VW up! 2021 cumpre a lei, mas coloca quinto ocupante em perigo

“Me engana que eu gosto”, pois, na prática, a linha 2021 o subcompacto vai levar o quinto passageiro sem cinto

vw up 2021 xtreme vermelho de frente
Modelo não terá longa sobrevida no mercado brasileiro e fabricante economizou no cinto de segurança central traseiro (Volkswagen | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/12/2020 às 15h47
Atualizado em 28/12/2020 às 11h32

A legislação brasileira passou a exigir cintos de três pontos para todos os passageiros nos carros fabricados a partir de 2020. O VW up! foi homologado na Europa para quatro ocupantes, mas para cinco no Brasil.

Apesar de o VW up! ser o melhor subcompacto produzido no Brasil, não terá uma longa sobrevida no nosso mercado. A Volkswagen, espertamente, mudou a homologação do carro para quatro passageiros. E se esquivou de qualquer ilegalidade pespegando no centro do encosto do banco traseiro uma ridícula etiqueta avisando ser proibido se assentar ali.

VEJA TAMBÉM:

Ela sabe que a determinação jamais será cumprida, mas cabe ao motorista fazer cumprir a nova homologação que só permite levar quatro pessoas.

No “release” divulgado pela fábrica para comunicar o modelo 2021 do up!, que chega agora nas concessionárias (por R$ 59.990), veja o trecho em que a VW explica a “maracutaia”:

“Agora, o modelo produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté, interior de São Paulo, passa a transportar até quatro ocupantes, todos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo totalmente a legislação vigente.”

vw up 2021 banco traseiro acomoda somente dois adultos
Aviso no centro do banco traseiro transfere para o motorista a responsabilidade de cumprir a legislação

Para cumprir – a rigor  – a “legislação vigente”, o correto seria a fábrica investir num cinto de três pontos no centro do banco traseiro, o que não compensaria financeiramente pois o carro terá vida reduzida. Mas ela o fez no Gol, Voyage e Fox.

No frigir dos ovos:

1. Para cumprir a legislação que objetiva aumentar a segurança exigindo cintos de três pontos para os cinco passageiros, a Volkswagen fez o contrário: reduziu a segurança eliminando o cinto de dois pontos que havia no centro do banco traseiro;

2. Ao substituir o cinto por uma etiqueta, ela ainda reduziu seu custo, mas deixa o passageiro do centro do banco sem a proteção do cinto que existia até os modelos produzidos em 2019;

3. É óbvio, e a fábrica sabe que os usuários do novo VW up!, homologado agora para quatro passageiros, não deixarão de levar o quinto em função da ridícula etiqueta;

4. A fábrica transferiu para o motorista a responsabilidade de cumprir a legislação. Mas ele, por sua vez, sabe que poderá transgredi-la pois nenhum policial vai parar o vw up! com cinco passageiros só para conferir o ano de fabricação. (até 2019 era permitido)

5 . Se o up! 2021 foi homologado para quatro passageiros, a VW tinha a obrigação moral de desenvolver um novo banco traseiro que não permitisse o terceiro ocupante. O que custaria mais do que investir no cinto de três pontos. Então, a tortuosa solução foi a etiqueta.

VW up! 2021 só é vendido em uma versão

A partir de agora, na linha 2021, o VW up! passa a ser vendido em versão única: a Xtreme TSI. O enxugamento da gama, aliás, é outro sinal de que o modelo dá os últimos suspiros no mercado brasileiro. Essa configuração é sempre equipada com o motor 1.0 de três cilindros turbo, com injeção direta, capaz de render 105 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina, além de 16,8 kgfm de torque com ambos os combustíveis.

O VW up! 2021 traz, de série, direção elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, computador de bordo, chave tipo canivete com comando remoto, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som e travas, vidros dianteiros e retrovisores elétricos.

Fotos: Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
22 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Miguel 31 de dezembro de 2020

Tive o up! TSi 2018 … Vendie e comprei o ONIX TURBO 2020 ; mas motor do up! ainda hoje tenho saudades

Avatar
Eduardo Diniz 31 de dezembro de 2020

VW surpreende cada vez mais para o pior. Carro feio e pobre desse custando a partir de 60 paus? E ainda não pode 3 pessoas no banco de trás, onde até um Chevete permite? Nem de graça teria esse carro.

Avatar
cleriston rabelo dos santos 29 de dezembro de 2020

É o cumulo do ridiculo né, idiota é quem compra essa m….. e a VW mais umas vez faz piada com o brasileiro.
E quem, ta defendendo o UP são as pessoas que acham que esse é o melhor carro do mundo, não duvido que seja bom, porem não vale nem de longe o que custa e é feio pra cacete!

Avatar
Alves 27 de dezembro de 2020

O problema eh que vao tentar instalar o cinto do meio, mas o guarda numa blitz vai saber, pois no documento do veiculo consta capacidade maxima para 4 passageiros, infelizmente.

Avatar
Tony 27 de dezembro de 2020

Ridículo esse texto! Desde quando o motorista médio brasileiro respeita a legislação? Ora, a coisa mais comum que existe são carros circulando com lotação acima da permitida.
Não há como uma montadora construir um produto que impeça o usuário de infringir a lei. Aliás, se um indivíduo precisa de algum tipo de tutela para respeitar a lei, esse indivíduo nem deveria ter acesso a meios de infringi-la visto que é incapaz de tomar decisões sensatas sozinho.

Avatar
Fillipe Marcolino 26 de dezembro de 2020

Se o carro foi homologado pra 4 pessoas então só podem quatro. É o mesmo de falar que num carro homologado pra 5 se apertar um pouquinho caberão mais pessoas. Tá errado e ponto. Se quiser um carro pra 5 ocupantes compra um mobi ou um kwid e segue a vida.

Avatar
Fernando B 28 de dezembro de 2020

A questão é que o UP por 6 anos seguidos foi homologado pra 5 pessoas, de repente vira 4, só que o espaço do quinto ocupante ainda está lá

Avatar
Rodrigo Otávio Aragão MARTINIANO Ferreira 26 de dezembro de 2020

Eu tenho um Voyage modelo 2014, HIGHLINE, completíssimo, com rodas de 16”, faróis de milha e de neblina, inclusive um na traseira (um ‘olho-de-gato / outro led), capaz de marcar (embora seja irreal) 220 km/h ‘no ponteiro’, mas frágil, ultra frágil, conforme soe ser a linha Gol.
JÁ MEU up! NÃO TEM NADA DE FRÁGIL!
Ao contrário, ele é monolítico, inclusive no abrir-e-fechar das portas.
Além disto, o up! foi capaz de fazer 19,1 km/l com etanol.
O CARRO QUE DEVERIA SAIR DE LINHA, PORQUNTO AGORA EXISTE A PLATAFORMA DO up!, SERIA O GOL E SUA FAMÍLIA ARCAICA.
A VW sempre dá um passo à frente e dois atrás!
Ora vejam!
Parece sina, parece com o Füher!

Avatar
Helvio Silva 25 de dezembro de 2020

A VW só errou com o Up desde o início. Aumentou demais o preço e o mercado deixou de comprar o modelo, indo para a concorrência. Nunca houve uma ação de venda ou desconto. Matou o próprio modelo. O carro é Ótimo, a política foi a pior que já vi. O modelo agoniza nas vendas, e essa retirada do cinto é a última pá de cal.

Avatar
Eduardo Jeronimo da Silva 25 de dezembro de 2020

Vai ser mais um caso semelhante à Strada e Saveiro cabine estendida, que sabemos que muita gente levava passageiros na extensão da cabine, e hoje em dia ainda vendem-se aqueles bancos feitos sob medida, então… mas estava pensando, acredito ser fácil soldar o ponto de fixação do cinto abdominal do Up, inclusive deve ter ficado a marcação do ponto lá, enfim… o brasileiro é especialista em dar jeitinho em tudo.

