‘Mini-Batmóvel’ elétrico é o carro mais rápido em tradicional evento inglês

Conduzido pelo ex piloto de Fórmula 1 Max Chilton, o McMurtry Spéirling de mais de 1000 cv detém novo recorde de tempo na subida em Goodwood

mcmurtry speirling goodwood hill
McMurtry Spéirling pega 1000 kg e tem mais de 1000 cv (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 27/06/2022 às 14h45
Atualizado em 27/06/2022 às 16h41

A subida de Goodwood ganhou um novo recordista em 2022. O elétrico McMurtry Spéirling, que tem o design de um “mini-batmóvel” completou a subida da ladeira em 39,09 segundos, quebrando o recorde que pertencia ao Volkswagen ID-R desde 2019. O fato aconteceu no tradicional festival inglês de Goodwood, que ocorre anualmente.

O Speirling é a criação de uma startup britânica-irlandesa que se propôs a construir um carro poderoso e leve que pudesse ser conduzido na pista e nas ruas. Para isso, uma versão legal do carro que foi apresentado em Goodwood está em andamento.

VEJA TAMBÉM:

O mini batmóvel pesa menos de 1000 kg e tem mais de 1000cv de potência, originados de seus motores elétricos duplos. Mas a performance também está muito ligada à aerodinâmica do veículo.

Para se ter uma ideia, mais que o dobro do peso do Speirling é produzido em downforce, sem depender do fluxo de ar sobre o carro, graças às duas ventoinhas dentro do chassi. Além disso, o carro elétrico traz, é claro, um aerofólio traseiro que também ajuda na aerodinâmica.

Além de potente, o exemplar da McMurtry é “compacto” o que aumenta ainda mais a sensação de velocidade. São de 3,5 metros de comprimento, 1,7 metro de largura e 1,1 metro de altura e uma velocidade máxima limitada a 241 km/h devido à configuração da caixa de câmbio, que é dedicada a subida de colinas.

Max Chilton, ex-piloto de Fórmula 1, foi o responsável por percorrer o traçado de Goodwood em tempo recorde, desbancando em 0,82 segundos o ID-R da VW.

O festival de Goodwood postou um vídeo da façanha em seu canal oficial no Youtube. Veja como foi:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário