Como se afere a velocidade real do carro?

O ponteiro do velocímetro no painel indica a velocidade do carro com 100% de precisão? Pode-se confiar totalmente nele? Eu explico aqui:

velocimetro
Velocímetro no painel indica com 100% de precisão? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
05 de janeiro de 2021 21:31

A eletrônica trouxe novidades no automóvel sob todos os aspectos, inclusive a possibilidade de se conferir a indicação de velocidade do carro no painel, no velocímetro. Como se sabe (ou se deveria…), a precisão do velocímetro não é de 100%.

A tolerância pode chegar a 4% ou 5% e, quando o ponteiro indica 100 km/h, pode ser que o carro esteja a uma velocidade pouco inferior a 96 km/h ou 97 km/h, por exemplo.

O que sempre exigiu se aferir com aparelhos bastante sofisticados. A eletrônica simplificou a operação: o GPS, além de outras funções, indica também qual é a velocidade do automóvel. E, se as indicações do GPS e do velocímetro não coincidirem, a real do automóvel é a indicada pelo GPS.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Abc 6 de janeiro de 2021

Que matéria mal escrita. Saí sem saber mais do que quando entrei.

Avatar
Jorge Nicolau 6 de janeiro de 2021

Há relatos de proprietários de Renegade e Toro Flex que a diferença entre a velocidade indicada pelo velocímetro e a indicada pelo GPS beira os 15%. Aparentemente a Fiat optou por turbinar o velocímetro ao invés do motor. Provavelmente fizeram isso para os proprietários terem uma sensação de que o carro não é tão modorrento quanto na realidade é.

Avatar
Deixe um comentário