Aquaplanagem: só reza ….

Existem diversos fatores que fazem o fenômeno da aquaplanagem acontecer enquanto o motorista dirige sob a chuva. Veja aqui como evitá-lo:

carro sob chuva trecho alagado aquaplanagem
Cuidado ao passar por um trecho alagado ou dirigir sob chuva constante... (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
06 de janeiro de 2021 07:30

Eu já comentei o perigo da aquaplanagem, quando o carro na estrada, em velocidades mais elevadas, encontra um trecho ligeiramente alagado e os pneus decolam. Ou seja, passam a deslizar ou “esquiar” sobre a lâmina d’água.

Neste caso perdem o contato com o asfalto e não há o que fazer: as rodas não obedecem ao acelerador, freio nem volante. Só mesmo rezar…

Porém, existem fatores que influenciam este fenômeno: por exemplo, quanto mais largo o pneu, maior a possibilidade dela acontecer e maior cuidado ao volante.

O segundo fator é a velocidade: uma aquaplanagem que acontece a 100 km/h ou 110 km/h, provavelmente não iria ocorrer a 80 km/h ou 90 km/h. Outra coisa: os sulcos dos pneus: quanto mais profundos, maior a possibilidade de afastarem a água entre eles e o asfalto, evitando a aquaplanagem.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antoninho Francisco 6 de janeiro de 2021

Já aconteceu comigo, velocidade não muito alta (estava abaixo de 80 Km/h)… a culpa foi dos pneus: estavam passando da hora de trocar! rsrsrs

Avatar
Deixe um comentário