Licenciamento vencido pode deixar de dar multa durante pandemia

Caso a proposta que tramita na Câmara dos Deputados seja aceita, recolhimento do veículo também não será punição cabível

mcjr policia rodoviaria intensifica fiscalizacao estradas 06032015003
Além da mudança na fiscalização, projeto propõe o parcelamento da taxa (Foto: PRF | Divulgação)
Por AutoPapo
06 de janeiro de 2021 10:20
Com Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 5345/20 quer permitir, durante a vigência do estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus, o trânsito de veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque que apresente o Certificado de Licenciamento Anual de 2019. Multa e medidas administrativas decorrentes de licenciamento vencido seriam suspensas.

LEIA MAIS

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados estabelece que a medida terá caráter excepcional e temporário, já que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina multa e recolhimento caso o licenciamento do veículo esteja vencido.

“Sob nenhum aspecto importará em perdão ou abstenção à cobrança de licenciamento anual, multas ou taxas”, diz o autor do projeto, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP). Trata-se, segundo ele, de assegurar a liberdade de ir e vir e o direito ao trabalho na pandemia.

Possíveis consequências do atraso

Não pagar o licenciamento no prazo estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Parcelamento da taxa de Licenciamento

Segundo o projeto, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) garantir o parcelamento do licenciamento 2020 e eventuais anuidades subsequentes, multas e demais taxas associadas em, no mínimo, 12 meses, para fins de regularização do titular.

Como pagar o Licenciamento vencido

A taxa de Licenciamento pode ser paga de três formas. São elas:

  • pela internet;
  • em caixas eletrônicos; e
  • em agências dos bancos credenciados.

Para emitir um novo boleto – visto que, no geral, o tributo aparece junto com as parcelas do IPVA e só pode ser pago até a data estipulada – é necessário acessar a página do Detran de seu estado.

Tanto para pagar a Taxa de Licenciamento quanto para emitir um novo boleto é preciso ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel em questão.

O valor da Taxa de Licenciamento 2021 – base e corrigido – varia de estado para estado.

12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fábio 6 de setembro de 2021

Olha isso virou uma maluquice. Todo ano eu pagava o licenciamento adiantado com desconto junto com o IPVA, mas esse ano não estava liberado. Resultado?! Esqueci e tive que pagar o licenciamento com atraso. O problema é que continuei rodando com o carro durante esse período. Consultei o site do Detran e não consta nenhuma multa de trânsito para minha placa, só tinha multa pelo atraso do próprio licenciamento, mas parece que algumas leis na pandemia alteraram o processo de multas de trânsito. Então agora não sei o que vai acontecer. Não fui parado em nenhuma blitz será que os radares me multaram?

Avatar
Roberto 3 de setembro de 2021

E pessoal lamentavel pagamos tantos impostos pois nada que adiquirimos e nosso todos este funcinarios sao pagos com nosso dinheiro e quando fasemos algum questionamentos estamos desacatando eles mas ninguem ve o descaso conosco. Nos teriamos que nos unir e mudar esta lei para um atendimento em tdos orgaos publicos mais eficiente e humanitario.

Avatar
Solange 30 de agosto de 2021

Realmente durante esse caos que estamos vivendo, ainda temos esse monte de cobranças absurdas.
Fui parada numa Blitz. Consegui pagar o licenciamento antes de colocarem o carro no retoque. Mesmo assim fui multada e ganhei 7 pontos. Numa cidade em que tem mais buracos do que nao sei o quê.

Avatar
Robertino Da Mata Junior 13 de agosto de 2021

Imprecionante a má vontade dos funcionários do Detran de São Paulo já solicitei o desbloqueio do meu veículo categoria aluguel dws 0974 a mais de 60 dias sendo q o prazo estipulado seria de 10 dias e até agora não foi feito o desbloqueio mesmo com todas as taxas pagas agora estou rodando com licenciamento atrasado devido a má vontade do Detran de São Paulo lamentável pois dependo do veículo para trabalhar

Avatar
ALAN BORGES CARNEIRO 1 de setembro de 2021

Boa tarde amigo!
Estou na mesma situação…vc tomou alguma multa dos radares fotográficos e principalmente dos corredores de ônibus por não estar licenciado ?

Avatar
Robertino Da Mata Junior 1 de setembro de 2021

Nem sei amigão graças a Deus até agora não chegou nenhuma e tomara q não chegue tive q recorrer ao despachante e engraçado q o despachante resolveu o problema de um dia para o outro é a velha máfia né pagou resolveu

Avatar
ROSEMAR 23 de julho de 2021

Esse valor do licenciamento é um absurdo, combustível bem caro, estradas com buracos e ainda pagamos pedágios. Não sei se levam o carro… o que é um absurdo também, pois o carro é nosso e se quiser cobrar cobre na justiça.

Avatar
Sérgio Hebling 5 de julho de 2021

Deixe de comer ou comprar remédios.
Mas não deixe de pagar o licenciamento e o IPVA visto que o último vencido pode ir para a dívida ativa e vc não consegue pagar o licenciamento se o IPVA não for acertado. Demora 5 dias para a liberação.
Mínimo 8/9 dias de pátio mais guincho.
Pode contar pelo menos $1.500,00 de despesas além da multa 293,00 e os 7 pontos na carteira. Não trafegue com os débitos vencidos. É a maior fria….

Avatar
Aless 25 de junho de 2021

Multa por licenciamento atrasado, até é compreensível, mas pontos na carteira???? Qual infração de trânsito foi cometida, considerando os pontos serem instrumento de educação no trânsito e diretamente relacionados à condução do veículo, é absurdo além da multa, o atraso no licenciamento gerar pontos na carteira.

Avatar
Teresa 8 de junho de 2021

Poxa veio uma multa de r$ 880 pra eu pegar. Alegando que eu estava em velocidade acima do permitido. Como recorrer ? Onde vou como faço?

Avatar
Leonardo 26 de maio de 2021

Consegui imprimir boleto do ipva deste ano, agora licenciamento vencido não dá. A única coisa que vc consegue é consultar o débito, agora gerar boleto não.

Avatar
Leonardo 26 de maio de 2021

Perdao esqueci de especificar.
Estou dizendo sobre pagar acessando o site da Detran.

Avatar
Deixe um comentário