Barulho ao ligar o motor de manhã: o que pode ser?

Pode ser batida de pino? Pré-ignição? Combustão irregular? Esclareço a dúvida de um leitor que relatou um barulho no motor de seu carro

Por Boris Feldman12/05/20 às 20h30

Um leitor do AutoPapo faz uma pergunta curiosa, pois ele diz ter visto a nossa explicação a respeito de detonação e pré-ignição. Que são, ambas, combustões irregulares do motor. E disse também que a detonação é aquele fenômeno que produz um barulho ‘toc toc toc’ no motor, que se chama batida de pino.

Porém, o problema mais grave, que não faz esse barulho, é a pré-ignição, que derrete o pistão e o seu saldo bancário. E leitor do AutoPapo diz que ouve esse barulho ‘toc toc toc’ só quando ele liga o motor de manhã, durante alguns segundos, e depois desaparece.

Então aparentemente esse ‘toc toc toc’ do seu motor não é batida de pino e nem uma combustão irregular, tipo detonação ou pré-ignição. Esse barulhinho de alguns segundos, quando se liga o motor, pode pedir ao mecânico para verificar suas válvulas, porque é de lá que ele está vindo.

barulho no motor ao ligar o carro pode ser problemas nas válvulas
Às vezes não é nem pré-ignição e detonação. Pode ser problema nas válvulas (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    OSMANE ALMEIDA 13 de maio de 2020

    Bom dia, acordei com essa matéria e tive problemas com um C4 lounge turbo lindo por sinal, barulho espaçador a frio pela manhã um toc toc forte que a css tratava como um barulho normal, era comum nós THP antes de 2014. Enfim a PSA nunca fez recall e e nunca admitiu o problema. Eu sempre quis descobrir o que era aquele horrível barulho. Vlw

Avatar
Deixe um comentário