Gasolina aditivada tira borra no motor do carro?

Um leitor do AutoPapo tem dúvidas sobre a capacidade da gasolina aditivada tirar borras no motor do carro. Sim? Não? Existe outro método?

motor carro aberto tampa valvulas limpo
Motor do carro aberto e limpo em detalhe (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/06/2020 às 21h31

Um leitor do AutoPapo diz que um amigo entendido de automóveis observou que o motor do seu carro deve estar com borra, devido a alguns sintomas que ele não relacionou, pois diz não entender nada de automóvel. E ele pergunta se “é possível fazer a limpeza dessa borra usando a gasolina aditivada?”

Pois já me ouviu falar aqui que os aditivos da gasolina limpam o interior do motor, mas não é bem por aí. Pois os aditivos da gasolina limpam o interior da parte alta do motor: a cabeça do pistão e a câmara de combustão.

Porém, jamais será capaz de limpar a borra que é formada pelo óleo lubrificante e fica depositada no fundo do cárter. Para removê-la, deve-se usar o engine flush ou motor flush, que se mistura no óleo usado antes de trocá-lo, conforme as instruções do fabricante.

Motor do carro aberto e limpo em detalhe
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Presiso de uma ajuda eu comprei um opel tigra 1.4 de 2004 levantem a tampa do olio e vi uma borra branca e nos tubos de respiradores 12 de fevereiro de 2021

Me ajude

Avatar
Jose luiz Giovanetti pinto 24 de junho de 2020

O aditivo de gasolina quando não é adulterado tem um efeito extremamente benéfico para o motor, pois ele acaba com os depósitos sedimentada na Câmara de combustão
Esta é a proposta do aditivo, ele não deve ter a função de acabar com os depósitos no cárter, aliás se você usa uma boa gasolina e um “bom” oleo lubrificante o filtro de oleo cumpre plenamente esta função.

Avatar
ENEIAS DE OLIVEIRA 24 de junho de 2020

Só uso gasolina aditivada no meus dois carros;
UP TSI 2016 e Versa unique 2016. Até hoje os escapamentos do UP com 140 mil rodados e Versa 128 mil sequer tem poeira no interior da saída do coletor. Os dois carros passaram por limpeza de bicos e corpo de borboleta e não havia nenhum resíduo que chamassem ATENÇÃO. Enfim vale cada centavo a mais pela gasolina aditivada shel ou BR

Avatar
Rodolfo 24 de junho de 2020

Eneias,
Com quantos quilômetros é recomendável fazer a limpeza do corpo de borboleta?

Avatar
Giovani Pimentel Ambrósio 7 de janeiro de 2021

Amigo pelo menos uma vez no mês sem desmontar limpar com Car80. Basta tirar a mangueira de ar e acelerando pulverizar sobre o tbi

Avatar
PAULO ROBERTO 23 de junho de 2020

A maior causa de borra no motor é quando ele fica muito tempo parado. Gasolina de baixa qualidade afeta os bicos e andar com óleo vencido prejudica a lubrificação. Engine Flush faz algum efeito se for pouca borra, agora se estiver com muita borra o óleo acaba não lubrificando as partes mais altas do motor e para tirar só levando num mecânico de confiança.

Avatar
Rodolfo 24 de junho de 2020

Paulo,
É justamente por isso que carro que fica muitos meses parado ou que roda pouco se deve trocar o óleo a cada 6 meses.

Avatar
Rodolfo 23 de junho de 2020

Flush eu tenho medo de fazer. Neste caso eu iria preferir mandar tirar o cárter e a tampa do comando de válvulas e limpar manualmente.
Meus carros nunca tiveram borra porque eu troco o óleo no prazo especificado no manual (uso severo no meu caso – 5000 km ou 6 meses) e uso combustível de qualidade… eu praticamente só abasteço no meu posto de confiança da bandeira Ipiranga.
Pois é sabido que combustível batizado degrada o óleo e forma a borra no motor.

Avatar
Deixe um comentário