Virtus conversível do Lula: VW dá a receita da transformação

O conversível feito para a cerimônia com o presidente da república passou por várias mudanças e traz até motor mais potente

volkswagen virtus conversivel lula azul biscay frente parado
Montadora diz que o trabalho não foi apenas picotar o sedã (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/02/2024 às 12h02

A Volkswagen realizou uma cerimônia para celebrar seus novos investimentos no Brasil, contando com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Ele desfilou pela fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em um Virtus conversível.

Esse é o quarto conversível que a montadora alemã faz no Brasil para esse tipo de evento com governantes. No passado houveram Fusca, Polo Sedan e Fox modificados.

VEJA TAMBÉM:

A Volkswagen contou como fez o Virtus conversível do Lula, que agora faz parte de seu acervo na Garagem VW. O serviço não ficou apenas em cortar o teto, cerca de 30 pessoas das áreas de Desenvolvimento do Produto e da área de Qualidade trabalharam no projeto por seis semanas.

O Virtus que serviu de base para o conversível de Lula foi um Highline na cor Azul Biscay. Dentre as modificações está o motor 1.4 TSI do Exclusive no lugar do 1.0 TSI de três cilindros.

As rodas de 18 polegadas também vieram do topo de linha, assim como o acabamento do interior na cor preta. Os bancos dianteiro receberam os apoios de cabeça menores do assento traseiro, para permitir a barra onde os passageiros se apoiam quando estão de pé.

A remoção do teto e das colunas B, C e D do Virtus conversível trazem uma perda na rigidez torsional. Para compensar isso, a VW reforçou outras partes. O assoalho também foi modificado, o que obrigou a fazer um tanque de combustível menor.

Modificações forma feitas em detalhes pequenos, como o banco traseiro redesenhado, fechamento das portas e no gerenciamento eletrônico do carro. O que não foi feito é uma capota, já que o carro será usado apenas em eventos especiais.

O VW Virtus conversível usado por Lula ficará exposto no acervo da marca junto do Polo Sedan e do Fox conversíveis usados pelo presidente. Os Fuscas usados por JK e Itamar Franco não foram preservados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 6 de fevereiro de 2024

Governo destinando bilhões para as montadoras ,tá tudo ótimo , Senhor lobby Lula ,esse conhece.A que ponto chegamos um presidente condenado em 3 instâncias ,bilhões foram desviados e devolvidos ,repito devolvidos ,fato . Dinheiro rodando ,o dinheiro nao é dele aí é fácil .Volkswagen 🤮

Avatar
Anderson 6 de fevereiro de 2024

Claro que para os fins que se propõe o carro está ok, um breve desfile indoor, mas para debater o estilo, conversível de 4 portas é muito feio né…. Se fossem para projetar um conversível para venda, como foi o Eos, teriam que refazer a estrutura toda do carro e deixá-lo com 2 portas. Mas para a utilidade que este serviu, está ótimo

Avatar
Deixe um comentário