Carro flex não pega no frio? Existem duas soluções fáceis!

Carro flex e clima frio não se topam, ainda mais se for preciso funcioná-lo pela manhã. Mas para você não ter dor de cabeça, siga estas dicas!

Por Boris Feldman02/09/20 às 07h30

Você só abastece seu carro flex com etanol pois fez as contas e ele é mais barato. Porém nos dias mais frios você quase se arrepende, pela dificuldade do motor em pegar de manhã.

Duas soluções para o problema, a primeira:

Faça uma revisão no seu tanquinho de partida a frio, pois a gasolina pode ter ficado velha; ou então o motorzinho que injeta a gasolina no motor está com problema, queimado ou emperrado.

Se essa revisão não funcionou ou você está com preguiça de fazê-la, tem outra dica mais simples:

Quando vão chegando os dias mais frios, ao abastecer o tanque com etanol, misture 20% a 30% de gasolina, pois isso não é um problema para o motor flex. Pelo contrário, essa gasolina é que vai resolver o problema do motor pegar nas manhãs mais frias.

Bocal da mangueira de abastecimento do posto de combustível abastecendo o tanque do carro flex
Coloque uma pequena porcentagem de gasolina junto do etanol e pronto: não terá mais dor de cabeça pela manha! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ana Paula Bender 3 de setembro de 2020

    Obrigada por suas dicas sr. Boris! Ouço a rádio Ouro Verde todas as manhãs, mas é na hora do Auto Papo que o volume aumenta. <3

  • Avatar
    Álvaro pinto de Souza 2 de setembro de 2020

    posso colocar meio a meio gasolina e álcool obrigado abraço Álvaro

  • Avatar
    Jaime 2 de setembro de 2020

    No começo da década de 80 , comprei meu primeiro carro a álcool, nos dias frios era um problema , um dia durante o processo de empurra empurra , parou uma pessoa , e me falou para esquentar uma chaleira de água e jogar em cima do coletor , a partir desse dia , nunca mais tive problemas com carro a álcool de manhã cedo .

  • Avatar
    Nilton Pereira dos Santos Junior 2 de setembro de 2020

    Bom dia e se o carro for 100% álcool,posso fazer o mesmo?obrigado pelas dicas.

    • Avatar
      dickson 2 de setembro de 2020

      fiz isso de colocar 20 a 30 % e algum mecanicos falaram q danifica o motor,estão certo ou errados?

      • Avatar
        Marcos Bergamini 2 de setembro de 2020

        Mecânico que fala que misturar gasolina com etanol em carro flex danifica o motor, é um Zé ruela, o motor é flex e entende qualquer um do dois combustíveis separados ou misturados. Pode colocar, faço isso a mais de 20 anos.

      • Avatar
        WILLIAN MARCOS PEREIRA CASTILHEIRO 2 de setembro de 2020

        Se o motor é flex vc pode misturar qualquer proporção que não tem problemas, pois este é o propósito de um motor flex de fábrica.

      • Avatar
        Reginaldo albertin 2 de setembro de 2020

        para não ter problema com partida nos dias frio eu coloco 30 litros de etanol e 5 litros de gasolina pode ser aditivada ou podium fica uma maravilha

Avatar
Deixe um comentário