SsangYong, mal no Brasil e no mundo

A marca coreana SsangYong tentou se estabelecer no Brasil por duas vezes e deu errado. Na verdade, ela 'paga mico' no resto do mundo também...

marca nome coreana ssangyong shutterstock 258335174
Coreana SsangYong não deu certo no Brasil e nem no resto do mundo... (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
04 de fevereiro de 2021 07:30

Tem marca coreana que deu certo, como Hyundai e Kia, mas tem também a que deu errado: SsangYong, especializada em SUVs e picapes. Seus veículos são de boa qualidade, chegaram no passado ao usar o Powertrain da Mercedes.

E cuidado pra não comprar esse mico, pois tem quase 20 mil SsangYong rodando no Brasil, pois já houve três tentativas de importadores pra colocá-la no nosso mercado, a última em 2017.

Entretanto, a empresa andou mal das pernas lá na Coreia do Sul, foi comprada pela Mahindra, aquela indiana que chegou a um utilitário esportivo em Manaus.

Mas agora, nem com a participação da Mahindra a SsangYong conseguiu se recuperar e acaba de pedir concordata. Então, as perspectivas desta marca no Brasil ou em outro país, são as mais desfavoráveis…

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
76 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo 15 de janeiro de 2022

Tenho uma New Actyon sports 2013. Tá com 128km. Só troco óleo, e filtros de ar e de óleo diesel. Carro não dá pau. Muito bom. Confortável um dos melhores carros que possui. Ainda faz 16kl com 1 litro de diesel.

Avatar
WALBER ULHOA ASSIS 19 de outubro de 2021

o desespero dos atuais donos e de rachar o bico kkkk, essa marca desde que quando veio para o brasil ja ia ser uma jaca, so ostentava o tal motor mercedes.. pior e que tem pessoas que ainda caem nessa

Avatar
WESLEY FERREIRA DIAS 2 de setembro de 2021

Tenho uma action 12/13 é o melhor carro que já tive porém em Goiânia não tem mão de obra infelizmente. Vou ter que vender a minha contráriado.

Avatar
EVANDRO CARLOS DE ARAUJO 6 de outubro de 2021

Eu tenho uma Actyon Sports, já se foram R$ 20.000,00 em peças e mão de obra e ainda não ficou boa, nunca mais, estou vendendo a minha barato e não acho comprador.

Avatar
Wilson Fernandes 9 de agosto de 2021

Meu nome é Wilson tenho 72 anos 53 anos de carteira de motorista tenho carro desde os 18 anos possuo uma Ssangyoung Actyon 2012 posso afirmar que foi o melhor carro que possui nao vendo de maneira nenhuma esta com 98000 kms quem fala mal desse carro ou não conhece ou comprou de pesoa que não da manutenção moro no Rio *

Avatar
Miguel Sairone 17 de agosto de 2021

Boa noite amigo, o Sr tem algum mecânico que possa me indicar ? Dou do Rio tbm , Saquarema rj , abraço

Avatar
MIGUEL SaironeAlves Corrêa 17 de agosto de 2021

Consigo colocar a caixa de marcha da kyron numa actyon Sport diesel ?

Avatar
Eliana 15 de dezembro de 2021

Concordo! Tenho uma ha 10 anos, tenho outros carros mais recentes e nao chegam aos pés da qualidade… Detalhe, o carro so deu manutenção, depois dos 80.000km

Avatar
Emerson Andrade 19 de julho de 2021

Minha Kyron 2.7 já me acompanha a 13 anos e beirando os 220.000 km, ainda continua disposta a qualquer viagem e inclusive dar um passeio fora de estrada onde ela nunca decepcionou. Nesse “meio tempo” já possuí outros automóveis mas nenhum foi tão honesto quanto esse carrinho! E quando penso em trocar de SUV, basta dar uma olhada e ver o que o mercado atual oferece nesse padrão: Motor Turbodiesel, Câmbio Automático com Tração Reduzida etc.

Avatar
anonimo 19 de setembro de 2021

220 mil KM, até um Logan faz… É o mínmo que se espera de um diesel é chegar suave na casa do milhão, porém sem fábrica, fornecedores, mecânicos, etc, fica difícil manter esses gatos pingados.

Avatar
Rogerio 24 de setembro de 2021

Duvido um Logan chegar aos 220 mil km sem abrir o motor.
Carro de plástico, um dos piores que existe no mercado!!!

