Câmbio AKS: o melhor dos dois mundos

Documentos mostram que Ford está prestes a trazer algo parecido com o câmbio AKS, que equipa o veículo manual sem o pedal da embreagem

Ford produzir câmbio 'manual' sem embreagem
Ford produzir câmbio 'manual' sem embreagem (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
17 de fevereiro de 2022 21:32

Câmbio manual ou automático?

Nenhum dos dois: na minha opinião, a solução ideal foi o câmbio manual sem o pedal de embreagem. Como assim?

Ele já existiu em diversos modelos do passado. Aqui no Brasil, no Mercedes Classe A produzido em Juiz de Fora (AKS), no Palio Citymatic e no Corsa Auto Clutch.


O sistema funciona com um câmbio idêntico ao manual, com alavanca de mudanças e tudo.

Porém, sem o pedal da embreagem, pois tinha sensores que percebiam a hora que a embreagem deveria ser acionada e o fazia automaticamente. Então, o motorista passava as marchas com a alavanca, mas sem o incômodo de acionar a embreagem.

VEJA TAMBÉM:

Quem acabou de projetar e patentear um sistema semelhante foi a Ford nos Estados Unidos. Só não disse qual modelo vai receber esse câmbio, mas seria  um agradável retorno ao passado.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcellus Leitao 23 de fevereiro de 2022

Belíssima opção. O AKS é realmente sensacional

Avatar
Eduardo Henrique 22 de fevereiro de 2022

No passado brasileiro, os ditos carros citados que vieram com o sistema de câmbio manual sem o pedal de embreagem foram fracassos de vendas e mico de mercado! Se Ford está pensando em importar seus veículos pra cá com esse tal de sistema “AKS”, além dela já está com a imagem queimada no Brasil por ter pulado fora desse barco (Brasil) que está quase igual ao Titanic, vai afundar de vez a sua reputação.

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 21 de fevereiro de 2022

Minha humilde opinião: manual ou automático (pode ser até cvt) eu prefiro o de conversor de torque. Esse negócio de meio termo putz….inovação? Piada….

Avatar
Eduardo Henrique 22 de fevereiro de 2022

Mas o câmbio CVT nunca foi um meio termo. É um tipo de câmbio que foi projetado para gerar conforto e economia de combustível.

Avatar
Geraldo 22 de fevereiro de 2022

Sim, mas prefiro o q tem conversor de torque do q cvt. É ótimo cvt, é só questão de preferência. Eu não cvt meio termo. De abc.

Avatar
MARCELO PEREIRA DE ALBUQUERQUE 21 de fevereiro de 2022

Não comprem Ford, manutenção cara,vendeu a planta aqui no país deixou de gerar empregos foi aqui para o lado onde obteve todos os descontos e os brasileiros comprando 1 pagando 3….

Avatar
Jmazziero 21 de fevereiro de 2022

Para quem anda ou já andou de motocicleta. Devem se lembrar que o câmbio da Honda biz já é assim desde qdo lançou, pedal do câmbio para trocar marcha sem embreagem.

Avatar
Matheus 21 de fevereiro de 2022

Ou é manual ou é automático! Meio termo é = a lixo!!!

Avatar
Matambazol marcelino nairal 19 de fevereiro de 2022

Mas eu isso seria bem divertido pois eu gosto adrenalina Ford + 6velocidade+ ……qual seria a potência do carro?

Avatar
Luiz AG 18 de fevereiro de 2022

Engraçado que a DKW (Auto-Union hoje Audi) tinha esse sistema desde os anos 1950, de trocar a marcha sem pressionar a embreagem, conhecido como “roda-livre”. Só agora acham “viável”.

Avatar
Vicente 22 de fevereiro de 2022

Os inventores da DKW vieram do futuro, motor de 3 cilindros, uma bobina pra cada cilindro.

Avatar
Albert 22 de fevereiro de 2022

Tinha o Maverick 4 portas que também era Ford e também tinha câmbio sem embreagem, isso lá nos a os 70… Não vejo nada de inovação…

Avatar
Alexandre Martins Ferreira 23 de fevereiro de 2022

Nâo é roda livre. O sistema se chama Saxomat. Roda livre é uma alavanca que quando acionada deixava de tracionar. Era para evitar o engripamento do motor quando vc está por exemplo em uma serra reduzindo na marcha e o motor fica em alto giro e sem lubrificação suficiente de óleo 2 tempos. Descia na banguela como diziam!

Avatar
Antonio Pereira 18 de fevereiro de 2022

Ford + câmbio novo = PROBLEMAS

Avatar
Eduardo Henrique 22 de fevereiro de 2022

Vide o exemplo do Power “Shit” kkkkk.

Avatar
Deixe um comentário