Subida íngreme num carro 1.0? Dica é o giro alto

Muitos não sabem como o conta-giro no painel pode ser útil, podendo ajudar a dirigir melhor o automóvel em situações específicas

Por Boris Feldman 23/08/20 às 21h31
painel carro instrumentos conta giro velocidade
Painel de instrumentos com o conta-giro em detalhes com o carro em movimento (Foto: Shutterstock)

Parece que a maioria dos motoristas não entende bem como funciona a rotação de um motor. Pois muitos me perguntam se o conta-giro está ali no painel para que o motorista não deixe o motor ir além de 4 mil, 4,5 mil giros?

Está havendo uma confusão, porque a rotação de torque máximo, em geral, é no entorno de 3,5 mil a 4 mil giros; mas isso não tem nada a ver com o limite de rotação do motor. Ela é indicada pela faixa vermelha no conta-giro, e cada motor tem a sua própria limitação.

E talvez seja por isso que tanta gente dirige tão mal que, ao chegar de quinta marcha no início de uma ladeira íngreme, vai esticando a quinta até o motor quase morrer; aí joga a quarta – não adianta, aí a terceira – menos ainda… e xinga o carro.

O certo é puxar a quarta lá no pé da subida para subir a rotação, e logo depois uma terceira para vencer tranquilo a ladeira, sempre em alto giro.

Painel de instrumentos com o conta-giro em detalhes com o carro em movimento
Saber interpretar o conta-giro do carro pode te ajudar – e muito! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luciano 25 de agosto de 2020

Tive um Fiesta Sedan 1.0, aquele carro não subia nenhuma ladeira, se colocasse 4 pessoas dentro nem na reta ele saia do lugar.

Avatar
Alexandre 25 de agosto de 2020

O meu sobe tranquilo mesmo com 4 pessoas. O problema é o motorista… *

Avatar
bisneto maia 24 de agosto de 2020

Eu não sei subir NEM com o meu carro 1.6. E eu sei que ele sobe!!!

Avatar
Fernando B. 24 de agosto de 2020

Vou tentar ajudar o redator. Carro 1.0 e só com o motorista sobe qualquer subida ingreme sem maiores dificuldades. A questão desses motores 1.0 aspirados começa a ficar mais difícil de encarar com 4 adultos dentro do carro. Com primeira e giro alto consegue vencer atrapalhando carros mais potentes que vêm atrás. E se torna simplesmente impossível vencer a ladeira ingrime com 4 adultos, compras/malas no bagageiro e ar ligado. Tive carro 1.0, vencia ladeira tranquilamente sozinho no carro já entrando nela forte em segunda e perdendo força, tendo que colocar primeira, mas vencendo. Com o carro cheio e ar desligado já precisava colocar primeira no começo e ir arrastando o carro morro acima. Hoje, com carro 1.6 subo esse morro ingrime com tranquilidade em segunda marcha, mesmo com o carro com 4 pessoas. É UMA QUESTÃO DE FÍSICA (força de motor x inclinação da rua). Do jeito que o redator escreve, aparenta que o 1.0 sobe igualzinho um carro 1.6, sendo o problema apenas do motorista não conseguir ter performance. E lembrando também, estamos falando de uma subida ingrime, não subidinha leve.

Avatar
Leleco 24 de agosto de 2020

Repita comigo íngrEme

Avatar
Nanael 24 de agosto de 2020

Triste ver que ainda hoje há (muitos) motoristas que compram populares 1.0 esperando o mesmo comportamento de um Small Block.

Avatar
Deixe um comentário