Avatar
lucio aparecido alves da silva 9 de outubro de 2021

rapaz meu logam e 2017 ja com 190mil e ta muito bom ainda nuca deu ploblema cronito so a correia que quebrou e oarrou de gerar o alternador tambem troquei as escovas e escovas do motor de partida , no mias ta file , meiu

Avatar
DANIELSON GUIMARAES DE JESUS 30 de junho de 2021

Tenho uma Actyon sports 2010 e não tenho o que me queixar. Peças consigo na internet. O que está em escassez é lanternagem. Preços tbm devido ao dólar está salgado mas vamos passando

Avatar
Bira Rezende 24 de maio de 2021

Tenho uma korando ssangyong diesel 2012, carro está caindo em modo de emergência e perde a força! Gosto muito do carro mais esse problema está realmente desanimado!

Avatar
anonimo 19 de setembro de 2021

Leva na concessionária… Bucha uma marca abandonar os clientes. Até parece a ford, rs.

Avatar
TADEU Moreira 13 de outubro de 2021

Amigo,catalizador entupido

Avatar
Daniel Pereira Rocha 16 de dezembro de 2021

Oi amigo aconselho a dar uma olhada na caixa, tenho uma Actyon Sports não dei bola e fui tocando assim mesmo até estourar toda a caixa, agora vou por um câmbio manual na minha, pois a manutenção é mais barata, Porque o carro é bom de mais.

Avatar
Adriano de bortoli 23 de maio de 2021

Tenho uma rexton 2008, do alegria. Carro confiável, silencioso, espaçoso e motor e câmbio Mercedez.
Hoje está chegando a marca dos 300.000 km e nunca mexi no motor e câmbio.

Recomendo.

Avatar
anonimo 19 de setembro de 2021

Se fizer as manutenções preventivas (e corretivas) no tempo correto, (quase) qualquer carro aguenta o tranco.

Avatar
Daydson Rodrigues 21 de abril de 2021

Tenho a Action 2010 top top top ando na terra buracos, e corta todo com conforto.Comprei tinha 20 mil kms ,hoje com 120 e contínua na luta

Avatar
Humfrey 11 de abril de 2021

Ja e a minha segunda Kyron só lastimo a falta de responsabilidade e ou competencia de empresarios que deixaram cair a marca aqui no Brasil, pra mim alé do modelo me atrair o Custo Benefício Conforto Segurança Economia realmente ÓTIMA. acho que seria interessante um banco de dados de concessionárias para podermos ter acesso as peças vai ai uma sujestao, aqui no RS e complicado.

Avatar
ronaldo 9 de março de 2021

ola ,eu mono no paraguai tenho ssangyong tivoli 2018 so alegria. muito mais moderno e confortavel que kia soul e hyundai creta .

Avatar
Humfrey 11 de abril de 2021

Opa, quanto as peças por ai, são de fácil acesso

Avatar
Ronaldo sosa 12 de abril de 2021

Sim . todas as pecas.

Avatar
Geraldo Campos Campos 26 de fevereiro de 2021

Sinceramente não sei porque chamar ssangyong de mico pois tenho o carro e acho excelente o problema são as pessoas que são escravos de certas marcas e pagam preços exorbitantes por carros com um custo benefício sem justificativa ex.compram carros que custam mais …. E depois dizem que nao e mico

Avatar
anonimo 19 de setembro de 2021

PQ a fábrica tá se indo… É uma curva até conquistar o cliente, aconteceu com os japonenes (mitsubishi, toyota, que provarem ser boas com o passar do tempo), com os coreanos (hyundai, kia, etc), porém a mahinda / ssangyong estão teoricamente extintas, foi um mico sim no Brasil, 20 mil veículos, metade do que a Gurgel vendeu na sua história.

Avatar
Orlando 16 de dezembro de 2021

Teve uma action Sport era muito boa que pena não deram respaldo para a clientela por isso ficou difícil de manter e de vendas . Do a melhor e mais confortável picape que já passou entre frontier Hilux que possui

Avatar
Zé Maria 9 de fevereiro de 2021

Tenho uma Action Sport o motor não é Mercedes.
Excelente!!!!
Um bolinho de borracha. Acústica perfeita.
Quem é confortável é ela!!!!

Avatar
Francisco Arlindo 6 de fevereiro de 2021

Tenho uh akitio esporte 2007 ótimo carão qro passar pra uh mais novo

Avatar
Paulo Santos 6 de fevereiro de 2021

Tenho um Ssangyong Musso Sport 4×4 (Pickup) ano 2004.
Nada a contestar, ótimo veículo.

Avatar
Telma 6 de fevereiro de 2021

Tenho um Kyron 2010, o melhor carro até o momento.
Tô pensando em comprar um carro menor, pra qdo precisar ir ao centro da cidade, mas quero manter o meu “precioso….”

