Subida íngreme num carro 1.0? Dica é o giro alto

Muitos não sabem como o conta-giro no painel pode ser útil, podendo ajudar a dirigir melhor o automóvel em situações específicas

Por Boris Feldman23/08/20 às 21h31

Parece que a maioria dos motoristas não entende bem como funciona a rotação de um motor. Pois muitos me perguntam se o conta-giro está ali no painel para que o motorista não deixe o motor ir além de 4 mil, 4,5 mil giros?

Está havendo uma confusão, porque a rotação de torque máximo, em geral, é no entorno de 3,5 mil a 4 mil giros; mas isso não tem nada a ver com o limite de rotação do motor. Ela é indicada pela faixa vermelha no conta-giro, e cada motor tem a sua própria limitação.

E talvez seja por isso que tanta gente dirige tão mal que, ao chegar de quinta marcha no início de uma ladeira íngreme, vai esticando a quinta até o motor quase morrer; aí joga a quarta – não adianta, aí a terceira – menos ainda… e xinga o carro.

O certo é puxar a quarta lá no pé da subida para subir a rotação, e logo depois uma terceira para vencer tranquilo a ladeira, sempre em alto giro.

Painel de instrumentos com o conta-giro em detalhes com o carro em movimento
Saber interpretar o conta-giro do carro pode te ajudar – e muito! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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    Luciano 25 de agosto de 2020

    Tive um Fiesta Sedan 1.0, aquele carro não subia nenhuma ladeira, se colocasse 4 pessoas dentro nem na reta ele saia do lugar.

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    Alexandre 25 de agosto de 2020

    O meu sobe tranquilo mesmo com 4 pessoas. O problema é o motorista… *

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    bisneto maia 24 de agosto de 2020

    Eu não sei subir NEM com o meu carro 1.6. E eu sei que ele sobe!!!

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    Fernando B. 24 de agosto de 2020

    Vou tentar ajudar o redator. Carro 1.0 e só com o motorista sobe qualquer subida ingreme sem maiores dificuldades. A questão desses motores 1.0 aspirados começa a ficar mais difícil de encarar com 4 adultos dentro do carro. Com primeira e giro alto consegue vencer atrapalhando carros mais potentes que vêm atrás. E se torna simplesmente impossível vencer a ladeira ingrime com 4 adultos, compras/malas no bagageiro e ar ligado. Tive carro 1.0, vencia ladeira tranquilamente sozinho no carro já entrando nela forte em segunda e perdendo força, tendo que colocar primeira, mas vencendo. Com o carro cheio e ar desligado já precisava colocar primeira no começo e ir arrastando o carro morro acima. Hoje, com carro 1.6 subo esse morro ingrime com tranquilidade em segunda marcha, mesmo com o carro com 4 pessoas. É UMA QUESTÃO DE FÍSICA (força de motor x inclinação da rua). Do jeito que o redator escreve, aparenta que o 1.0 sobe igualzinho um carro 1.6, sendo o problema apenas do motorista não conseguir ter performance. E lembrando também, estamos falando de uma subida ingrime, não subidinha leve.

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      Leleco 24 de agosto de 2020

      Repita comigo íngrEme

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    Nanael 24 de agosto de 2020

    Triste ver que ainda hoje há (muitos) motoristas que compram populares 1.0 esperando o mesmo comportamento de um Small Block.

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