Choque sem pane elétrica? Mas como?

O choque ao tocar a maçaneta do carro provavelmente é por conta da energia estática acumulada e descarregada na hora do desembarque

macaneta carro choque mao portal
Tomar choque ao encostar no carro não indica que o veículo está com problema na parte elétrica (Fotomontagem: Autopapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
28 de junho de 2022 07:32

Nessa época mais fria e seca, é mais provável o motorista tomar um pequeno choque quando desce do carro e encosta a mão na maçaneta da porta.

VEJA TAMBÉM:

E a primeira reação é: “tem alguma coisa errada na parte elétrica do meu carro”, E logo imagina que deve ter algum fio encostado na carroceria e transmitindo corrente elétrica.

Mas na verdade não existe problema elétrico nenhum. O que tem é a eletricidade estática quando o carro está em movimento e vai carregando o corpo do motorista e passageiro. Ela depende de vários fatores, até da roupa da pessoa.

Como se evita este choque?

A dica é, ao descer do carro, manter a mão encostada em alguma parte metálica antes de encostar o pé no chão. Assim, a eletricidade estática acumulada no corpo será descarregada pelo sapato e não pela mão ao encostar na maçaneta.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário