Para que serve a tecla REST no ar-condicionado do carro?

O sistema de ar-condicionado cada vez tem mais funções e botões, dentre eles, o REST: explico qual a utilidade dela

Por Boris Feldman13/05/20 às 06h15

Entre as “teclinhas” de comando do equipamento de ar-condicionado dos automóveis, tem uma que pouca gente conhece por aqui, pois só mesmo em carros importados e raramente nos que vem para o Brasil. Quem a conhece, em geral, é motorista que dirige em outros países.

É a tecla que tem as letras REST, que não é obviamente nem restaurante, nem restinga nem nada disso. Este comando aciona um sistema para aquecimento do carro, aproveitando o calor existente no sistema de refrigeração depois que se desliga o motor.

Então essa tecla REST só funciona com a chave desligada e aciona um motor que faz circular a água quente pelo interior do carro. E que se desliga automaticamente quando a água esfria. É óbvio ser um equipamento desnecessário na maioria das regiões do Brasil.

Tecla REST no ar-condicionado do carro
Tecla REST aciona função que mantém carro aquecido após ele ser desligado (Foto Mercedes-Benz | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Brígida Fonseca 13 de maio de 2020

    Legal.
    Entretanto como vc bem falou, não tem quase serventia na maioria das cidades brasileiras.

Avatar
Deixe um comentário