Câmbio CVT: pontos positivos e negativos?

O câmbio CVT é um dos mais populares entre os automáticos no mercado brasileiro. Como ele funciona? Quantas marchas ele tem?

Por Boris Feldman 15/03/21 às 21h31
cambio automatico cvt shutterstock 1361792666
Saiba também Como funciona o câmbio automático do tipo CVT (Foto: Shutterstock)

O brasileiro acabou aderindo ao câmbio automático, mas ele existe em diversos sistemas. Entre eles, o chamado CVT. Porque ele não tem quatro, cinco, seis ou 10 marchas; ele tem infinitas marchas.

Por isso que ele chama CVT, ele vai variando continuamente a relação. E deixando sempre a caixa no ponto certo para aquela subida ou para aquela aceleração.

E muitos me perguntam se vale a pena o câmbio CVT…

E, na verdade, o CVT é uma ótima solução em termos de desempenho e consumo. Porém, tem sempre um porém, né?! Se o CVT vem acoplado a um motor de bom desempenho, nenhum problema.

Se o motor já é meio fraquinho para o carro, se deveria ter mais uns cavalinhos por causa do peso a ser empurrado, aí é preferível o câmbio manual ou automático tradicional, pois o CVT vai agravar ainda mais o problema de desempenho.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
48 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 5 de junho de 2021

Cvt nunca foi sinonimo de esportividade, vc nunca vai ver um esportivou de verdade equipado com isso,… Foi concebido para economia de combustivel pois os tradicionais com o classico conversor de torque de 4 e 6 marchas aumenta consideravelmente o consumo em relacao a caixa manual. Como eh modinha e todo mundo acha que o suprassumo da modernidade usar cambio automatico, ai lascou… Eu prefiro manual sem pestanejar. Os superesportivos por exemplo na grandes maioria usam automatizados, pq vc consegue esticar a rotacao e trocar quando vc achar que deve, sem a necessidade do terceiro pedal, o problema da ma fama que pegou no brasil foi culpa do powershit e trancologic e o easytranco que eram projetos ruins mesmo, sem volta… Agora comparar com automatizados dignos como os usados nos superesportivos… Nao tem como.

Avatar
CELSO DE BARROS GONCALVES FILHO 23 de março de 2021

O preço inviabiliza a utilização.
Vocês tem que olhar isto, tenho colegas diabéticos que pararam de usar pelo preço do botão, é totalmente fora da realidade brasileira.

Avatar
Luís Rinalti 23 de março de 2021

Tenho um Honda com câmbio CVT e estou muito satisfeito.
Em ultrapassagens que preciso de mais torque, utilizo o manual reduzindo a marcha e acelerando.
Não tenho encontrado dificuldades.
Esse procedimento causa algum problema?

Avatar
Márcio Barradas 23 de março de 2021

Tenho um Honda 2000 lxs 5 marchas cambio CVT a minha pergunta é a sequinte: quando se troca de 1°para 2° à 1500 rpm eu sinto um tranco pequena intensidade, mas da para sentir, quando a mesma troca se faz a 2 mil rpm não há solavanco , porque ocorre isso ???

Avatar
Marcelo da Silva Risso 23 de março de 2021

E isso mesmo tenho uma Captur 2019 ,1.6 CVT e ela sofre um pouquinho. Oque ajudou muito foi eu colocar um módulo para tirar o atraso do acelerador. 🤗🤗👍👍

Avatar
Valdenir 20 de julho de 2021

Colega, eu tenho um aparelho desse do meu antigo carro manual (Fox 1.6) e diga-se de passagem a diferença era gritante, estou com um Sentra ( CVT) estou pensando em por o aparelho nele mas não sei se vai ficar legal por ser automático, o seu ficou bom, não aumentou o consumo por ser automático???
No manual aumentou a autônomo.
Aguardo sua resposta, um abraço

Avatar
JOAO MANOEL PEREIRA 23 de março de 2021

Já tive um corolla 2015 câmbio cvt ótimo , só na arrancada mais acelerada que ele dava uma rateada mas a Toyota já resolveu o problema, hoje tenho um yaris XLS cvt , ótimo carro desempenho e economia ,na estrada anda bem,só aumenta o barulho do motor quando acelero mais forte, que é aceitável, ótimo câmbio para mim, não sou piloto de fórmula 1, o conforto me faz muito bem !

