5 motivos para não comprar um VW Jetta GLI

Sedã é um dos poucos esportivos divertidos do mercado, mas nem tudo é só entusiamo quanto ao renovado sedã médio

volkswagen jetta gli vermelho dianteira
Modelo passou por uma discreta reestilização (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 07/05/2022 às 14h05
Atualizado em 16/08/2022 às 09h14

Depois de alguns meses sem trazer o modelo, a Volkswagen voltou a importar o Jetta do México, já remodelado e apenas na versão GLI – como a linha estava posicionada aqui nos últimos tempos. O Jetta GLI chega como produto de nicho, com preço de R$ 216.990, motor com mais de 230 cv e bastante tecnologia embarcada.

Mas este oásis de esportividade em meio a tantos SUVs vale a pena o investimento? Veja cinco motivos para não comprar – a variante esportiva do sedã médio. Mas não fique bravo! Também listamos 5 motivos para comprar!

VEJA TAMBÉM:

1. Jetta GLI é caro

volkswagen jetta gli 2023 vermelho frente

O preço pode ser um motivo para não comprar o novo VW Jetta GLi. Verdade que o carro está caro como a maioria dos modelos 0 km à venda no país, mas trata-se de um produto bem específico, que pode ter uma desvalorização acentuada e com manutenção que requer muitos cuidados – especialmente em relação à caixa DSG.

2. Por esse preço você compra…

Apesar de muitos preferirem um esportivo – como este que vos escreve -, pelo mesmo preço – ou até menos – você leva um indefectível SUV, o Jeep Compass Longitude com motor turbodiesel e tração 4×4 (R$ 214.137). E com essa grana você também consegue comprar um BMW 325i ano 2018, com 245 cv, 35,7 kgfm, tração traseira e 0-100 km/h em 6,1 segundos.

3. Preço de revisão do Jetta GLI

volkswagen jetta gli 2023 vermelho traseira
As pinças de freio vermelhas são novidades

O Jetta GLI 2022 será vendido dentro da política de manutenção da Volks para seus últimos lançamentos, com as três primeiras revisões grátis. Mas calma que esse trio de visitas aí só contempla troca de óleo, filtro e bujão do cárter. Tem os tais “itens adicionais” que aparecem no site da montadora alemã.

Com base no GLI que foi vendido até 2021, a marca indica, por exemplo, a lubrificação do teto-solar a cada 10 mil km, a substituição do fluido do freio em intervalos de 20 mil km e a troca dos filtros de ar e cabine, a cada 30 mil km. Entram na conta ainda, até os 60 mil km, correia Poly-V, óleo da caixa DSG e kit de velas com pasta de lubrificação – esses dois últimos passam dos R$ 1.000, cada.

Confira as revisões do Jetta GLi ano 2021

  • 10.000 km: R$ 158,47
  • 20.000 km: R$ 425,43
  • 30.000 km: R$ 643,02
  • 40.000 km: R$ 1377,77
  • 50.000 km: R$ 1306,81
  • 60.000 km: R$ 5.821,42

4. Acabamento ruim

volkswagen jetta gli interior painel

Nesta remodelação, a Volks diz que o GLI adotou novos detalhes no revestimento interno. Além disso, o carro ganhou comandos do tipo “touch”, sensíveis ao toque, como nos elétricos ID.3 e ID.4. Porém, boa parte dos materiais ainda arranca suspiros de tristeza, como o plástico nos painéis e o fechamento de peças nas portas e no tablier.

