (DRL) acendem automaticamente.

Estarão disponíveis as versões T4 Momentum, de 190 cv, torque de 30,6 kgfm, velocidade máxima de 220 km/h e acelera até 100 km/h em 7,1 segundos; T5 Inscription, de 254 cv, torque de 35,7 kgfm, velocidade máxima de 240 km/h e acelera até 100 km/h em 6,5 segundos; e as híbridas plug-in T8 R-Design e Polestar, de 407 cv.

Versões híbridas

O motor que equipa as híbridas é o mesmo 2.0 de quatro cilindros supercharger, mas com potência de 320 cv, conjugado com um elétrico de 87 cv, alimentado por uma bateria de íon de lítio de 11,6 Kwh. São 407 cv e torque de 65,3 kgfm. Aceleração até 100 km/h em apenas 4,4 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, dados da Volvo. Motor a combustão movimenta o eixo dianteiro e o elétrico o traseiro.

Há três modos de condução selecionáveis por meio de comando no painel: Conforto, Eco e Dinâmico, além do individual conforme necessidade do motorista para as versões com motor a combustão.

As híbridas têm quatro modos de condução. Pure prioriza uso urbano somente com motor elétrico e autonomia de 40 quilômetros; Hybrid usa os dois motores; Power enfatiza a condução esportiva com novos parâmetros para direção, freios, marchas e aceleração; e AWD, tração integral sob demanda. A carga da bateria é feita em 3 horas numa tomada doméstica de 220 volts e 16 ampères. O Volvo S60 vem com cabo de 4,5 metros para carregamento doméstico. Em tomadas de menor amperagem, o tempo de recarga é maior.

Transmissão é automática de oito marchas. Suspensão dianteira usa braço duplo triangular e a traseira, integral link para garantir conforto e dinâmica. A maioria dos controles está no volante e as funções são mostradas no quadro de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas. Enquanto o sistema multimídia Sensus Connect tem tela tátil antirreflexo de 9 polegadas no painel central para controlar navegação, telefone, entre outras. Smartphone compatível com Apple Car Play e Android Auto.

Sistema Volvo On Call está integrado ao Sensus e permite assistência 24 horas de segurança e conveniência. E permite por meio de aplicativo climatizar à distância, abrir e fechar as portas, entre outros.

Segurança

Segundo a Volvo, o S60 é um dos veículos mais seguros já fabricados pela marca e inclui de série o City Safety, freio automático com assistente de direção para evitar colisões em manobras e na frenagem com aproximação de carros em sentido contrário. O carro oferece assistência às manobras para evitar obstáculo à frente e atua entre 50 km/h e 100 km/h. O alerta de mudança de faixa interfere no volante e atua entre 65 km/h e 200 km/h.

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Estão presentes ainda sistemas de proteção em saída de estrada, contra impactos laterais e lesões na cervical, e alerta de colisão frontal. E traz alerta de ponto cego, e mitigação de pista oposta, que freia automaticamente, em caso de colisão iminente contra veículo em sentido contrário, entre 60 km/h e 140 km/h, e alerta de colisão traseira, ambos a partir da versão Inscription. E é também de série o controle de velocidade adaptativo com assistente de direção que funciona até 130 km/h.

Mercado e pós-venda

A garantia é dois anos e as revisões têm preço fixo até 150 mil quilômetros. As vendas das versões Momentum e Inscription começam em setembro. Enquanto a híbrida R-Design, em outubro ou novembro. E a Polestar, que conta com regulagem de amortecedor, até dezembro, segundo Luis Rezende, presidente da Volvo do Brasil e América Latina.

Revisão Preço
10 mil km R$ 999
20 mil km ou 1 ano R$ 1.949
30 mil km R$ 999
40 mil km ou 2 anos R$ 2.499
50 mil km R$ 999
60 mil km ou 3 anos R$ 3.699
150 mil km R$ 999

Dirigindo o Volvo S60

Acabamento é esmerado, com forração em couro natural, que também não transpira como o sintético, mas conta com ventilação e aquecimento. Banco traseiro tem assento baixo e curto. Não difere dos concorrentes. Volante tem boa pega, mas revestimento liso permite deslizamento das mãos e muitos comandos complicam a ergonomia.

Em Santiago, e na rodovia no sentido sul da capital chilena, foi possível sentir a reação da versão T5 do Volvo S60 em diversas situações. O carro tem comportamento dinâmico previsível. Direção com boa sensibilidade de aderência, mas ponto central deveria ter melhor definição. Freios eficientes. Aceleração convincente e boa retomada de velocidade.

E no autódromo de Codegua foram feitos exercícios de direção semiautônoma. Lá também foi possível sentir a força e potência da versão híbrida R-Design. Aceleração brutal com os dois motores atuando em conjunto impressiona pela rapidez com que se atinge 100 km/h. Muito rápido!

Fotos Volvo | Divulgação

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