Caixa semiautomática: nem “semi”, nem “automática”

Esse tipo de câmbio, o semiautomático, é o modelo de transmissão ideal para passar as marchas. Veja, na prática, como ele funciona

cambio automatico carro automovel hyundai creta 2020
Câmbio semiautomático da Hyundai (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
02 de dezembro de 2020 21:31

A Hyundai anuncia a adoção de um novo tipo de transmissão em seus carros, a chamada caixa semiautomática, que não é nem semi e nem automática. Na verdade, é um carro sem o pedal de embreagem, pois ela é acionada elétrica ou hidraulicamente por sensores. Um câmbio manual com embreagem, porém sem o pedal. Então, pode-se dizer que o carro tem embreagem automática.

Confesso que – na minha opinião – é o câmbio ideal, pois tem alavanca para passar as marchas, o que é ótimo, mas não tem o pedal de embreagem que é péssimo.

Não é novidade pois quatro modelos brasileiros já tiveram essa embreagem automática: o DKW Vemag, Palio, Chevette e o Mercedes Classe A produzido em Juiz de Fora.

Como funciona? Sensores percebem que o motorista tocou na alavanca para cambiar, ou que o carro está quase parando, e a embreagem é acionada automaticamente.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 2 de março de 2021

Dizer que ferrari e afins usam duallogic? Eh de lascar, existem cambios automatizados excelentes e sim usados na ferrari, Lamborguine, mas com certeza nao sao o duallogic. O combio automatizado usados nestes super esportivos tem menor delay em relacao ao automatico com com conversor de torque, eh quase como usar um manual sem o desconforto de pisar na embreagem e nem a lerdeza de um automatico comum, eh quase o melhor dois dois mundos.Resumo, superesportivo tem quer manual ou automatizado.

Avatar
Fe 3 de dezembro de 2020

Qual a diferença dela para uma Dualogic?
As duas possuem embreagem e as duas consegue-se trocar pela alavanca de câmbio.
Se são diferentes a reportagem não explicou no que são diferentes.

Avatar
Wagner 3 de dezembro de 2020

Diferente do Dual Logic esse cambio é MANUAL, o motorista é OBRIGADO a trocar as marchas corretamente. É um cambio 100% manual porem a embreagem é 100% automatica.

Avatar
FE 3 de dezembro de 2020

Continuo não entendendo. A Dualogic também existia a possibilidade de desativar a troca automática e sim, fazê-la manualmente seja pela alavanca, seja pelas borboletas. Se não acionasse a alavanca não trocava de marcha. E a troca é realizada por um mecanismo automático que aciona a embreagem, assim como essa nova. Ainda não entendi a diferença.

Avatar
Walter 4 de dezembro de 2020

Tanto quê criticaram o duologic agora estão voltando com ele . Será quê os carros da ferrarem estavam errados com esse câmbio duologic

Avatar
Deixe um comentário