Quer conhecer os carros elétricos da VW em detalhes? Confira no vídeo:

5. Será que continuará em linha?

Como falamos muito, o mundo só quer saber de SUV e a vida de modelos de algumas categorias começam a sentir essa pressão. O próprio Jetta é um exemplo, já que desde a linha 2020/21 só é vendido nesta versão esportiva – muitos especialistas, inclusive, apontam que o segmento de sedãs médios sumirá a médio prazo. Mesmo sendo um produto segmentado, fica a dúvida se o Jetta GLI continuará à venda por muito tempo em nosso mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
50 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ARY 4 de novembro de 2022

Bem meus amigos, vai falar aqui o proprietário de um Jetta TSI 2016 (DSG, óbvio). Eu sou “estradeiro” aos 67 anos e já tive carro de praticamente todos os tipos, então me considero em condições de opinar. Primeiro o “mister” da matéria certamente nunca teve um jetta TSI-DSG e de algum lugar, provavelmente da parte obscura e maldosa do cérebro, conseguiu encontrar 5 motivos para não comprar um jetta. Encontrou 5 sem nunca ser proprietário de nenhum, pois eu, com meu jetta de 170 mil KM rodados, posso dar 50 para comprar. Então, abobrinha não cola. Quer comentar? Entenda de vez a diferença entre um DSG dupla embreagem e o tal CVT que acompanha o Jeep Compass (já que você falou nele). Eu já pensei em trocar meu Jetta e enquanto aguardo o novo modelo, resolvi gazer teste drive em outros. Fiz no Corolla, no Corola Cross e no Compass. Nas 3 oportunidades e entreguei o carro dizendo ao vendedor: Amigo, desculpe, mas carro tenho eu, boa tarde.

Avatar
Ana Maria 26 de março de 2023

Ufa!!! Parei no seu comentsrio! Eu tenho um GLI, comprei em 2020, antes tive 2 TSI 2.0, tirei todos da concessionária E concordo em tudo! Nao achei um carro com custo beneficio!
Adoro meu GLI!

Avatar
Matheus 23 de dezembro de 2023

Ta mas e os plástico nas portas num carro de 200 mil como faz pra ignorar todo dia que vc entra nele

Avatar
Andre Luiz 27 de outubro de 2022

Matéria tão “boa” que eu gostaria de conhecer essa “bmw 325i ano 2018” essa é novidade, kkk

Avatar
Ary Taunay Filho 4 de novembro de 2022

Pois é meu amigo, primeiro o “Mister” da publicação, provavelmente nunca teve um Jetta. Além disso precisa ir na BMW e se informar.

Avatar
Timo 8 de outubro de 2022

Boa Noite. Tenho um jetta TSI 2014
211cv..estou com ele 2 anos maravilhoso
Hoje fez testdrive com 528i BMW 2014 , quem andou já com DSG , não quer mais nada differente..o BMW nem pareçe um pouco esportivo..vou comprar o jetta 2023

Avatar
Flávio 21 de julho de 2022

Pelo puro prazer de dirigir, estou indo para o Jetta. Estou com um GM Cruze Sport6 2017, excelente carro, mas a minha proposta mudou, sou casado e estou com uma filha pequena. Escolhi o Jetta, porque não tenho opção:
– GM: Até agora não sabe o que vai fazer com Cruze, traz o Monza, traz o Malibu, uma grande incógnita, a proposta que estava querendo (Equinox 2.0 Turbo) tiraram de linha porque acham que o consumidor amam um SUV de shopping (vide Tracker e Equinox 1.5).
– Ford: NEM A PAU!
– Fiat: 8 ou 80, tem carro pequeno e tem SUV e Pick-Up.
– BMW, Audi, Mercedes: Visado para roubo.
– Chinês: Junto com a Ford.

O que restou? Jetta, se as montadoras querem SUV e não quero.

Avatar
Assis Paulo 5 de junho de 2022

Bom Galera, apenas acrescentando mais fumaça no ambiente, quero que eu tenho um Jetta Highline 2017 (adquirir em 2018), e atualmente está 60.000 km. Não é um carro qualquer, quem possui ou possuiu um sabe disso. Não existe nenhum da categoria igual ao Jetta, e até alguns considerados de categoria um pouco acima perdem de longe. Anda demais, é confortável, possui estabilidade e é lindo. Mas concordo em alguns pontos, o acabamento interno deveria ser bem melhor (é de baixo astral e a qualidade do material não é das melhores), além disso a traseira do GLI 2023 parece de um Voyage e nas duas ponteira das saídas de escapamento poderiam ter caprichado bem mais (na minha opinião poderiam ter colocado com bordas inox dando um ar modernidade sem tirar a esportividade). O preço infelizmente está muito salgado considerando-se tratar-se de um sedan médio. Mas ainda assim, estou propenso em adquirir o Novo Jetta GLI 2023. Agora infelizmente alguns comerciais possuem caráter manipulador que não se configura em objeto da verdade, é pura mentira.

