Deixar o carro funcionando só por alguns minutos na garagem pode causar prejuízo?

Desmistifico aqui uma das 'dicas alopradas' sobre se é correto ou não ligar o motor do carro parado por apenas alguns minutos

Por Boris Feldman 17/04/20 às 06h15
Ligar o carro
Pessoa ligando o motor do carro (Foto: Shutterstock)

Nessa época das garagens lotadas de carros parados pelo Coronavírus eu estabeleci um campeonato das ‘dicas alopradas’. E a que ficou em primeiro lugar foi aquela que recomenda ao dono do carro ir na garagem de tantos em tantos dias e dar uma ligada de alguns minutinhos no motor.

Pois quer saber o que é melhor? Preferível deixar o carro parado por semanas do que essa ‘ligadinha’, em que o motor não vai atingir sua temperatura de funcionamento. Gases da combustão vão escapar para o cárter e vão contaminar o óleo lubrificante, que não atingiu a temperatura necessária para queimar estes gases.

Então a dica é: sair para dar uma voltinha com o carro por uns 15 a 20 minutos. Pois além do motor, deve-se também ligar o ar-condicionado por alguns minutinhos. E, ao encostar de volta, os pneus estarão em outra posição, evitando que se deformem.

Pessoa ligando o motor do carro parado na garagem
Ligar o motor por alguns minutinhos não é a maneira correta de lidar com o carro parado (foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos 25 de setembro de 2020

Engraçado aqui são os comentários dos doutores cidadãos de bem…putz!
Se não gostam do que é publicado aqui, por que diabos aparecem? Masoquistas?

Avatar
Perceu Prioli 1 de setembro de 2020

…..ao tomar posse de minha CNH., cuidou o proprietário da Auto Escola, de convidar-me para discreto conhecimento como funciona um motor veicular. “bloco, pistão (anel pressão, anel ,raspador, anel de oleo, a bomba de oleo, o girabrequim, o sistema de arrefacimento, como funciona uma caixa de cambio , os cuidados para com o embreagem o que é 4 tempo(admissão, pressão, combustão, descarga) a diferença entre escape e silenciador…… Procurem tomar um pouco de conhecimento dessa intrincada máquina…..

Avatar
Ale 21 de abril de 2020

Sempre deixei ligado por 5 minutos antes de sair… NÃO ACONTECE NADA DE ANORMAL! Papo furado essa…..

Avatar
Marco Antonio 19 de abril de 2020

Mantendo o carro parado por dias, sem liga-lo, isso não prejudica a bateria? Ligo o carro dia sim, dia não, justamente para a bateria não ter problemas.

Avatar
Oswado 18 de abril de 2020

Papo furado sempre deixei meu carro fucionando aste de sair para trabalha enquanto tomava meu café e nunca em todos esses ano sofri qualquer pane

Avatar
Augusto Cesar Gomes Galvao 18 de abril de 2020

Puta cara chato!

Avatar
Deixe um comentário