SsangYong, mal no Brasil e no mundo

A marca coreana SsangYong tentou se estabelecer no Brasil por duas vezes e deu errado. Na verdade, ela 'paga mico' no resto do mundo também...

Por Boris Feldman 04/02/21 às 07h30
marca nome coreana ssangyong shutterstock 258335174
Coreana SsangYong não deu certo no Brasil e nem no resto do mundo... (Foto: Shutterstock)

Tem marca coreana que deu certo, como Hyundai e Kia, mas tem também a que deu errado: SsangYong, especializada em SUVs e picapes. Seus veículos são de boa qualidade, chegaram no passado ao usar o Powertrain da Mercedes.

E cuidado pra não comprar esse mico, pois tem quase 20 mil SsangYong rodando no Brasil, pois já houve três tentativas de importadores pra colocá-la no nosso mercado, a última em 2017.

Entretanto, a empresa andou mal das pernas lá na Coreia do Sul, foi comprada pela Mahindra, aquela indiana que chegou a um utilitário esportivo em Manaus.

Mas agora, nem com a participação da Mahindra a SsangYong conseguiu se recuperar e acaba de pedir concordata. Então, as perspectivas desta marca no Brasil ou em outro país, são as mais desfavoráveis…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
48 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geraldo Campos Campos 26 de fevereiro de 2021

Sinceramente não sei porque chamar ssangyong de mico pois tenho o carro e acho excelente o problema são as pessoas que são escravos de certas marcas e pagam preços exorbitantes por carros com um custo benefício sem justificativa ex.compram carros que custam mais …. E depois dizem que nao e mico

Avatar
Zé Maria 9 de fevereiro de 2021

Tenho uma Action Sport o motor não é Mercedes.
Excelente!!!!
Um bolinho de borracha. Acústica perfeita.
Quem é confortável é ela!!!!

Avatar
Francisco Arlindo 6 de fevereiro de 2021

Tenho uh akitio esporte 2007 ótimo carão qro passar pra uh mais novo

Avatar
Paulo Santos 6 de fevereiro de 2021

Tenho um Ssangyong Musso Sport 4×4 (Pickup) ano 2004.
Nada a contestar, ótimo veículo.

Avatar
Telma 6 de fevereiro de 2021

Tenho um Kyron 2010, o melhor carro até o momento.
Tô pensando em comprar um carro menor, pra qdo precisar ir ao centro da cidade, mas quero manter o meu “precioso….”

Avatar
Valdinei Ramiro 5 de fevereiro de 2021

Carro bom,curto benefício ótimo
Compare uma picape ssongyong com uma Toro , metade do preço

Avatar
Atilio Szabo 5 de fevereiro de 2021

Bem tenho um Ssangyong Kyron 2011 , a cinco anos com veículo,já tive várias marcas nacional e importados até zero km, apesar do mercado achar, que pôr ter pouco veículos aqui no Brasil a SUV Kyron é um excelente veículo, confortável , silencioso econômica com muito espaço principalmente para o banco transeiro, coisa rara aqui no Brasil,de baixa manutenção custo de peças normal, para tipo da mecânica DTI Diesel automático 4X4!Porém o futuro chego é o Elétrico!!!

Avatar
Marinilde Berte Teixeira dos reis 5 de fevereiro de 2021

Eu tenho uma caminhonete dessa marca muito boa e mais barato que outras marcas que tem por ai

Avatar
JEAN FERNANDO ROMAN 5 de fevereiro de 2021

eu tenho uma korando faz 7 anos, estou super satisfeito não troco nem por boi gordo, vou comprar outra , não preciso de consessionaria preciso de carro bom com alta tecnologia !!!!!

Avatar
Magali 5 de fevereiro de 2021

Tenho uma Sang yong Actyon a cinco anos. Nunca deu problemas. Excelente carro. Muito exótico. Adoro!!