Avatar
Marcos 24 de maio de 2022

Matéria bem coerente… Não compre um Jetta porque a manutenção é cara. Mas compre uma BMW 2018 (imagine o preço da manutenção de um carro como este). Difícil levar em consideração um artigo que começa assim. A leitura é pura perda de tempo.

Avatar
Jefferson 7 de junho de 2022

Compro carro pelo prazer de dirigir, não pelo preço de revenda ou fru-fru de acabamento. Comprei um compass versao 80 anos e graças a Deus a Jeep atrasou a entrega. Peguei um gli que tinha a pronta entrega e me assombrei com o carro. Excepcional, a força do motor e a estabilidade fazem valer cada centavo. Se vai desvalorizar, se tem acabamento de plástico ou falta USB atrás nem faz diferença nenhuma. 8mil de seguro/ano pesa bem mais que isso, mas cada vez que piso no acelerador é vejo um Civic ou Corolla desaparecer… pago com gosto!

Avatar
Timo 8 de outubro de 2022

Boa Noite. Tenho um jetta TSI 2014
211cv..estou com ele 2 anos maravilhoso
Hoje fez testdrive com 528i BMW 2014 , quem andou já com DSG , não quer mais nada differente..o BMW nem pareçe um pouco esportivo..vou comprar o jetta 2023

Avatar
Gabriel 9 de julho de 2022

Eu pensei a mesma coisa kkk o cara fala, não compre um jetta compre um JEEP ou uma BMW usada, aí fala que a manutenção é cara! Fiquei sem entender, BMW usada pode ser muito bom ou pode ser uma bomba relógio, Jeep, eu não vou nem comentar, meu irmão tem um COMPASS, carro para ir trabalhar, roda em média 20km por dia e o cambrio já foi trocado 3x, o carro apaga do nada, tem que voltar pra casa de UBER, cara, que matéria lixo, essa é a definição!

Avatar
Roberto 18 de agosto de 2022

O cara que fez o post post pira num SUV. A gente pira nos motorzão.

Avatar
Alfredo José 5 de março de 2023

Matéria sem fundamento, acho que ele nunca dirigiu um GLI, só quem tem sabe a força do conjunto motor/câmbio, sem comparação no mercado, falar de comprar Compass diesel, que absurdo!!! O GLI tem consumo justo pela potência, um pacote de segurança e tecnologia acima da média e ainda por cima porta malas 100 litros maior que a Suv de mamãe Compass que só tem problema eletrônico e conjunto frágil, fiquei chocado com tamanha criatividade!!! Acorde profissional !!!

Avatar
Andressa lucif 15 de maio de 2022

Matéria infeliz e comparação ridícula . Kkkkkkkk jeep Compass kkkkkkk.
Será que a pessoa que escreveu é do ramo automotivo ???? Me contrata aí Uol ….
Com o valor desse Jetta vocês poderiam compra uma Scania , Volvo , Mercedes Bens que puxa carreta de 50 toneladas kkkkkk .
Ou até mesmo um sw4 usado 4×4 , ou uma Amarok v6 . Kkkkk
Que piada estou rindo sozinha.
Excelente comparações repórter automotivo , autopapo.

5 motivos para não ler essa matéria …….

