Por que preços subiram vertiginosamente?

Vários modelos de carros nacionais do mercado foram impactados com aumento de 5% à 20% em seus preços. Por que subiram tanto?

Por Boris Feldman 04/03/21 às 07h30
carros nacionais patio preco shutterstock 676056058
Qual a justificativa do preço dos carros nacionais aumentar tanto? (Foto: Shutterstock)

Poucas vezes se assistiu uma escalada de preços de carros nacionais como nos últimos 12 meses, e que também acertou em cheio até os modelos mais vendidos.

Todos subiram, mas alguns com percentuais mais discretos, abaixo de 5%. São eles:

O Hyundai HB20 1.0 Diamond e o Renegade  1.8. Em compensação, vários carros nacionais tiveram aumento além de 20%. Entre eles, o mais vendido do Brasil: Chevrolet Onix 1.0, o Fiat Argo Drive 1.0 e também o Volkswagen T-Cross 1.0 Comfortline.

Entre as explicações para estes aumentos nos últimos 12 meses, o ‘pulo do dólar’, pois eles são nacionais, mas com muitos componentes importados.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geraldo Lima 5 de julho de 2021

Pois é…”no futuro os carros irão voar…o futuro chegou..ao menos os preços já “estão na alturas” kkkk

Avatar
Fabio 4 de março de 2021

Basicamente, nosso mercado está ficando limitado a quem tem muito dinheiro e quem tem “menos”. Porque? É o fim da classe média. Então, se aproveitando do fim da classe média, a indústria automobilística vende carros de entrada, com preço de classe média (em extinção). Aí você vê aberracoes, de compactos pulando de 50 a 80 mil. As indústrias automobilísticas estão entregando menos por mais, só isso. Pobre consumidor brasileiro.

Avatar
Marcio 4 de março de 2021

Comentário lúcido. Concordo 100%. Infelizmente cada vez mais teremos menor poder de compra… .

Avatar
Rodolfo 4 de março de 2021

Além da culpa do dólar é a culpa da tal lei de “Oferta vs Procura”. Se o povo parar de comprar os impostos vão ter que cair e também as margens de lucro terão que diminuir.

Avatar
Fernando B 4 de março de 2021

Entenda uma coisa: a empresa prefere fechar e ir embora do país a baixar a margem de lucro

Avatar
Rodolfo 4 de março de 2021

Fernando,
Bem lembrado, afinal foi por isso que a Ford foi embora. Mas lembre-se que sempre terá quem queira e creio que a China irá dominar o mercado no Brasil caso as grandes resolvam abandonar o barco.
Mas convenhamos que será muito difícil o brasileiro parar de comprar carros caros, pois o preço cresce porque tem quem compre.

Avatar
Deixe um comentário