Avatar
Eddie 23 de março de 2021

Eu não recomendo CVT, inclusive o CVT que equipa os Corolla. Num CVT a tua dose de paciência tem que ser enorme em rodovias, chega a ser perigoso. De forma geral só recomendo câmbio automático quando vc realmente precisa, é uma fração dos consumidores que trafegam com frequência em metrópoles ou cidades com fluxo lento e engarrafado, de resto vc não precisa dum automatico. A manutenção dos cambios automáticos é cara, onde uma troca de fluido pode custar 1.000 a 1.200 reais. Se quebrar, e vai quebrar, pode preparar de 4 a 5 mil reais. Em suma, sempre um cambio manual se vc pode evitar o CVT principalmente, ou na pior das hipóteses vai de AT6. Câmbio automatizado só o DSG6, mas hoje só no Jetta Gli e Tiguan R.

Avatar
Joao Carlos Viana 23 de março de 2021

De câmbio vc não entende nada. A ponto de falar isso. Comparar um câmbio CVT por um outomotizado .

Avatar
EDIMAR OLIVEIRA FERNANDES 23 de março de 2021

Cvt e pecimo teve um honda civic ae mudei para gm cruzer 1.4 turbo ai sim um carro top economico e anda

Avatar
Ivan passareli mazzer 21 de março de 2021

Tenho uma lancer 2017 câmbio cvt com mudanças no volante uso os dois ou seja um quando quero acelerar troco as Machas no volante quando quero economia deixo no automático mas a lancer tem um belo motor que ajuda esse maravilhoso câmbio

Avatar
Eu e o CVT 21 de março de 2021

Bah tem coisas que já passaram do limite da vida útil, nesse caso é indicado aposentadoria, seja carro, câmbio ou qualquer ser animado…. terrível.

Avatar
Izaltino 20 de março de 2021

Boa tarde Boris, apesar de ser isso mesmo, precisaria ter um fator intrínseco da inércia relativa, sendo assim o câmbio manual atende em parte que está subdividida com o câmbio CVT, muito embora o câmbio mecânico atende em parte e faz a vez do câmbio CVT, embora eu prefiro o câmbio manual, mas certamente o CVT é melhor.

Avatar
Joao Carlos Viana 23 de março de 2021

Falou tudo!!!!

Avatar
Kleber Boudoux 20 de março de 2021

Já falei pra Nissan e questionário q me enviaram e disse que era muito bom muito econômico, mas não tinha toque.

Avatar
Marcos 21 de março de 2021

Exatamente a Toyota melhorou isso colocando uma engrenagem pra melhorar o torque.

Avatar
Janderson Douglas de Barros 17 de março de 2021

Hehehehe de longe parecia um artigo vazio de perto parecia que estava a kms de distância.
Até eu faria uma melhor pesquisa e entregaria um artigo com informações mais contundentes.

Avatar
Walter 16 de março de 2021

Esse e o problema: no manual só indica verificar e completar caso tenha necessidade.

Avatar
Sérgio Silva 16 de março de 2021

Ô Senhor Boris alguma coisa, me diz aí qual é o programa de rádio que vc participa, pra que eu não tenha o desprazer de ouvir.

Avatar
Sérgio Silva 16 de março de 2021

Mas que me**a hein.

Avatar
Natan Drake 16 de março de 2021

É sério que alguém recebe um salário para escrever tamanho NADA desse jeito?
Acho que irei me tornar um colunista, pois se é para realizar um trabalho desses poderíamos contratar maciços…pelo amor!!! Auto Papo, que porcaria vocês tem na cabeça para publicar tamanha porcaria com esse nível de mediocridade?

Avatar
Sidnei Denardi filipe 16 de março de 2021

kkk…

Avatar
Rodrigo Nóbrega 16 de março de 2021

Tem razão amigo!

Avatar
Flávio Gumerato 16 de março de 2021

Que isso??? Cadê a matéria??
Já acabou??

Avatar
Robert 16 de março de 2021

ainda dá tempo de apagar essa matéria tosca.

Avatar
Junior 16 de março de 2021

Não entendi🤔

Avatar
Jango Dias Rocha 16 de março de 2021

Bom dia à todos..
Amigos, se vcs não quiserem terem problemas com câmbio, comprem um carro com câmbio manual.

Avatar
Fabricio 16 de março de 2021

Kkkkkkk
Que Materia é essa “MERMÃO….????

Avatar
André da Mata 16 de março de 2021

Mas cadê os pontos negativos e positivos?? Que matéria horrível. Como publicaram isso???

Avatar
Joao Carlos Viana 23 de março de 2021

Esse é o episódio 1 da primeira temporada,logo vai sair o segundo e daí por diante, que matéria!!!!👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎
🤢🤢🤢

Avatar
Valdenio 16 de março de 2021

Falou que tem uma contra-indicacao, mas não explicou o porquê…

Avatar
Sérgio Lins da Silva 16 de março de 2021

Cvt é verdade mesmo ele é um melhor eu tenho um também

Avatar
Daniel 16 de março de 2021

A que ponto chegamos. 🤦🏻‍♂️

Avatar
Wilson Rocha 16 de março de 2021

Me sinto bem melhor agora com esta aula de Mecânica.

Avatar
Sidnei Denardi filipe 16 de março de 2021

kkk…

Avatar
PEdro Paulo 16 de março de 2021

Concordo com meus nobres colegas,
Apos essa grande materia virei PHD em CVT!!!!
Fala serio como deixam publicar uma materia fraca dessas????

Avatar
Lauro Henrique 15 de março de 2021

Qualquer câmbio sofre com motor fraco e com baixo torque, mesmo assim, ainda prefiro o CVT em relação ao automático convencional, claro, ambos possuem qualidades e limitações.

Avatar
Cruz 15 de março de 2021

Ena pá! Devia estar com uma granda preguiça!

Avatar
Claudio Diniz 21 de março de 2021

Que isso, o cara é o gênio das palavras. Kkkk.
Eu fiz um comentário irônico e teve gente que acreditou. Kkk

Avatar
Walter 15 de março de 2021

Câmbio CVT, precisa trocar o fluido? Em quanto tempo?

Avatar
Sergio 16 de março de 2021

Todo mundo que tem carro automático sabe que tem que trocar o fluido é só ler o manual

Avatar
William 16 de março de 2021

E quando a GM coloca no manual que não é nescessario a substituição do fluído do cambio?

Avatar
Eddie 16 de março de 2021

Como todo automático substitua o fluido entre 60 e 70 mil km rodados.

Avatar
Eddie 16 de março de 2021

Guiei dois CVTs, a experiência foi desastrosa. Na cidade o CVT engana muito bem, mas em rodovia eles foram péssimos a ponto de no Honda eu entregar direção pra outro. Fujam dessa bucha.

Avatar
Cláudio Diniz 15 de março de 2021

Parabéns pela matéria. Nunca imaginei que com tão poucas palavras eu conseguiria entender perfeitamente todo o funcionamento do câmbio CVT. Agora sei o que é uma polia primária, uma polia secundária, polia motriz, etc. Parabéns mais uma vez.

Avatar
RUDINEI JOSE CHIODI 21 de março de 2021

Tipo Mobilete , fica fácil entender

Avatar
Fernando 15 de março de 2021

Que matéria esclarecedora! Agora sim posso dizer que entendo tudo de CVT! São matérias assim que fazem com que a humanidade consiga atingir o seu objetivo! Parabéns ao Boris, que não conhecia, mas agora sei que é provido de um intelecto superior! Esse Boris deve ter formação no MIT, UCLA ou alguma faculdade top de engenharia. Não ficaria surpreso se ele também tivesse trabalhado na NASA. Que material maravilhoso! Vou repassar para todas as pessoas que conheço!

Avatar
Wagner Fari. 16 de março de 2021

Caros amigos, Ainda bem que aí já tinha minha opinião formada sobre o câmbio CVT. Kkkk

Avatar
Deixe um comentário