Avatar
ALLAN JONES MORAES FUNES 5 de fevereiro de 2021

Tinha que ser o Boris

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 5 de fevereiro de 2021

Esse é mais um dos “micos” que os donos amam e os que nunca tiveram criticam…
Tem gente que só valoriza design (prefere um EcoSport a um Actyon), e há quem goste de bons carros. Felizmente há espaço para todos.

Avatar
João Henrique dos Santos zafani 5 de fevereiro de 2021

Eu tenho uma ssangyong kyron e até agora nunca me deixou na mão tem um motor é um carro que posso dizer que carro maravilhoso ela está bem rodada porém o único problema que deu foi na suspensão porque o antigo dono mão tinha feito a manutenção correta então me custou um dinheiro alto por questão das peças serem importadas e por causa da economia as peças aumentaram de preço mas fora isso que carro minha gente que carro

Avatar
RODRIGO MIRANDA ANDRADE 5 de fevereiro de 2021

Deixa a caixa de manhã dá pau pra vc vê! Rsrsrse

Avatar
Roberto 4 de fevereiro de 2021

Sempre tive vontade de comprar um ,sei que seus carros são bons,mas tenho receio a manutenção por ser fora de linha as peças são caras

Avatar
Evanildo Sales Santos 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma Ssangyong korando 2011/2012 a diesel 4×4 gosto tanto,
que ao comprar outro carro eu preferir não vender e passei para o meu filho em vez de vender . Quando preciso de peças pra ela compro pela a Internet.

Avatar
RODRIGO MIRANDA ANDRADE 5 de fevereiro de 2021

Ela já quebrou o câmbio?

Avatar
Claudir 9 de fevereiro de 2021

Só quebra câmbio se Ssangyong, motorista maneta, que deve ter dirigido somente fusca.

Avatar
RICARDO 11 de fevereiro de 2021

Motorista maneta ou uma manutenção errada. Tive um kyron 2011, só vendi porque meu mecânico ia sair da cidade. O segredo da marca e fazer a manutenção correta e periódica, fazia de 10 em 10 mil km + substituir as peças obedecendo a kilometragem indicada. Um baita carro!

Avatar
Evanildo Sales Santos 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma Ssangyong korando 2011/2012 a diesel 4×4 gosto tanto que preferir não vender e passei para o meu filho em vez de vender . Quando preciso de peças compro pela a Internet.

Avatar
José Jacinto da Silva 4 de fevereiro de 2021

Já possui uma kyron 2010, uma korando 2015 e no momento estou com uma korando 2018…. Muito contente com esses modelos de carro…em minha mão só foi pra oficina pra trocar as fitas de freio…. não tenho o que reclamar….

Avatar
Antonio Gondim Neto 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma kyron diesel 2011 a mais de um ano, nunca me deixou na mão, muito econômico, mecânica Mercedes Benz, carro robusto,topa asfalto, Lama, areia…além de espaço e conforto interno, não penso em botar fora, muito satisfeito com o carro. Ótimo custo benefício pra quem gosta de SUV.

Avatar
Adair 4 de fevereiro de 2021

Tenho um kyron gosto muito do carro,vou comprar outro carro ? Qual a marca ssangyong o importante não e só ter o carro tem que gostar, carro e manutenção se vc previne ,vc não fica na estrada

Avatar
Antonio Expedito Meira 4 de fevereiro de 2021

Estou na terceira actionsport, excelente carro, não vejo outra picape,que se iguale a ela ,tem estabilidade,força, tecnologia,e conforto,
Fui pro litoral usei o 4×4 reduzido,subi em dunas,em morro chuvendo,fiz verdadeiro ofroad, é uma pena o que está acontecendo com a marca.

Avatar
Marcos 4 de fevereiro de 2021

Tenho duas e não né arrependo esse cara que fez esse comentário achando feio os modelos deve andar de ônibus por não poder comprar bem mesmo uma bicicleta muito menos uma máquina como os carros da Ssanguong

Avatar
Carlos Teixeira 4 de fevereiro de 2021

Tbm tenho uma kiron , diesel econômica baixa manutenção ,e é carro pra qualquer terreno ,e não pretendo trocar ,e gosto do modelo dela,

Avatar
Davi Navarro 4 de fevereiro de 2021

Tenho vários carros, já comprei 4 kyron, hoje tenho uma 2011 carro excepcional mecânica top. É uma pena não podermos adiquerir novos carros dessa marca.

Avatar
Sergio josé sefechechen 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma camioneta ano 2002 korando, esto usando faz 8 anos nunca me deixou na mão só alegria mercedes 2.3 bem economica

Avatar
Audo Santos 4 de fevereiro de 2021

Estou na segunda rexton Ssanggyong, sao baixo custo , seguros e dão pouca manutenção, mecânica mercedes, motor é o mesmo da sprinter.

Avatar
Genilson 4 de fevereiro de 2021

Boa noite amigo.. tenho uma rexton. 2010. Vc falou que o motor e da sprinter. Qual?

Avatar
Wanderley pinheiro 4 de fevereiro de 2021

Tenho ssangyong actyon 7 anos de uso sem nunca ter dado um defeito só agora me apresentou falha confesso que pessoas são mais dificeis mas e um excelente carro pra quem goste e tem condições de ter e manter quem não tem anda de fusquinha ou Brasília mesmo pois manutenção e barato não adianta falar mal do carro só por não ter um ou nunca ter tido nenhum tenho o meu e tô comprando outro quem e nacional pra bater de frente ,nacional e recordista de oficina.

Avatar
Mauro Menezes 4 de fevereiro de 2021

Já tive mais de 20 modelos de carros. De Opala Diplomata a Sentra, passando por Kadett GSI, Bora, e outros tops de várias linhas. Meu melhor carro: Korando Diesel 2012. De longe o melhor. O que estragou a marca foi um empresário safado e os tributos brasileiros. No Chile, onde estive com meu carro, a marca é um sucesso.

Avatar
OLIVIO CUNICO DELGADO 4 de fevereiro de 2021

Já tive uma SUV 11/11 2.3 gas., tenho hoje um Actyon New Sport 12/13 diesel. Os melhores carros que já tive, econômicos e silenciosos, não dão manutenção, agora quero ver se compro um Korando 14/15 ( última versão). Só dois problemas : preço veio caro, e a Maindra assumiu a marca, más acredito que foi uma jogada entre China e Índia para quebrar a marca, carro koreano é dez….

Avatar
Anderson Nascimento 4 de fevereiro de 2021

Já tive dois veículos conforto e mecânica incomparável, confesso que alguns modelos são realmente feios, hoje tenho um korando diesel e estou satisfeito com oque ele me proporcio

Avatar
Rosemary Souza Esteves Ruela 4 de fevereiro de 2021

Eu tenho uma karon da sayong e não troco por outro carro,é uma pena que não está sendo bem aceita essa marcar pelo mundo a fora.A minha opinião eu aprovo essa marcar!!!!

Avatar
Osvaldo 4 de fevereiro de 2021

Com todo respeito aos empresarios esta marca so teve nas mãos de picaretas, tirando a ultima a nutriplus o grupo anterior portugues judiou da marca são bandidos picaretas.a propria marca se queimaou no brasil por culpa dela mesmo e este vai ser o futuro da chery no Brasil estava nas mãos de um grupo serio a Nutriplus e ai os chinesas que são picaretas e safados deram do dia para noite ou melhor levaram um boa bola para o grupo Caoa que esta envolvidos em tudo que é picaretagem e o fim desta marca vai ser acabar no Brasil por falta de vergonha e de comando.