Sejam mais inteligentes no título do assunto e nas comparações que fazem . Não tem matéria para colocar ? ….. Foi solicitado pelo grupo Fiat ? ….. Kkkkkkkkk

Avatar
Lincoln Andrade 14 de maio de 2022

Kkkklk que piada Jeep kkkk esse deve ter patrocinio da Jeep kkkk eu tenho um Jetta monstro de carro, é um animal de carro, acabamento ruim ???? A única coisa que concordo o preço é salgado mesmo, porém vejo pessoas pagarem 90 mil eu um carro 1.0

Avatar
Eu também tenho um Jetta TSI 2.0. 15 de agosto de 2022

Matéria escrita por quem nunca teve um Jetta. Só bobagem. Deve ser patrocinado por algum chinês. Bem, depois que eu vi na internet comparativo de TIGGO 8 e Tiguan, tudo é possível.

Avatar
Antonio Jorge Vidigal De Souza 13 de maio de 2022

Comparar um Jetta que é um sedan de alta performance com um jeep ou uma BMW 2018, demonstra quanto o repórter “entende” de automóveis e dos seus respectivos donos. Estou no terceiro Jetta, gli agora e lhe (11 anos de Jetta) e lhe afirmo que foi e é o melhor carro que já tive a felicidade de possuir. Zero problema de manutenção, espaço interno e porta mala muito maior que qualquer corola, Civic, BMW ou Mercedes.

Avatar
Edu 14 de maio de 2022

Você já teve bmw? Civic? Corola? Já tive o Jetta, depois eu mudei, nunca mais compro Jetta… tive por 5 anos…

Só ver o que significa o nome Volkswagen e vai entender…

Avatar
Paulo 7 de setembro de 2022

Otario

Avatar
Nunca 22 de outubro de 2022

Otário²

Avatar
Vini Bertolino 13 de maio de 2022

Jetta é o melhor carro q existe, desculpe a concorrência, façam teste drive e se surpreenderão. DSG não dá problemas, todos os itens de manutenção colocados, são de praxe de qualquer manual…. essa pesquisa foi muito bem paga por algum concorrente invejoso…. civic, etc que tomam pau na estrada do Jetta.. Segurança nota máxima no Jetta, freio nas 4 rodas… conforto absurdo, não há outro carro no Brasil que ande como ele…. o preço como você comentou, é absurdo mas está na média, então qual o problema com este carro???????

Avatar
Carlos 13 de maio de 2022

Amigo, tenho um 2019 e já encomendei o meu novo 2022, sinceramente acredito que deve ser questão de gosto, quem gosta de sedãs como nós, e com motor potente e não quer pagar 100 mil a mais por uma bm 320 que não anda igual, com certeza é a melhor opção de mercado, tive suv e voltei para o sedã por gostar de mais esportividade, pois suv é um carro bom para família com filhos pequenos, o que não é o nosso caso. Abraço.

Avatar
Assis Paulo 5 de junho de 2022

Bom galera eu tenho um Jetta Highline 2017 (adquirir em 2018), e atualmente está 60.000 km. Não é um carro qualquer, quem possui ou possuiu um sabe disso. Não existe nenhum da categoria igual ao Jetta, e até alguns considerados de categoria um pouco acima perdem de longe. Anda demais, é confortável, possui estabilidade e é lindo. Mas concordo em alguns pontos, o acabamento interno deveria ser bem melhor (é de baixo astral e a qualidade do material não é das melhores), além disso a traseira do GLI 2023 parece de um Voyage e nas duas ponteira das saídas de escapamento poderiam ter caprichado bem mais (na minha opinião poderiam ter colocado com bordas inox). O preço infelizmente está muito salgado considerando-se tratar-se de um sedan médio. Mas ainda assim, estou propenso em adquirir o Novo Jetta GLI 2023. Agora infelizmente alguns comerciais possuem caráter manipulador que não se configura em objeto da verdade, é pura mentira.

Avatar
CVT NUNCA 15 de agosto de 2022

Depois que você usa um DSG Dupla embreagem, não quer mais saber de outro. CVT perto do DSG é uma piada.

Avatar
Dorival Ivo Cipriani 12 de maio de 2022

Eu também concordo que e muito dinheiro para um Jetta, que não se tem uma certeza se vai continuar na linha.

Avatar
Zé Clovis 12 de maio de 2022

Infelizmente você perdeu a oportunidade de ficar calado …Simples assim!.

