Amarok: óleo no buraco errado…

Bujão que esgota óleo motor e o que esgota óleo do câmbio ficam muito próximos na Volkswagen Amarok e confundia os mecânicos

Por Boris Feldman 23/06/21 às 07h32
Mecânicos retiravam óleo do câmbio achando que estavam esgotando o óleo do motor da Amarok
Mecânicos retiravam óleo do câmbio achando que estavam esgotando o óleo do motor da Amarok (Foto: Volkswagen | Divulgação)

O último número da revista Quatro Rodas traz uma matéria interessante sobre um mecânico de Goiânia, chamado Tiago, que se tornou famoso por ser um dos maiores especialistas do Brasil na picape Volkswagen Amarok.

Ele conta histórias curiosas, inclusive de deslizes cometidos por outras oficinas que acabam chegando na dele para reparo (do mal feito…). Um destes, que eu achei particularmente interessante, é a história do bujão que esgota o óleo do motor: o problema é que fica muito próximo do que esgota o óleo do câmbio. E provoca confusões homéricas.

VEJA TAMBÉM:

“Tem mecânico – diz o Tiago – que abre o bujão do câmbio achando que está esgotando o óleo do motor. E aí coloca outros sete litros de óleo no motor, além dos sete litros do óleo velho. Um excesso tão grande que vai óleo para todo lado. E que pode até provocar aceleração espontânea do motor.  Além de deixar o câmbio sem um pingo do lubrificante..

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carolino 26 de junho de 2021

E necessario trocar o okeo de cambio da amarok mmesmo tenho uma 2014 aut cim 22 mil nunca troquei

Avatar
Silvio Cesar Novoa Amendola 26 de junho de 2021

Minha AMAROK esta indo óleo do motor para o turbo, causando muita fumaça no cano de descarga.

Avatar
Teles 28 de junho de 2021

Isso é normal na Amarok e em carros turbos de uma forma geral…com o passar do tempo isso ocorre mesmo, por isso prefiro motor aspirado….no caso da amarok tem que ter cuidado pra junta do cabeçote não pegar fogo também !!!!

Avatar
Geovane Areia Franca 26 de junho de 2021

Cara eu não tô acreditando que alguém seja capaz de ser tão retardado a ponto de abril um bujão de dreno de óleo de câmbio e achar que é o do motor , óleo de câmbio tem coloração e viscosidade diferente do q vai no cárter do motor , até mesmo um iniciante em mecânica consegui identificar a diferença , alem do que esse cidadão não confere se o nível do lubrificante tá correndo após fazer a troca não

Avatar
James 26 de junho de 2021

A Amarok é mesmo a força da inteligência, por isso tem que ser feita a manutenção em mecânicos inteligentes!

Avatar
Wilson 25 de junho de 2021

Trabalho com troca de óleo, é muito bom ler esses comentários a gente vai aprendendo cada vez mais

Avatar
ALESSANDRO MACIEL MACHADO 24 de junho de 2021

Isso não dá para chamar de mecânico . Se chama retardado que não sabe diferenciar os carter . Faço manutenção em Amarok e é um ótimo carro não troco por outra camionete.

Avatar
Juca 28 de junho de 2021

Vc fala isso até o dia em que a junta do cabeçote pegar fogo…ai eu quero ver vc repetir isso…cuidado tem muitos vídeos no youtube sobre esse problema da amarok…

Avatar
Aparecida Rodrigues da Silva 23 de junho de 2021

Acabei de comprar uma Amarok 2011. Estou preocupada

Avatar
Jerri 24 de junho de 2021

Boa noite ,temos uma 2011 compramos 114000 km e hoje tá com 325000 +ou- só anda excelente a camionete

Avatar
Magdiel 28 de junho de 2021

E um excelente veículo até começar a quebrar. Eu tive uma só tive paz quando vendi. Essas 2011 são problema viu

Avatar
Jonas Carraro 28 de junho de 2021

Até que enfim alguem falou a verdade sobre a amarok….to tive paz quando vendi kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Avatar
Alcides Antônio Aranda 23 de junho de 2021

Mecânico?
Um mecânico que não sabe diferenciar um óleo de motor e de câmbio, esse nem quebra chave é, não passa de um retardado, analfabeto em mecânica, eu teria vergonha se alguém me chamasse de mecânico.
Por isso que tem que levar em pessoas capacitadas.

Avatar
Chris 23 de junho de 2021

Pelo jeito de falar, tem uma amarok.. kkkkk

Avatar
Alcides Antônio Aranda 24 de junho de 2021

Tenho.
Na garantia levo na agência, acabou a garantia levo na oficina especializada onde tem profissional capacitado e não mecânico quebra chave.
Isso serve para todos os carros.

Avatar
Fe 23 de junho de 2021

Pois é…. Os engenheiros que fizeram tanta “Força da inteligência” para desenvolver essa pick-up esqueceram de alguns detalhes….. técnicos.

Avatar
Ney Pedra 24 de junho de 2021

Mas sempre é assim, esquecem alguns detalhes importantes.

Avatar
Deixe um comentário