Ar-condicionado: ele pode ser acionado a 100 km/h?

Volta e meia o ar-condicionado do carro é 'alvo' dos boatos sem noção que envolvem o mundo automotivo. Afinal, pode acioná-lo a 100 km/h?

ar condicionado shutterstock 641799625
Motorista acionando o sistema de ar-condicionado do carro (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/04/2020 às 08h30
Atualizado em 22/09/2020 às 20h28

Internet é uma boa fonte de notícias e informações, mas também de ‘besteirois’ e fake news. E o assunto automóvel é alvo predileto dessa turma. A última besteira que aconteceu é o cuidado que se deve tomar ao ligar o ar-condicionado com o carro em elevadas velocidades, 90 km/h, 100 km/h.

Isso porque, no passado quando ainda não existia a central eletrônica que sincroniza todos os equipamentos do carro, acionar o ar-condicionado com o motor em elevadas rotações poderia dar um tranco e danificar o compressor do sistema.

Porém atualmente a central eletrônica evita esse tranco, pois “prepara” o compressor para ser acionado com o motor em alto giro. E então por isso o ar pode ser acionado hoje com qualquer que seja a velocidade do automóvel.

Sistema de ar-condicionado do carro em funcionamento
Cuidado com as fake news quando o assunto é uso do automóvel (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário