Bombom de Licor? “Teje preso”!

Bebida e direção definitivamente não combinam e, por isso, a Lei Seca no Brasil tem tolerância zero e é uma das mais rigorosas do mundo

bafometro etilometro bombom licor portal
Lei seca no Brasil pune o condutor que tiver consumido qualquer quantidade de álcool (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
02 de junho de 2022 21:32

É claro que faz todo o sentido evitar motorista alcoolizado ao volante. Mas faz muito pouco sentido nossa “Lei Seca”.

Se o bafômetro, (“etilômetro”), tivesse apenas indicação de luz verde (não bebeu) ou luz vermelha (bebeu), então seria razoável penalizar qualquer motorista com qualquer volume de álcool ingerido, diante da impossibilidade de determinar seu real estado.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, estes aparelhos indicam com exatidão a quantidade de álcool ingerida. Então, o nosso Código de Trânsito era coerente e permitia até 6 dg de álcool por litro de sangue. Só seria considerado alcoolizado acima deste valor.

Assim como era nosso código, continua sendo na Alemanha, ou nos Estados Unidos: permitidos 5 dg/l por litro. Ou na Inglaterra: até 8 dg/l.

Mas no Brasil, a “Lei Seca” determina que não importa que o motorista tenha tomado uma taça de vinho, ou um copo de cerveja, ou se apreciou um inocente bombom de licor: em qualquer situação é considerado alcoolizado por essa inexplicável “tolerância zero”  e sofre as duras penas da lei.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
marco aunelio cunha 3 de junho de 2022

se cuidam de ze pilintra! ze pilintra levaram multas pesadas e perdem direito da carta

Avatar
Cadillata 3 de junho de 2022

Penso que os responsáveis por essa anomalia da justiça, deve-se ao fato de que a maioria dos responsáveis por essa tal de “Lei Seca” e de “Tolerância Zero”, são pessoas altamente capazes no que diz respeito ao que existe nas leis, mas inocentes na vida prática. Certamente, são pessoas que se “agarraram” aos livros desde cedo, estudaram tudo o que podiam e até o que não podiam e sabem tudo sobre leis, mas nunca conviveram com as pessoas ditas “comuns” e que são a maioria, para saber a realidade das coisas.
Quem não sabe que bares, salão de bailes, discotecas e afins estão repletos de motoristas bêbados que saem desses estabelecimentos a dirigir seus carros como se tudo pudesse e sem ser admoestado por ninguém? Aí um pobre miserável que come um bombom ou faz uso de um medicamento homeopático que contém um pouco de álcool é preso e sofre todos os rigores da lei.
O que falta, meus queridos, é fiscalização e mais nada, mas como dizem alguns: – Isso dá um trabalho…

Avatar
Deixe um comentário