Bateria veicular no inverno: além do tombo, o coice…

Períodos frios fazem a alegria dos donos de lojas de bateria, pois por ser "alérgico" ao frio costuma dar defeito e deixar o motorista na mão

bateria carro inverno portal
Bateria veicular e frio não combinam! (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
30 de junho de 2022 21:32

Dizem que nessa época de inverno e de temperaturas mais baixas a bateria veicular sofre, além do tombo, o coice. Por que se diz isso?

O tombo é porque o motor exige muito mais da bateria para pegar nas manhãs mais frias, porque o óleo fica mais viscoso (mais grosso) e exige uma energia maior do motor de arranque, para funcionar, devido ao maior atrito.

VEJA TAMBÉM:

Além disso, o combustível tem também maior dificuldade para se transformar do estado líquido para o gasoso, condição necessária para que ele seja queimado.

Então estes dois problemas dificultam o motor de pegar nos dias mais frios. Esse é o tombo. E o coice?

Nos dias mais frios, justamente quando se solicita mais da bateria veicular, a baixa temperatura dificulta também a reação química que fornece a energia elétrica….

Não é mera coincidência tantas baterias pifarem no inverno.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário