Barulho na suspensão: nacional é melhor que importado

Leitor do AutoPapo reclamou que a suspensão do seu carro importado parece "pior" que de seu veículo nacional; Está certo isso?

Suspensão de carro nacional é "especial" para enfrentar as vias brasileiras
Suspensão de carro nacional é "especial" para enfrentar as vias brasileiras (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/05/2022 às 07h32

Pois é, tem muito dono de carro importado que o leva na oficina da concessionária para reclamar de um barulho na suspensão quando passa em um buraco ou quebra-molas, e tem que ouvir do gerente da oficina que “infelizmente esse barulho é uma característica do carro.”

O leitor que levantou a questão é dono de dois carros da marca Volkswagen, um Tiguan e um T-Cross. E comentou que o Tiguan, muito mais caro, faz o barulho. Ao contrário do T-Cross que não o faz. Como explicar?

Certamente o Volkswagen nacional (T-Cross) foi projetado no Brasil para receber um amortecedor com um dispositivo chamado “stop hidráulico”, que suaviza estas pancadas (num buraco ou quebra-molas) quando a suspensão chega no fim do curso. Em cima (lombada) ou embaixo (buraco).

VEJA TAMBÉM:

Como quase nenhum importado não tem a suspensão projetada para enfrentar esses “obstáculos brasileiros”, por incrível que possa parecer, esta “pancada” de final de curso é bem mais suave nos automóveis projetados pela engenharia brasileira.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cláudio Mendes 25 de maio de 2022

Sobre o Passat sedã, 2018/2019 com 15mil km, já levei várias vezes na concessionária e o barulho na suspensão dianteira é insuportável, ou seja, não tem solução !!

Avatar
Diego 24 de maio de 2022

Mas de modo geral, a suspensão da VW é bem fraquinha! Bate seco, durabilidade dos componentes não é lá grandes coisas! Tenho 2 VW em casa! Fox tem problemas crônicos em buchas e bieletas. Virtus até agora OK. Nesse quesito, os Fiats mandam bem melhor!

Avatar
Mauro do Carmo 24 de maio de 2022

Tenho Tiguan. O barulho que vem da suspensão é na BIELETA. Ao que consta, esta peça foi aprimorada pela VW e, uma vez trocada (eu troquei), o problema fica solucionado de vez. Se o carro estiver na garantia, a concessionária troca sem custos.
Já o curso da suspensão realmente é curto, e aí não tem jeito … tem que passar devagar em lombadas etc.
Valeu.

Avatar
Deixe um comentário