Avatar
Simone Borchert Paiva 25 de dezembro de 2020

Para início de conversa, não existe comparativo entre UP! E Mobi no quesito espaço interno, quem tem um up sabe disso muito bem… O potinho como o chamamos é espaçoso, potente, um carro com uma pegada jovem.
Só troco o meu UP por outro dele, assim como só troco meu Onix por outro onix. Fato

Avatar
Jonathas 25 de dezembro de 2020

Alguém já viu o tamanho do túnel central do UP, é uma divisória, na prática só cabem quatro pessoas mesmo. A realidade é que brasileiro é trouxa e os gringos vendem desde sempre cinco lugares neste tipo de carro, que cabem só quatro, como UP, kwid e Mobi.

Avatar
Eduardo Teixeira Kull 24 de dezembro de 2020

Na Europa, carros do tamanho de Up! e Mobi são carros PARA QUATRO PASSAGEIROS, como de fato cabem de forma razoável neles. Creio ser o mesmo no japão com seus mini carros. Podem colocar quinto encosto de cabeça, cinto se segurança, mas o fato é que é um carro PARA QUATRO PESSOAS, NO MÁXIMO. Se não inventarem de levar cinco pessoas, não tem problema. SIMPLES! O problema éa invencionice da transformar um carro para algo para o que ele não tem capacidade. Hoje vi um Cobalt com SETE pessoas, com cinco atrás, duas no colo daqueles que estavam nas pontas. Tem chance de isso não dar merd@ num acidente? Carro homologado para quatro, leva quatro. Se precisa de mais espaço, considere outro modelo.

Avatar
Alberto Abreu 24 de dezembro de 2020

Ah, segundo a lei da metafísica, corroborada ao ético, a interferência da lua sob o efeito astrofísico, é possível ser ou não ser, eis a questão…

Avatar
Alberto Abreu 24 de dezembro de 2020

Ah, segundo a lei da metafísica, corroborada ao ético, a interferência da lua sob o efeito astrofísico, é possível se ou não ser, eis a questão…

Avatar
Alberto Abreu 24 de dezembro de 2020

É o amoooooooor….sic

Avatar
Lucas 24 de dezembro de 2020

Se a prática é não seguir a lei, a culpa e da marca?

Avatar
luiz 24 de dezembro de 2020

Fiquei curioso. Na Europa ele eh homologado SOMENTE PARA 4 PESSOAS , entao como eh o banco traseiro ??? Obviamente tbem nao tem cindo para um 5o passageiro e o q mais ??? Tem pregos entre os bancos para ninguem sentar ????

Avatar
Felipe Carvalho 24 de dezembro de 2020

Na Europa o UP tem entre-eixos menor, inclusive o vidro da porta traseira não desce. Com isso, o banco é mais estreito, praticamente entre as caixas de rodas traseiras. É similar ao nosso Ford Ka de primeira geração, que só levava dois no banco traseiro.

Avatar
antonio 24 de dezembro de 2020

A VW deu um tiro no pé! Com isso está queimando a marca, como montadora que toma decisões antieticas. Perdeu muitos clientes no mundo inteiro com a fraude das emissões, anos atrás. Agora no Brasil, vem com essa atitude. Para economizar uns trocos, queima a imagem junto ao Publico consumidor.
Eu, por exemplo estava me enamorando por um Nivus, agora estou repensando, talvez optarei por um Tracker.

Avatar
Airplane 24 de dezembro de 2020

Como assim: “coloca quinto ocupante em perigo” ?
Não é para ter o quinto ocupante pois é só para quatro !

Avatar
Fernando B 24 de dezembro de 2020

Na prática não funciona exatamente assim.

Avatar
Deixe um comentário