Carro mais potente é sinal de melhor desempenho?

Carro potente significa sempre aquele de melhor desempenho? Nem sempre o automóvel ter muitos cavalos é o mais importante, entenda

Por Boris Feldman 05/11/20 às 21h31
pistoes motor carro automovel explosao potencia desempenho
Pistões em movimento dentro do motor de um automóvel (Foto: Shutterstock)

Quem vai comprar um carro e se preocupa com desempenho, vai direto na potência do motor. E muitas vezes quebra a cara, porque um carro menos potente pode ter o melhor desempenho.

Como assim? O que interessa é a relação peso-potência. Por exemplo:

Um carro de 120 cv que pesa 1.200 kg, pode ter melhor desempenho que um carro com 135 cv, que pesa 1.500 kg.

Porque no carro de 120 cv, cada cavalo tem que carregar 10 kg, pois a relação peso-potência é de 10 kg/cv (1.200 kg dividido por 120 cv).

Enquanto que o carro de 130 CV tem relação peso-potência maior, de 11,1 kg/cv. (1500 kg dividido por 135 cv.  Então, apesar de mais potente, cada cavalo desse carro carrega um peso maior que o do outro.

Pistões em movimento dentro do motor de um automóvel
Nem sempre o carro com mais potência é aquele que tem melhor desempenho (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário