Qual é o carro conversível que a VW fez para receber Lula (e não foi a 1ª vez)

Presidente e vice Geraldo Alckmin foram a fábrica da Volkswagen para comemorar novo ciclo de investimentos; é a terceira vez que isso acontece

lula e geraldo alckmin desfilam em virtus conversivel fabrica vw 2
Virtus foi modificado exclusivamente para a ocasião (Foto: Ricardo Stuckert | PR)
Por Felipe Boutros
Publicado em 02/02/2024 às 19h03
Atualizado em 02/02/2024 às 20h52

O presidente Luis Inácio Lula da silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD) estiveram na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo nesta sexta-feira (2) em cerimônia para celebrar o novo ciclo de investimentos da montadora no Brasil, anunciado na noite da quinta-feira (1º).

Na montadora, os dois desfilaram em um Virtus conversível feito exclusivamente para a ocasião, dirigido por Ciro Possobom, CEO da VW do Brasil, acompanhado de Alexander Seitz, CEO da Volkswagen América Latina. Lula e Alckmin acabaram recriando uma foto de 2003, quando os dois desfilaram em um Polo conversível, também feito exclusivamente para recebê-los na planta de São Bernardo do Campo.

VEJA TAMBÉM:

Na visita em 2003, o presidente Lula, então no seu primeiro mandato, e Geraldo Alckmin, na ocasião, governador de São Paulo, visitaram a fábrica da VW em São Bernardo para comemorar os 50 anos das atividades da marca no Brasil, além do começo da produção do Gol Total Flex, o primeiro carro flex vendido no mercado brasileiro.

Veja o vídeo de Lula, Alckmin e executivos da VW ‘autografando’ o Virtus.

Questionada, a Volkswagen não quis dar mais detalhes sobre o Virtus conversível e o seu destino, mas, provavelmente, ele fará parte da Garagem VW, acervo onde a marca alemã conserva alguns de seus carros históricos. Embora não esteja em exposição, sabe-se que o Polo conversível está entre os modelos que a Volkswagen guardou.

Quer conhecer alguns clássicos da Garagem VW? Veja o vídeo

Fox conversível

Além do Polo e do Virtus, Lula também desfilou em um um carro VW conversível com Geraldo Alckmin, um Fox convertido feito exclusivamente pela VW para receber o presidente em suas instalações. Em 2005, a marca celebrou 15 milhões de unidades feitas no Brasil.

luiz inacio lula da silva geraldo alckmin em vw fox conversivel
Presidente Lula em seu segundo mandato e o então governador de SP, Geraldo Alckmin, em visita a VW em 2005 (Foto: Ricardo Stuckert | PR)

Lula e VW: outras visitas

São Bernardo do Campo é o berço político do presidente Lula, que emergiu no movimento sindical na região do ABC Paulista. Em outras ocasiões, ele visitou a fábrica da Volkswagen na cidade, como no lançamento do Gol G5, quando foi recebido pelo presidente então presidente da montadora, Thomas Schmall.

Lula no lançamento do Gol G5
Lula foi recebido em São Bernardo no lançamento do Gol G5 ( (Foto: Volkswagen | Divulgação))

Dois anos depois, em 2010, Lula voltou a planta por ocasião do encontro da Diretoria do Conselho Mundial de Trabalhadores do Grupo Volkswagen, que se reuniu pela primeira vez no Brasil – quando ele foi apresentado ao Gol Vintage.

Lula na fábrica da VW conhece Gol Vintage
Em 2010, o presidente foi recebido novamente e conheceu o Gol Vintage (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Fusca conversível: Itamar e JK

Outro carro conversível feito exclusivamente para um presidente e que está exposto pela Volks em sua garagem VW é o Fusca cabriolet feito para Itamar Franco em 1993, para celebrar o retorno do modelo como uma opção de carro popular.

Depois, foi comprado pelo próprio presidente e enviado para Juiz de Fora (MG), terra natal de Itamar. A ideia era recriar a foto feita por Juscelino Kubitschek em 1959 a bordo de um Fusca conversível na ocasião da celebração do início da produção do modelo no Brasil

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário