Baixa octanagem: conversa ‘prá boi dormir’

As mentiras das concessionarias não param: agora começam a dizer que o problema está na gasolina e não em um defeito do motor

bomba gasolina abastecendo portal
A octanagem da gasolina no Brasil se compara a Super vendida na Europa (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
09 de junho de 2022 20:15

Quando as oficinas das concessionárias, ou independentes, não têm mais o que inventar para justificar algum problema no seu motor, a desculpa é o combustível, gasolina ou diesel que devem ter sido adulterados.

Adulterado coisa nenhuma: ele foi analisado em um laboratório?

VEJA TAMBÉM:

Comentei aqui de um mecânico brasileiro que tem oficina também nos Estados Unidos e lá, com uma ótima gasolina, os motores dos carrões importados apresentam os mesmos problemas. Nada a ver com combustível.

Outra conversa “para boi dormir” é a octanagem da gasolina. A desculpa – furada – é que o motor está com problema porque a gasolina tem baixa octanagem.

Não aceite essa desculpa sem nenhum embasamento técnico por dois motivos:

  • Nossa gasolina, mesmo a comum, tem uma elevada octanagem que se compara à do tipo super, na Europa.
  • A central eletrônica ajusta o motor automaticamente para funcionar com qualquer gasolina comercializada no Brasil. Ele pode perder rendimento, mas  nenhum dano nem dificuldade de funcionamento em consequência da octanagem.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando shimizu 12 de junho de 2022

Nunca vi tanta besteira junto…nossa gasolina de alguns postos possuem todo o tempo de solvente como adulteração…queimam injetores.bomba.e deixam ootor avariado

Avatar
Deixe um comentário