Aquaplanagem: é possível evitar?

A aquaplanagem fica é comum nos períodos chuvosos e isso tira o sono de muitos motoristas. Afinal, o que deve ser feito para evitá-la?

Andar em velocidades mais baixas ajuda a evitar a aquaplanagem
Andar em velocidades mais baixas ajuda a evitar a aquaplanagem (Foto: Pixabay)
Por Boris Feldman
06 de dezembro de 2021 21:32

Comentei aqui recentemente sobre o perigo da aquaplanagem, quando o automóvel “esquia”, desliza sobre uma lâmina de água no asfalto e deixa o motorista sem controle e inútil tentar qualquer manobra, pois os pneus não estão em contato com o piso. Nada muda pisar no freio e no acelerador. Nem virar o volante.

O único conselho para essa situação é “rezar”. Mas alguns ouvintes perguntam se é possível evitar a aquaplanagem. E a “reza”…

Sim, é possível evitá-la: a única recomendação é reduzir a velocidade. Pois o carro só passa a deslizar sobre essa lâmina de água se estiver em alta velocidade, acima de 80 km/h, 90 km/h.

VEJA TAMBÉM:

E outra recomendação é, quanto mais largos e menos profundos os sulcos (nem precisam estar “carecas”) dos pneus, mais provável a aquaplanagem que, em geral, termina em acidente.

É imprevisível a forma como as rodas vão voltar para o asfalto: em geral o carro não está em linha reta e sai da pista.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Averaldo Augusto dos Santos 7 de dezembro de 2021

Boa noite Bóris a respeito dos carros Flex no Brasil. Na minha opinião esses modelos de carros são Ivan porque nessa crise dos combustíveis vc ter um Flex não adianta em nada porque o álcool sobe de preço nas mesmas proporções sendo que teveria ter essa opção que muitas das vezes não vejo mais vantagem do álcool gostaria de sua opinião

Avatar
Pira-Ique 8 de dezembro de 2021

Para mim, o carro flex só serve para gastar mais combustível, porque só uso gasolina.

Avatar
strady varius 7 de dezembro de 2021

“acima de 80 km/h, 90 km/h”.
Essa velocidade vale também para os carros leves?

Avatar
Deixe um comentário