Avatar
Valdinei Ramiro 5 de fevereiro de 2021

Carro bom,curto benefício ótimo
Compare uma picape ssongyong com uma Toro , metade do preço

Avatar
Atilio Szabo 5 de fevereiro de 2021

Bem tenho um Ssangyong Kyron 2011 , a cinco anos com veículo,já tive várias marcas nacional e importados até zero km, apesar do mercado achar, que pôr ter pouco veículos aqui no Brasil a SUV Kyron é um excelente veículo, confortável , silencioso econômica com muito espaço principalmente para o banco transeiro, coisa rara aqui no Brasil,de baixa manutenção custo de peças normal, para tipo da mecânica DTI Diesel automático 4X4!Porém o futuro chego é o Elétrico!!!

Avatar
Marinilde Berte Teixeira dos reis 5 de fevereiro de 2021

Eu tenho uma caminhonete dessa marca muito boa e mais barato que outras marcas que tem por ai

Avatar
JEAN FERNANDO ROMAN 5 de fevereiro de 2021

eu tenho uma korando faz 7 anos, estou super satisfeito não troco nem por boi gordo, vou comprar outra , não preciso de consessionaria preciso de carro bom com alta tecnologia !!!!!

Avatar
Magali 5 de fevereiro de 2021

Tenho uma Sang yong Actyon a cinco anos. Nunca deu problemas. Excelente carro. Muito exótico. Adoro!!

Avatar
ALLAN JONES MORAES FUNES 5 de fevereiro de 2021

Tinha que ser o Boris

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 5 de fevereiro de 2021

Esse é mais um dos “micos” que os donos amam e os que nunca tiveram criticam…
Tem gente que só valoriza design (prefere um EcoSport a um Actyon), e há quem goste de bons carros. Felizmente há espaço para todos.

Avatar
Luiz 12 de janeiro de 2022

Perfeito Luiz Cláudio!!Concordo. Tenho um IX 35 há 1 mês e já estou trocando. Adorei a Sportage e sempre quis um Ssangyong desse, ainda mais pelo baixo preço, conforto e tecnologia.

Avatar
João Henrique dos Santos zafani 5 de fevereiro de 2021

Eu tenho uma ssangyong kyron e até agora nunca me deixou na mão tem um motor é um carro que posso dizer que carro maravilhoso ela está bem rodada porém o único problema que deu foi na suspensão porque o antigo dono mão tinha feito a manutenção correta então me custou um dinheiro alto por questão das peças serem importadas e por causa da economia as peças aumentaram de preço mas fora isso que carro minha gente que carro

Avatar
RODRIGO MIRANDA ANDRADE 5 de fevereiro de 2021

Deixa a caixa de manhã dá pau pra vc vê! Rsrsrse

Avatar
Roberto 4 de fevereiro de 2021

Sempre tive vontade de comprar um ,sei que seus carros são bons,mas tenho receio a manutenção por ser fora de linha as peças são caras

Avatar
Evanildo Sales Santos 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma Ssangyong korando 2011/2012 a diesel 4×4 gosto tanto,
que ao comprar outro carro eu preferir não vender e passei para o meu filho em vez de vender . Quando preciso de peças pra ela compro pela a Internet.

Avatar
RODRIGO MIRANDA ANDRADE 5 de fevereiro de 2021

Ela já quebrou o câmbio?

Avatar
Claudir 9 de fevereiro de 2021

Só quebra câmbio se Ssangyong, motorista maneta, que deve ter dirigido somente fusca.

Avatar
RICARDO 11 de fevereiro de 2021

Motorista maneta ou uma manutenção errada. Tive um kyron 2011, só vendi porque meu mecânico ia sair da cidade. O segredo da marca e fazer a manutenção correta e periódica, fazia de 10 em 10 mil km + substituir as peças obedecendo a kilometragem indicada. Um baita carro!

Avatar
Evanildo Sales Santos 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma Ssangyong korando 2011/2012 a diesel 4×4 gosto tanto que preferir não vender e passei para o meu filho em vez de vender . Quando preciso de peças compro pela a Internet.

Avatar
José Jacinto da Silva 4 de fevereiro de 2021

Já possui uma kyron 2010, uma korando 2015 e no momento estou com uma korando 2018…. Muito contente com esses modelos de carro…em minha mão só foi pra oficina pra trocar as fitas de freio…. não tenho o que reclamar….

Avatar
Antonio Gondim Neto 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma kyron diesel 2011 a mais de um ano, nunca me deixou na mão, muito econômico, mecânica Mercedes Benz, carro robusto,topa asfalto, Lama, areia…além de espaço e conforto interno, não penso em botar fora, muito satisfeito com o carro. Ótimo custo benefício pra quem gosta de SUV.

