Airbags frontais são obrigatórios em carros novos desde 2014 (Shutterstock)
É indiscutível a importância do airbag na segurança veicular. O airbag já salvou milhares de vidas. Já atenuou a intensidade de dezenas de milhares de lesões no corpo humano. Mas no Brasil, principalmente, o airbag foi tornado obrigatório em 2014 sem nenhuma campanha de esclarecimento, nem do governo, nem das fábricas, nem da associação das fábricas; ninguém explicou para o motorista como é que se usa o airbag.
Ora, como se usa? Você está usando é o carro; o airbag é que tem que abrir e te proteger. Sim, mas existe umas regrinhas básicas quando o seu carro tem airbag. A primeira delas é que, antigamente, recomendava-se dirigir com as mãos aqui, mais para o alto do volante. Como se chamava a posição? Chamava-se ‘dez para as duas’, como se fossem os dois ponteiros do relógio.
Agora, vamos mudar esse horário, passar para ‘quinze para as três’. Por quê? Porque, se as suas mãos estiverem aqui em cima, no abrir, a bolsa pode te ferir: pulso, braço. Então, ‘quinze para as três’ ao invés de ‘dez para as duas’.
Segunda dica: distância mínima entre o motorista e o volante. Pode medir aí: tem que ter, no mínimo, 25 cm. Eu estou falando isso porque tem muita gente que costuma dirigir assim, quase que em cima do volante. Nesse caso, quando o airbag abre a 300 km/h quase, com uma pressão gigantesca, fere. Nos Estados Unidos, já morreu uma velhinha, uma senhora, com esse airbag dando uma porrada no seu tórax.
Então, 25 cm: preste atenção! E o passageiro? Ah, lá a distância é maior, porque a bolsa também se infla com volume maior. Então, não são mais 25 cm, são 40 cm, no mínimo, entre o passageiro e o painel. Então, mantidos 25 cm aqui e 40 cm lá, não se corre o risco de a própria bolsa, ao inflar, ferir o motorista ou o passageiro.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
André
2 de dezembro de 2020
Faltou comentar que o passageiro não se pode colocar o pé no painel, como é muito comum ver em estrada. Nem colocar crianças pequenas no banco da frente, pois o air bag não irá proteger. São até normas de trânsito, mas como a reportagem falou nunca se fez uma campanha para esclarecer o uso e tem muita gente que ainda comete infrações como estas, que colocam mais em risco a vida da pessoa.