Batida de pino causa danos no pistão do motor do carro?

Batida de pino, ou detonação, provoca buraco na cabeça do pistão do motor do carro? Esclareço aqui a dúvida de um leitor do AutoPapo

Por Boris Feldman15/04/20 às 06h15

Diz um leitor do AutoPapo que o motor travou, e ele levou o carro rebocado para a oficina. E lá o mecânico abriu o motor, chamou o ouvinte para ver e mostrou um pistão com um buraco na cabeça. E ainda ‘puxou a orelha’ do nosso ouvinte, e disse: “o senhor não estava ouvindo um barulhinho de detonação, de batida de pino, um toc toc toc toda vez que o senhor acelerava?”

“Por que é que o senhor não trouxe imediatamente o carro aqui na oficina para a gente descobrir o por que dessa batida de pino e tentar evitar esse rombo que o senhor fez no motor?” Pois então meu caro leitor do AutoPapo: volte na oficina e puxe a orelha do seu mecânico!

Porque detonação ou batida de pino não provoca buraco na cabeça do pistão. O que faz esse estrago é uma outra combustão irregular, chamada pré-ignição. Ela não faz barulho e é quase impossível de evitar tão rápida que é.

motor do carro com detalhe do pistão - que não é afetado pela batida de pino
Pistão do motor não é afetado pela tão falada batida de pino (foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário