[Vídeo] Airbag tem ‘modo de uso’? Sim: postura dos ocupantes é essencial

"No Brasil, principalmente, o airbag foi tornado obrigatório em 2014 sem nenhuma campanha de esclarecimento, nem do governo, nem das fábricas"

airbags equipamentos de seguranca
Airbags frontais são obrigatórios em carros novos desde 2014 (Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/12/2020 às 18h00

É indiscutível a importância do airbag na segurança veicular. O airbag já salvou milhares de vidas. Já atenuou a intensidade de dezenas de milhares de lesões no corpo humano. Mas no Brasil, principalmente, o airbag foi tornado obrigatório em 2014 sem nenhuma campanha de esclarecimento, nem do governo, nem das fábricas, nem da associação das fábricas; ninguém explicou para o motorista como é que se usa o airbag.

Ora, como se usa? Você está usando é o carro; o airbag é que tem que abrir e te proteger. Sim, mas existe umas regrinhas básicas quando o seu carro tem airbag. A primeira delas é que, antigamente, recomendava-se dirigir com as mãos aqui, mais para o alto do volante. Como se chamava a posição? Chamava-se ‘dez para as duas’, como se fossem os dois ponteiros do relógio.

VEJA TAMBÉM:

Agora, vamos mudar esse horário, passar para ‘quinze para as três’. Por quê? Porque, se as suas mãos estiverem aqui em cima, no abrir, a bolsa pode te ferir: pulso, braço. Então, ‘quinze para as três’ ao invés de ‘dez para as duas’.

Segunda dica: distância mínima entre o motorista e o volante. Pode medir aí: tem que ter, no mínimo, 25 cm. Eu estou falando isso porque tem muita gente que costuma dirigir assim, quase que em cima do volante. Nesse caso, quando o airbag abre a 300 km/h quase, com uma pressão gigantesca, fere. Nos Estados Unidos, já morreu uma velhinha, uma senhora, com esse airbag dando uma porrada  no seu tórax.

Então, 25 cm: preste atenção! E o passageiro? Ah, lá a distância é maior, porque a bolsa também se infla com volume maior. Então, não são mais 25 cm, são 40 cm, no mínimo, entre o passageiro e o painel. Então, mantidos 25 cm aqui e 40 cm lá, não se corre o risco de a própria bolsa, ao inflar, ferir o motorista ou o passageiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André 2 de dezembro de 2020

Faltou comentar que o passageiro não se pode colocar o pé no painel, como é muito comum ver em estrada. Nem colocar crianças pequenas no banco da frente, pois o air bag não irá proteger. São até normas de trânsito, mas como a reportagem falou nunca se fez uma campanha para esclarecer o uso e tem muita gente que ainda comete infrações como estas, que colocam mais em risco a vida da pessoa.

Avatar
Leandro 3 de dezembro de 2020

Tem razão, o problema é que a maioria das pessoas desconhecem o funcionamento do próprio carro a acabam achando que não dá nada…

Avatar
Deixe um comentário