Motor diesel ‘ficou doidão’? Cuidado: pode explodir e se incendiar;

Tem um carro a diesel e estranhamente seu motor disparou a acelerar? Cuidado! Eu explico aqui os riscos e por que isso acontece:

Por Boris Feldman 03/02/21 às 21h31
bocal abastecimento tanque motor carro a diesel shutterstock 657224752
Tem carro diesel? Fique atento a estes sintomas (Foto: Shutterstock)

Se você tem um carro a diesel, tome muito cuidado e saiba o que fazer no caso de um dos seus problemas mais complicados, que é o motor ficar ‘doidão’ e acelerando sozinho até explodir.

Isso acontece porque?

Ele não está queimando o diesel, mas o óleo do motor; que pode estar vindo do turbo, porque quebrou um eixo ou por seus gases vindo da ventilação do cárter. Não adianta desligar a chave, e em altas temperaturas ele queima qualquer líquido inflamável.

Só existem duas soluções, a primeira: tentar tapar a entrada de ar, porque sem oxigênio não tem combustão. E a segunda é engrenar uma marcha mais fraca, quarta ou quinta, e tirar o pé da embreagem para parar o motor no tranco.

Se nada disso der certo, passe a mão no extintor de incêndio e saia rápido! Pois ele pode ir subindo a rotação até explodir e, às vezes, se incendiar!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 5 de fevereiro de 2021

Só não tentem tapar a entrada de ar do motor com um chinelo, muito menos chinelos Havaianas, KKKKK, como uns caras num video youtube…KKKKK , se nao vc vai precisar de novos chinelos e o pior, o motor vai continuar ligado com seu chinelo servindo de combustível..KKKKKKK

Avatar
itamar 4 de fevereiro de 2021

Isso não ocorre mais com os modernos motores à diesel. Antigamente sim se corria esse risco.

Avatar
Fe 4 de fevereiro de 2021

Sim, e mesmo nos antigos, isso ocorria porque? Só se o dono não fizesse a manutenção preventiva corretamente.
É a mesma coisa que falar que carros a gasolina pode pegar fogo facilmente….. mas porque carros a gasolina pegam fogo facilmente?
Porque antigamente os carros tinham aquelas mangueiras de combustível de borracha envolvidas por uma camada de fios entrelaçados que por falta de manutenção (substituição mesmo) ao longo do tempo ficavam quebradiças e aí vazava combustível pelo motor quente pegando fogo. Hoje as mangueiras são de plástico resistente que duram muito mais.

Avatar
Carlos 4 de fevereiro de 2021

Recomendo que acesse o canal Opinião Sincera no YouTube e procure por “motor diesel disparando”. Veja que é um automóvel moderno. Infelizmente, isso continua ocorrendo.

Avatar
Deixe um comentário