Água para radiador é coisa do passado; saiba aqui o que deve ser usado

Água de torneira deve ser usada apenas para lavar o carro; o líquido do radiador é um composto feito especificamente para o sistema de refrigeração

Por Boris Feldman27/04/20 às 06h15

Ouvinte pergunta se pode usar água de torneira ou se prejudica o carro? Sim, pode, mas para lavar o carro! E o ouvinte deu a entender que ele está usando água de torneira para completar o radiador – ou o sistema de refrigeração.

Hoje não se completa mais com água: se completa com o líquido de refrigeração que é metade água metade um aditivo chamado etilenoglicol.

Então água do radiador é coisa do passado, hoje é líquido de refrigeração. Que, de preferência, deve ser comprado pronto no frasco no posto, na concessionária ou na loja e que já vem na proporção correta e entre água e aditivo.

E é com ele que se completa, hoje, o radiador ou o sistema de refrigeração. Água? Só se usa hoje emergencialmente, não de torneira, mas, pelo menos, filtrada!

Aditivo etilenoglicol e mais um tipo de água para radiador sendo colocado no sistema de refrigeração do carro
Deve ser usado o aditivo etilenoglicol no sistema de refrigeração do carro (Foto Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Edson Narcizo 29 de abril de 2020

    O pior ainda é o posto completar com o motor quente, com água clorada…

  • Avatar
    Luis Carlos 29 de abril de 2020

    Bom dia tenho um Fiat palio 2011 O carro estava usando água filtrada no radiador! Existe algum risco de trocar água do radiador pelo aditivo etilenoglicol?, pois o carro não usava aditivo no sistema de arrefecimento a muito tempo! Como posso fazer para voltar a usar o aditivo no sistema de arrefecimento sem dar problemas futuros no motor! Obrigado

    • Avatar
      REGINALDO 26 de julho de 2020

      LUIZ CARLOS É MELHOR VC CONTINUAR USANDO SÓ ÁGUA FILTRADA OU DESMINERALIZADA POIS DEVIDO O ANO DO SEU CARRO O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DEVE ESTAR COM PONTOS DE CORROSÃO ISSO É NORMAL COM A ÁGUA PURA ELE SE MANTEM PODE DAR VAZAMENTO SIM DEVIDO A CORROSÃO E SE VC FIZER A LIMPEZA PARA COLOCAR O ADITIVO CERTAMENTE O ADITIVO VAI COMER A FERRUGEM E SEU SISTEMA IRÁ VAZAR EM POUCOS DIAS. ‘EXPERIENCIA PRÓPRIA’

Avatar
Deixe um comentário