Óleo do motor: quem “põe a mão no fogo”?

Cliente ficou bravo porque concessionária não quis dar a garantia após ele trocar o óleo do motor em oficina especializada; E ela está errada?

Trocar o óleo do motor fora das oficinas da concessionária resulta em perda da garantia
Trocar o óleo do motor fora das oficinas da concessionária resulta em perda da garantia (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
23 de maio de 2022 21:32

Leitor – indignado – reclama que a concessionária onde levou o carro para revisão obrigatória condenou a substituição do óleo do motor feita em uma dessas especializadas em troca de óleo. Ele levou  – inclusive – a nota fiscal para comprovar que o óleo utilizado foi exatamente o recomendado pela fábrica no manual do proprietário.


Mas a oficina das concessionárias afirmou que seu carro tinha perdido a garantia de fábrica, pois não se admite nem a troca de óleo, nem de nenhum outro componente fora da rede autorizada.

VEJA TAMBÉM:

Neste caso, a concessionária está correta, pois nem a fábrica e nem ela podem assumir a responsabilidade de garantir um carro que teve algum componente (ou o óleo do motor) substituídos em uma empresa independente. A nota fiscal pode até mencionar o óleo correto, mas não se pode “por a mão no fogo” pela honestidade desta outra empresa. E se for um produto falsificado? Ou fora das especificações do fabricante?

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Betto 195 29 de maio de 2022

Quando o brasileiro começar a bater o pé e parar de aceitar ser enganado, essas empresas vão começar a respeitar um pouco mais. Não basta a exploração do preço dos carros, ainda querem esfolar o consumidor vendendo peças caríssimas com argumentos sem pé nem cabeça.

Avatar
ADJAIR BERTOCHI 25 de maio de 2022

QUEM ME GARANTE QUE O OLEO USADO NAS TROCAS, VEM A GRANEL E EMBALANGENS DE 200 LITROS, SEM CONTAR O QUE O GILSON DISSE AI EM CIMA, QUE O MEU CARRO TBM FOI COMPLETADO A AGUA DO SISTEMA DE RESFRIAMENTO, COM DE TORNEIRA, QUANDO DEVERIA SER DESMINERALIZADA. ME AJUDA AI, SO NO NOSSO.

Avatar
Gilson Peixoto 24 de maio de 2022

Muita hipocrisia por parte das concessionária, isso é venda casada, só para conhecimento, levei um veículo para revisão dentro da concessionária e acompanhei toda a revisão dos mecânicos,. Vi um despreparo total, uma vez que foi completado o nível de água do sistema de arrefecimento com água de torneira, quando questionei a qualidade dessa é que fiquei sabendo, todos sabemos que a água deve ser desmineralizada coisa que não foi feita. Outro detalhe foi fazer um orçamento de revisão dentro da concessionária sem falar que o veículo estava na garantia, me passaram um orçamento bem abaixo, quando falei que era revisão de garantia o valor foi mais caro, moral da estória cobram por um carimbo no manual do proprietário.

Avatar
jo 23 de maio de 2022

As concessionários deitam e rolam no BR. Em outros países (e.g USA) nem se arriscam a pensar nisso.

Avatar
Waslon 24 de maio de 2022

Eu acompanho o canal do Scotty Kilmer e, pelo jeito, as concessionárias nos EUA são bem malandras.

Avatar
Deixe um comentário