Avatar
Fe 4 de fevereiro de 2021

Os carros podem até ser bons, utilizavam motor Mercedes, mas o design externo era horrível. Muito feio de ver.
O Action (que era o SUV) era muito esquisito, mas pior ainda era o Action Sports (versão Pick-up) com aquela frente horrenda.
E o Kyron então? Afffff

Avatar
Adan 4 de fevereiro de 2021

Nossa Fe com toda certeza, mecânica ok, apesar de ser cara, acabamento bom, mas um design horrível, pra mim não é compatível nem com outro planeta. Kkkkkkkk 😂👍🏻

Avatar
EDIMILSON FERNANDES 4 de fevereiro de 2021

EU TEHO UM ACTYON 2 3 A GASOLINA E ESTOU FELIZ COM ELE …MIL VEZ MELHOR QUE ANDAR DE ONIBUS OU CARONA..E O MELHOR CARRO E O QUE VC TEM….SE OPINIAO FOSSE BOA SERIA VENDIDA.NAO DADA…

Avatar
Lenoar 5 de fevereiro de 2021

Tive uma korando 2011 fiquei 5 anos, ótimo carro, troquei por uma nova 2018, melhor ainda motor 2.2 automática, vermelha já me ofereceram o mesmo valor qua paguei a dois anos atrás, não vendo.

Avatar
Mauro Menezes 4 de fevereiro de 2021

Olá. Você está falando dos modelos de 2011 para trás…..

Avatar
Antonio 4 de fevereiro de 2021

Certamente o que ele quis dizer é que como ela começou aqui no Brasil com esses carros horríveis, agora, apesar de terem melhorado, a primeira impressão é a que ficou. Carros bem esquisitos apesar de bons e hoje. Apesar de terem melhorado, colhem os frutos de seus antecessores.

Avatar
Thadeu 4 de fevereiro de 2021

Por isso que eu sempre digo, gosto é igual a cu. Cada um tem o seu. Adan e Fê devem ter um carro muito top e de um design perfeito né.
Na minha opinião a ssangyong da um banho na Kia e Hyundai
Minha Kyron é perfeita. Olha que já estou na segunda e só tenho alegrias.

Avatar
Rogerio 4 de fevereiro de 2021

Concordo com você thadeu a minha action 2011 diesel é show na cidade e na praia, areia é com ela, anda demais. Acho linda a minha action.

Avatar
fernando 4 de fevereiro de 2021

tenho uma kyron já a treze anos e é um excelente carro

Avatar
Oscar Marinho 4 de fevereiro de 2021

Gôsto é igual a umbigo, pois cada um tem o seu! Tenho uma Action Sports, modelo “tubarão , esse mesmo que alguns acham feio. Acho bonito, com desenho i inconfundível, de personalidade própria, marcante e chamativa. Se quisesse 4×4 de outra marca, com desenho comum ao ponto de leigos chamarem todas de Hilux, eu teria uma. Mas escolhi a Action pelo desenho e pela alta qualidade mecânica, inigualável silêncio a bordo, muito conforto e mimos que só apareceram em outros suvs recentemente, como freio a disco nas 4 rodas, espelhos rebatíveis, mídia completa com TV e câmera de ré, bancos de couro, além de 4×4 com reduzida, entre outros. Ando na areia de praias, lama e asfalto com silêncio e bom desempenho. Peças com preços similares aos nacionais do seu nível, nada que assuste. Faltou apenas um distribuidor nacional honesto que agisse com competência no mercado. Não vendo a minha e vou comprar outra. Sou fã da marca!

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 5 de fevereiro de 2021

Quem vive de design é estilista. “Design moderno” só serve para quem quer impressionar a vizinhança.
Os “feiosos” da SsangYong são muito bem avaliados por quem tem (ou teve) é mal avaliados pelos outros.

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 5 de fevereiro de 2021

Acho engraçado quando vejo pessoas em 2021 falando em dificuldade para achar peças de carro. Será que nunca ouviram falar em internet? Tive uma Tucson V6 por 6 anos e comprava tudo pela internet. Se você faz um planejamento de manutenção, dificilmente você precisa de uma peça para hoje…

Avatar
Deixe um comentário