Aditivo no óleo do motor? Nenhum!

Chegou a hora de trocar o óleo do motor e o mecânico oferece aditivos para adicionar ao líquido; Mas cuidado, essa mistura não faz muito bem

Aditivo e óleo não combinam
Aditivo e óleo não combinam (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
13 de maio de 2022 21:02

Uma das questões mais frequentes que chegam na nossa redação é dos motoristas indecisos em relação ao aditivo a ser colocado no óleo do motor, tantas são as ofertas, explicações e controvérsias sobre o assunto.

Chegou a hora de trocar óleo, lá vem a sugestão da oficina: “Coloque este aditivo, doutor. Vai aumentar a vida do seu motor”. “Madame, coloque este daqui, pois reduz o consumo, aumenta o desempenho” e outras do gênero…

Pois a resposta para essa questão é a mais simples possível: o aditivo que se recomenda para o óleo do motor é nenhum!

Por um simples e indiscutível motivo: o óleo sugerido pela fábrica, que está lá no manual, já vem com toda aditivação necessária para sua máxima eficiência e durabilidade. O resto é pi-ca-re-ta-gem.

VEJA TAMBÉM:

E o que é pior, alguns aditivos podem reagir quimicamente com os aditivos que já vieram no óleo original e até danificar ou reduzir a vida útil do motor.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Laerte de Souza 16 de maio de 2022

Não é bem assim…. até os fabricantes de óleo para motor oferecem aditivos que podem trazer benefícios.

Avatar
Deixe um comentário