Avatar
João 12 de maio de 2022

Será que os críticos do Jetta já teve um? Ou experimetaram o que ele oferece? Ou ainda, sentiram o motor dificilmente comparado com os demais? Estou com o segundo Jetta e terei o próximo quando puder.

Avatar
BB 12 de maio de 2022

Top. Muito top

Avatar
Tamo junto 15 de agosto de 2022

Também estou no segundo e na fila de espera do GLI. Pode matéria tendenciosa escrita por quem nunca teve um, que nem mexe com minhas convicções. Homem de Deus! Achei que m,eu Jetta iria demorar, então fui “iludido” fazer o teste drive num Corolla, afinal é o que mais vende, mas não teve jeito. Antes de dobrar a primeira esquina eu voltei para a concessionária e fui embora decepcionado. O tal de CVT é horrível perto do DSG.

Avatar
Alex 12 de maio de 2022

Que lixo de matéria, o cara comprada do preço de carro ZERO com carro USADO!!! MULA!!!! Tenho certeza que ele nunca deve ter entrado em um GLI.

Avatar
BB 15 de maio de 2022

Top. Muito top

Avatar
Guilherme Silva 12 de maio de 2022

Pobres “brasileiros”, o carro é importado do méximo a 598mil pesos mexicanos o que equivale a 150mil reais, mas no Brasil, terra dos trouxas, a Volkswagen te faz pagar 40% a mais, deixando-o a 216mil reais kkkkkk.
O pior é que do méxico para o Brasil, NÃO HÁ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, o que prova ser responsabilidade da própria marca esse preço abusivíssimo, sem contar que nossa moeda vale mais que o peso mexicano.
Resultado = Brasileiro é trouxa, fazendo graça atoa pra Volkswagen, em todos os sentidos, pagando em um lata velha com motor turbo 2.0, um valor ultrafaturado de um carro premium muito mais superior.

Avatar
Sergio 30 de julho de 2022

Tem o frete, seguro e taxas aduaneiras.

Avatar
Guilherme Silva 12 de maio de 2022

Pobres idiotas “brasileiros”, o carro é importado do méximo a 598mil pesos mexicanos o que equivale a 150mil reais, mas no Brasil, terra dos trouxas, a Volkswagen te faz pagar 40% a mais, deixando-o a 216mil reais kkkkkk.
O pior é que do méxico para o Brasil, NÃO HÁ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, o que prova ser responsabilidade da própria marca esse preço abusivíssimo, sem contar que nossa moeda vale mais que o peso mexicano.
Resultado = Brasileiro é trouxa, fazendo graça atoa pra Volkswagen, em todos os sentidos, pagando em um lata velha com motor turbo 2.0, um valor ultrafaturado de um carro premium muito mais superior.

Avatar
Anomymous 2 de junho de 2022

Compra uma bicicleta, alem de ser mal educado, nao sabe o que fala….

Avatar
Filipe 11 de maio de 2022

Esse cara só falou asneira , meu Deus!

Avatar
Osmar 10 de maio de 2022

Diante de tantas comparações sem nexo e conclusões piores ainda, fica difícil acreditar na isenção desse jornalista.

Avatar
Danilo 9 de maio de 2022

Está versão não tem defeito crônico no dsg, está propagando fake news

Avatar
Gustavo 9 de maio de 2022

Revisão 6 ° 5 k ? Tá loko numa revisão

Avatar
Ulisses Silva 9 de maio de 2022

Só concordo com a questão do acabamento, meio simplório, principalmente no painel de portas traseiro. Mas, não deixaria de comprar esse belo sedan esportivo por conta disso. Agora, um “pretenso” jornalista especializado em automóveis, comparar um veículo zero km com um usado, só com a métrica “preço” é muita inépcia. E o que dizer da comparação com o Compass então? Carros com propostas totalmente distintas. E isso lá seria motivo para não comprar? Além do quê, dizer que a manutenção é cara, para um carro desse naipe, tendo 3 revisões (mesmo básicas), grátis, é de cair o rego da bunda. Seria falta de pautas?

Avatar
Carlos 13 de maio de 2022

Concordo em tudo, e outra coisa, uma bm 320 vc gasta no mínimo 2500 a cada 10.000km com revisões, além de pagar 100.000,00 a mais de arrancada e andar menos, outra coisa e se sair de linha? Olha um golf GTi que não está em linha, o preço de mercado? Quem gosta de esportivos é uma ótima opção.

Avatar
Cris 9 de maio de 2022

Texto muito mal fundamentado. Claramente o jornalista não está acompanhando o mercado automotivo nos últimos 2 anos quando diz q o potencial de desvalorização é alto. Além de ser ridículo de um lado criticar o custo de manutenção e de outro recomendar a compra de um BMW 2018, q tem custo muito mais alto.

Avatar
Douglas 9 de maio de 2022

Comparar um sedã com um SUV só pode estar de sacanagem né? Quem quer sedã não vai querer Jeep Compass meu amigo. Outra coisa, até compra a BMW mas o mecânico não vem junto! E ai você fala de manutenções, as 3 primeiras do Jetta são de graça ou você não sabe? Quer comparar o preço com as manutenções da BMW?

Avatar
Moises 9 de maio de 2022

Meu Deus do céu quanta informação errada! Dsg não é doideira pra manter não, carros com dsg já existem no Brasil em massa (vide jetta tsi desde 2011, gti, tiguan, novo fusca, passat…) uns 5 anos atrás era realmente difícil achar oficinas que fazem a manutenção fora da css mas agora já é tranquilo! E que diabos é um 325i 2018 eing? A BMW não produz 325i desde geração e90! É caro pra manter? Sim, mas é um carro de performance anda lado a lado (ou até mais) com a 328i (que é o modelo que eu acredito que vc quis dizer, sr Miragaya) é um valor razoável! E não compre pq vai sair de linha? Eu digo é ao contrario: compre antes de sair de linha uma bela máquina dessas!

Avatar
BB 12 de maio de 2022

Perfeitamente! Doidera pura dor de cotovelo. Sensação em movimento. Top.

Avatar
BB 15 de maio de 2022

Loucura muito top

Avatar
Tony Pacheco 9 de maio de 2022

Comprei um Jetta TSi 0 km em 2012, ainda com 200 HP e mesmo já tendo dirigido BMW antes desta compra, nunca senti tanto prazer. Agora, concordo com o articulista: muito provavelmente a VW não manterá este carro em linha no Brasil. É pra quem tem dinheiro pra ter uma pick-up para o trabalho e o Jetta para as horas de diversão. Classe média que na concessionária comprando já está pensando na revenda, saia fora. Não é carro pra “ganhar” dinheiro na revenda.

Avatar
José Carlos da Santos 7 de maio de 2022

Preços fora da realidade do alcance do poder aquisitivo do brasileiro médio estende-se também aos usados. O Jetta 1.4 250 fora de linha tinha acabamento e plataforma melhores que o Virtus com o mesmo motor. E este patina nas vendas. Que pena. O sedã médio Corolla com 177 cavalos reina absoluto na categoria, já ultrapassado pela modinha de SUV com o mesmo nome do Corolla acrescido de ‘Cross’, porém mais pelado que o sedã. A Vw exagera na política de preços, mas qual montadora não o faz?

Avatar
Filipe 10 de maio de 2022

Maior enganação a venda da Volkswagen, tinha o sonho de ter um Jetta. As concessionárias ñ tem i carro em estoque e vendem com preço em média 10 mil reais mais caro que o sugerido de 217k.
Na venda do meu carro que tem meses de uso e é comercializado a 160k querem pagar 110, só um trouxa para fazer negócio com essa montadora lixo. Liguei para mais de 5 concessionárias e todas com a mesma política.
Nunca tive Volkswagen e simplesmente percebi que a marca quer taxar os compradores de ovários com os preços abusivos.

Avatar
Deixe um comentário