Bateria é alérgica ao frio?

A bateria do carro definitivamente não se da muito bem com temperaturas mais baixas. Entenda porque isso acontece

O frio é ruim para a bateria do seu veículo
O frio é ruim para a bateria do seu veículo (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/06/2021 às 14h00

Nos dias mais frios é hora de tirar o agasalho do armário, acender a lareira e trocar a bateria do carro, que é alérgica ao frio. Sem dúvida, o inverno tem duas festas: a junina e a das lojas de baterias. Primeiro porque a reação química dentro dela, que produz a energia elétrica, fica prejudicada nas temperaturas mais baixas.

Em segundo lugar, porque o motor exige mais da bateria, pois na baixa temperatura é mais difícil a vaporização do combustível. E no caso do etanol, é quase impossível.

VEJA TAMBÉM:

Finalmente, a temperatura baixa influi também na viscosidade, na densidade do óleo e fica mais difícil do motor começar a girar, exigindo ainda mais corrente da potência da bateria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jose 11 de junho de 2021

Tava pensando nisso aqui. Meu carrim fez dois anos, e as baterias não costumam durar mais que isso. Acho q desse inverno não passa

Avatar
Rodrigo 14 de junho de 2021

Já aqui, um Up 2016 (adquirido em Jul/2015) e um 208 Griffe 2015 (adquirido em Maio/2015), ambos com 8 anos, ou quase no caso do Up, seguem com as baterias originais… Toc toc toc…batendo na madeira…kkk
Up. com 63,000 e 208 com 9,300 km’s rodados.

Avatar
Rodrigo 14 de junho de 2021

CORRIGINDO = 6 ANOS

Avatar
Deixe um comentário