Automático pega no tranco?

Muitas pessoas ainda dizem que dá para fazer o carro automático pegar no tranco caso a bateria pife, mas isso não é verdade. Entenda o motivo

Se a bateria do carro automático pifar, tentar faze-lo pegar no tranco não é a solução
Se a bateria do carro automático pifar, tentar faze-lo pegar no tranco não é a solução (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
27 de agosto de 2021 21:32

Por incrível que pareça, ainda tem até hoje “especialista” no setor explicando como se faz um carro com câmbio automático pegar “no tranco”…

Não tem jeito: se pifa a bateria destes carros, não tem jeito de fazê-los pegar no tranco. Esse recurso só é possível no carro com câmbio manual, pedindo alguém para empurrar ou jogá-lo ladeira abaixo.

Se a bateria do automático arriar, das duas uma: ou se faz uma chupeta puxando corrente de outra bateria, ou se substitui a que pifou. Sabe por quê?

VEJA TAMBÉM:

No carro com câmbio automático, entre a caixa de marchas e o motor tem o conversor de torque, como se fosse a embreagem do carro com câmbio manual. Esse conversor só funciona com o motor ligado. Então, desligado,  o conversor de torque também não funciona. Como se estivesse com a embreagem acionada no carro com câmbio manual. Ou seja, impossível acionar o motor…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrgo ferrari lafaete arkiba 2 de setembro de 2021

E o pessoal aqui adora uma chupeta kkk eu muito raramente fazia uma ponte com cabos dimencionados corretamente com conectores modelo alicate banhados a ouro para dar mais fluites na corrente continua da bateria auxilhar e sai com meu carrinho de situações incovenientes (e tenho dito )

Avatar
andreia severiano 30 de agosto de 2021

Uma dúvida, uma vez judiei meu aut numa descida, estava numa situação de emergencia e forcei ele, desliguei o motor e deixei na “banguela” mas morrendo de medo, pois nao havia outra saída… Meu entendimento com essa matéria é que não fez diferença, correto? alguem pra me sanar a dúvida? meu medo na hora foi quanto à transmissão

Avatar
Polvo 31 de agosto de 2021

Depende, vc disse que desligou e deixou ele na “banguela”, mas tentou dar a partida no tranco? Ou simplesmente continuou descendo com o motor desligado? Se for a segunda opção, não acredito que possa ter causado algum dano no seu câmbio, mas é muito perigoso fazer isso (andar na banguela e motor desligado), pois os freios podem não aguentar, além do mais, a pressão que precisa ser feita no pedal é muito maior.

Avatar
Koji 1 de setembro de 2021

Câmbios automáticos quando o carro é desligado automaticamente entra em N como se fosse o ponto morto. Para empurrar em trechos curtos não há problema.

Avatar
Alex Bellíssimo 2 de setembro de 2021

Não vejo problemas em ter desligado o carro e deixado descer na banguela. O que faz diferença é que sem funcionamento, o motor deixa de produzir vácuo para auxiliar no servo freio, deixando o freio somente hidráulico e consequentemente deixando o pedal mais duro para acionar os freios. Quanto a descer na banguela em ponto morto no cambio automático ( posição neutro) e motor em funcionamento ( que não foi o seu caso), o câmbio deixa de receber toda lubrificação necessária, podendo levar ao desgaste prematuro quando sempre utilizado nesta forma.

Avatar
Polvo 30 de agosto de 2021

É isso aí, Boris. Até carros com câmbio mecânico é difícil fazer pegar no tranco se a bateria estiver totalmente zerada. Já aconteceu comigo de a bateria zerar, a ponto de não conseguir nem pressurizar a bomba de combustível ao virar a chave, aí não pegava nem empurrando. Bastou fazer uma chupeta e já era.

Avatar
Sebastião Geraldo Alves 29 de agosto de 2021

Gostaria de saber se é normal manusear o câmbio automático, com o motor desligado?

Avatar
Jose Belmiro Floencio Filho 31 de agosto de 2021

Amigo pra vc manusear o cambio automatico e necessario pisar no pedal de freio para liberar a transmissao ,para isso tem q ligar a ingniçao ,o correto e com a ingniçao ligada ,nem tente fazer pode danificar a transmissao

Avatar
TIAGO JULIANO DA SILVA VIEIRA 28 de agosto de 2021

Eu quero

Avatar
Wagner Trombim 28 de agosto de 2021

Pois eu já fiz mais de uma vez um Idea dialógic pegar no tranco

Avatar
LionKing 28 de agosto de 2021

Automático com conversor de torque não é automatizado… Está confundindo.

Avatar
Wagner Trombim 29 de agosto de 2021

Blz

Avatar
Juca braun 29 de agosto de 2021

Estão falando de carro automático e não esse tal de Idea que nem carro não é

Avatar
Alberto 28 de agosto de 2021

Defasado.
Nenhuma novidade.

Avatar
boris 28 de agosto de 2021

Ainda tem veículos da imprensa divulgando essa asneira. E leitores me perguntando sobre o assunto.

Eu só quis ser elegante e não mencionei quem escreveu. Mas você não o foi, pelo contrário.

Avatar
Leandro de Oliveira Martins 29 de agosto de 2021

Mas vc não é o Boris da matéria. Que presunção é essa, garoto? 😂😂

Avatar
Deixe um comentário