Avatar
Adair 4 de fevereiro de 2021

Tenho um kyron gosto muito do carro,vou comprar outro carro ? Qual a marca ssangyong o importante não e só ter o carro tem que gostar, carro e manutenção se vc previne ,vc não fica na estrada

Avatar
Antonio Expedito Meira 4 de fevereiro de 2021

Estou na terceira actionsport, excelente carro, não vejo outra picape,que se iguale a ela ,tem estabilidade,força, tecnologia,e conforto,
Fui pro litoral usei o 4×4 reduzido,subi em dunas,em morro chuvendo,fiz verdadeiro ofroad, é uma pena o que está acontecendo com a marca.

Avatar
Marcos 4 de fevereiro de 2021

Tenho duas e não né arrependo esse cara que fez esse comentário achando feio os modelos deve andar de ônibus por não poder comprar bem mesmo uma bicicleta muito menos uma máquina como os carros da Ssanguong

Avatar
Carlos Teixeira 4 de fevereiro de 2021

Tbm tenho uma kiron , diesel econômica baixa manutenção ,e é carro pra qualquer terreno ,e não pretendo trocar ,e gosto do modelo dela,

Avatar
Davi Navarro 4 de fevereiro de 2021

Tenho vários carros, já comprei 4 kyron, hoje tenho uma 2011 carro excepcional mecânica top. É uma pena não podermos adiquerir novos carros dessa marca.

Avatar
Sergio josé sefechechen 4 de fevereiro de 2021

Tenho uma camioneta ano 2002 korando, esto usando faz 8 anos nunca me deixou na mão só alegria mercedes 2.3 bem economica

Avatar
Audo Santos 4 de fevereiro de 2021

Estou na segunda rexton Ssanggyong, sao baixo custo , seguros e dão pouca manutenção, mecânica mercedes, motor é o mesmo da sprinter.

Avatar
Genilson 4 de fevereiro de 2021

Boa noite amigo.. tenho uma rexton. 2010. Vc falou que o motor e da sprinter. Qual?

Avatar
Wanderley pinheiro 4 de fevereiro de 2021

Tenho ssangyong actyon 7 anos de uso sem nunca ter dado um defeito só agora me apresentou falha confesso que pessoas são mais dificeis mas e um excelente carro pra quem goste e tem condições de ter e manter quem não tem anda de fusquinha ou Brasília mesmo pois manutenção e barato não adianta falar mal do carro só por não ter um ou nunca ter tido nenhum tenho o meu e tô comprando outro quem e nacional pra bater de frente ,nacional e recordista de oficina.

Avatar
Mauro Menezes 4 de fevereiro de 2021

Já tive mais de 20 modelos de carros. De Opala Diplomata a Sentra, passando por Kadett GSI, Bora, e outros tops de várias linhas. Meu melhor carro: Korando Diesel 2012. De longe o melhor. O que estragou a marca foi um empresário safado e os tributos brasileiros. No Chile, onde estive com meu carro, a marca é um sucesso.

Avatar
OLIVIO CUNICO DELGADO 4 de fevereiro de 2021

Já tive uma SUV 11/11 2.3 gas., tenho hoje um Actyon New Sport 12/13 diesel. Os melhores carros que já tive, econômicos e silenciosos, não dão manutenção, agora quero ver se compro um Korando 14/15 ( última versão). Só dois problemas : preço veio caro, e a Maindra assumiu a marca, más acredito que foi uma jogada entre China e Índia para quebrar a marca, carro koreano é dez….

Avatar
Anderson Nascimento 4 de fevereiro de 2021

Já tive dois veículos conforto e mecânica incomparável, confesso que alguns modelos são realmente feios, hoje tenho um korando diesel e estou satisfeito com oque ele me proporcio

Avatar
Rosemary Souza Esteves Ruela 4 de fevereiro de 2021

Eu tenho uma karon da sayong e não troco por outro carro,é uma pena que não está sendo bem aceita essa marcar pelo mundo a fora.A minha opinião eu aprovo essa marcar!!!!

Avatar
Osvaldo 4 de fevereiro de 2021

Com todo respeito aos empresarios esta marca so teve nas mãos de picaretas, tirando a ultima a nutriplus o grupo anterior portugues judiou da marca são bandidos picaretas.a propria marca se queimaou no brasil por culpa dela mesmo e este vai ser o futuro da chery no Brasil estava nas mãos de um grupo serio a Nutriplus e ai os chinesas que são picaretas e safados deram do dia para noite ou melhor levaram um boa bola para o grupo Caoa que esta envolvidos em tudo que é picaretagem e o fim desta marca vai ser acabar no Brasil por falta de vergonha e de comando.

