Licenciamento vencido pode deixar de dar multa durante pandemia

Caso a proposta que tramita na Câmara dos Deputados seja aceita, recolhimento do veículo também não será punição cabível

Por AutoPapo 06/01/21 às 10h20
Com Agência Câmara de Notícias
mcjr policia rodoviaria intensifica fiscalizacao estradas 06032015003
Além da mudança na fiscalização, projeto propõe o parcelamento da taxa (Foto: PRF | Divulgação)

O Projeto de Lei 5345/20 quer permitir, durante a vigência do estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus, o trânsito de veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque que apresente o Certificado de Licenciamento Anual de 2019. Multa e medidas administrativas decorrentes de licenciamento vencido seriam suspensas.

LEIA MAIS

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados estabelece que a medida terá caráter excepcional e temporário, já que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina multa e recolhimento caso o licenciamento do veículo esteja vencido.

“Sob nenhum aspecto importará em perdão ou abstenção à cobrança de licenciamento anual, multas ou taxas”, diz o autor do projeto, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP). Trata-se, segundo ele, de assegurar a liberdade de ir e vir e o direito ao trabalho na pandemia.

Possíveis consequências do atraso

Não pagar o licenciamento no prazo estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Parcelamento da taxa de Licenciamento

Segundo o projeto, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) garantir o parcelamento do licenciamento 2020 e eventuais anuidades subsequentes, multas e demais taxas associadas em, no mínimo, 12 meses, para fins de regularização do titular.

Como pagar o Licenciamento vencido

A taxa de Licenciamento pode ser paga de três formas. São elas:

  • pela internet;
  • em caixas eletrônicos; e
  • em agências dos bancos credenciados.

Para emitir um novo boleto – visto que, no geral, o tributo aparece junto com as parcelas do IPVA e só pode ser pago até a data estipulada – é necessário acessar a página do Detran de seu estado.

Tanto para pagar a Taxa de Licenciamento quanto para emitir um novo boleto é preciso ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel em questão.

O valor da Taxa de Licenciamento 2021 – base e corrigido – varia de estado para estado.

6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ROSEMAR 23 de julho de 2021

Esse valor do licenciamento é um absurdo, combustível bem caro, estradas com buracos e ainda pagamos pedágios. Não sei se levam o carro… o que é um absurdo também, pois o carro é nosso e se quiser cobrar cobre na justiça.

Avatar
Sérgio Hebling 5 de julho de 2021

Deixe de comer ou comprar remédios.
Mas não deixe de pagar o licenciamento e o IPVA visto que o último vencido pode ir para a dívida ativa e vc não consegue pagar o licenciamento se o IPVA não for acertado. Demora 5 dias para a liberação.
Mínimo 8/9 dias de pátio mais guincho.
Pode contar pelo menos $1.500,00 de despesas além da multa 293,00 e os 7 pontos na carteira. Não trafegue com os débitos vencidos. É a maior fria….

Avatar
Aless 25 de junho de 2021

Multa por licenciamento atrasado, até é compreensível, mas pontos na carteira???? Qual infração de trânsito foi cometida, considerando os pontos serem instrumento de educação no trânsito e diretamente relacionados à condução do veículo, é absurdo além da multa, o atraso no licenciamento gerar pontos na carteira.

Avatar
Teresa 8 de junho de 2021

Poxa veio uma multa de r$ 880 pra eu pegar. Alegando que eu estava em velocidade acima do permitido. Como recorrer ? Onde vou como faço?

Avatar
Leonardo 26 de maio de 2021

Consegui imprimir boleto do ipva deste ano, agora licenciamento vencido não dá. A única coisa que vc consegue é consultar o débito, agora gerar boleto não.

Avatar
Leonardo 26 de maio de 2021

Perdao esqueci de especificar.
Estou dizendo sobre pagar acessando o site da Detran.

Avatar
Deixe um comentário