Carro 16 válvulas: ruim de verdade ou mal compreendido?

O carro com motor 16 válvulas ganhou má fama no início da década passada por conta de causar problemas e prejuízos. Afinal, ele é ruim mesmo?

Por Boris Feldman 29/10/20 às 21h31
emblema adesivo 16 valvulas para lamas automovel carro vermelho
Emblema 16 válvulas em detalhe no para-lamas do carro vermelho (Foto: Shutterstock)

Um leitor do AutoPapo pergunta: “por que tanta rejeição ao carro com motor 16 válvulas no início dos anos 2000, principalmente os Volkswagen?”

E ele não deixa de ter razão, pois o sistema de quatro válvulas por cilindro foi mesmo uma encrenca há 20 anos atrás.

Mas, de lá para cá, a manufatura e as tecnologia se sofisticaram; os materiais se aperfeiçoaram; os lubrificantes deram um salto tecnológico.

E hoje já tem uma enorme quantidade de carro com motor 16 válvulas em outros países e aqui também, brasileiros, com quatro válvulas por cilindro. E não se ouve mais falar de problemas provocados por essas válvulas.

Pelo contrário, elas aumentam muito a eficiência do motor. Pois em vez de abrir uma válvula para entrar a mistura ar-combustível no cilindro, abrem-se duas; e também duas para o escapamento. Por isso, quatro válvulas por cilindro.

Emblema 16 válvulas em detalhe no para-lamas do carro vermelho
Motor 16 válvulas é de fato ruim? (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Fabrício Oliveira 2 de novembro de 2020

    Carro de 16v não é ruim, e sim mal compreendido eu já possui um carro de 16v e não me deu dor de cabeça!!!

  • Avatar
    kuka belludho 29 de outubro de 2020

    A reportagem poderia ser mais abrangente por exemplo abordando os atuais modelos ou mesmo os que tem uma década de fabricação….pô me ajuda ai….isso pode Arnaldo?

  • Avatar
    Gilmar Pereira de Amorim 29 de outubro de 2020

    Fui proprietário de um palio 1.6 16v, foi a maior fonte de prejuízos que tive, arrebentou a correua dentada com 21.000 Km rodados, depois aconteceram mais duas vezes, cada concerto me custou mais de 3.000,00 reIs naquela época isto em 1998, até hone tenho trauma de qualqyer veiculo cuja narca seja FIAT, nunca mais comoro outro, lor sinal nem de graça eu auero

    • Avatar
      belo 29 de outubro de 2020

      seu relato é fake igual seu português…aff

  • Avatar
    Antony 29 de outubro de 2020

    E falar nos carros 16v com polia variável !
    Aí é ruim, hein!
    Sofri muito com mexxânicos que não tem nem Senai !.
    A maioria das oficinas não sabem mexer nesses motores.
    Ficam emprestando, entre si, a ferramenta de fasagem. Uma vergonha.

Avatar
Deixe um comentário