Avatar
Fe 4 de fevereiro de 2021

Os carros podem até ser bons, utilizavam motor Mercedes, mas o design externo era horrível. Muito feio de ver.
O Action (que era o SUV) era muito esquisito, mas pior ainda era o Action Sports (versão Pick-up) com aquela frente horrenda.
E o Kyron então? Afffff

Avatar
Adan 4 de fevereiro de 2021

Nossa Fe com toda certeza, mecânica ok, apesar de ser cara, acabamento bom, mas um design horrível, pra mim não é compatível nem com outro planeta. Kkkkkkkk 😂👍🏻

Avatar
EDIMILSON FERNANDES 4 de fevereiro de 2021

EU TEHO UM ACTYON 2 3 A GASOLINA E ESTOU FELIZ COM ELE …MIL VEZ MELHOR QUE ANDAR DE ONIBUS OU CARONA..E O MELHOR CARRO E O QUE VC TEM….SE OPINIAO FOSSE BOA SERIA VENDIDA.NAO DADA…

Avatar
Lenoar 5 de fevereiro de 2021

Tive uma korando 2011 fiquei 5 anos, ótimo carro, troquei por uma nova 2018, melhor ainda motor 2.2 automática, vermelha já me ofereceram o mesmo valor qua paguei a dois anos atrás, não vendo.

Avatar
Mauro Menezes 4 de fevereiro de 2021

Olá. Você está falando dos modelos de 2011 para trás…..

Avatar
Antonio 4 de fevereiro de 2021

Certamente o que ele quis dizer é que como ela começou aqui no Brasil com esses carros horríveis, agora, apesar de terem melhorado, a primeira impressão é a que ficou. Carros bem esquisitos apesar de bons e hoje. Apesar de terem melhorado, colhem os frutos de seus antecessores.

Avatar
Thadeu 4 de fevereiro de 2021

Por isso que eu sempre digo, gosto é igual a cu. Cada um tem o seu. Adan e Fê devem ter um carro muito top e de um design perfeito né.
Na minha opinião a ssangyong da um banho na Kia e Hyundai
Minha Kyron é perfeita. Olha que já estou na segunda e só tenho alegrias.

Avatar
Rogerio 4 de fevereiro de 2021

Concordo com você thadeu a minha action 2011 diesel é show na cidade e na praia, areia é com ela, anda demais. Acho linda a minha action.

Avatar
fernando 4 de fevereiro de 2021

tenho uma kyron já a treze anos e é um excelente carro

Avatar
Oscar Marinho 4 de fevereiro de 2021

Gôsto é igual a umbigo, pois cada um tem o seu! Tenho uma Action Sports, modelo “tubarão , esse mesmo que alguns acham feio. Acho bonito, com desenho i inconfundível, de personalidade própria, marcante e chamativa. Se quisesse 4×4 de outra marca, com desenho comum ao ponto de leigos chamarem todas de Hilux, eu teria uma. Mas escolhi a Action pelo desenho e pela alta qualidade mecânica, inigualável silêncio a bordo, muito conforto e mimos que só apareceram em outros suvs recentemente, como freio a disco nas 4 rodas, espelhos rebatíveis, mídia completa com TV e câmera de ré, bancos de couro, além de 4×4 com reduzida, entre outros. Ando na areia de praias, lama e asfalto com silêncio e bom desempenho. Peças com preços similares aos nacionais do seu nível, nada que assuste. Faltou apenas um distribuidor nacional honesto que agisse com competência no mercado. Não vendo a minha e vou comprar outra. Sou fã da marca!

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 5 de fevereiro de 2021

Quem vive de design é estilista. “Design moderno” só serve para quem quer impressionar a vizinhança.
Os “feiosos” da SsangYong são muito bem avaliados por quem tem (ou teve) é mal avaliados pelos outros.

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 5 de fevereiro de 2021

Acho engraçado quando vejo pessoas em 2021 falando em dificuldade para achar peças de carro. Será que nunca ouviram falar em internet? Tive uma Tucson V6 por 6 anos e comprava tudo pela internet. Se você faz um planejamento de manutenção, dificilmente você precisa de uma peça para hoje…

Avatar
Mozart Casaes 1 de dezembro de 2021

Tenho um korando 2018 2.2
Melhor carro diesel q tive até hj. É como se diz: bom de td. Muito satisfeito

Avatar
Deixe um comentário