Deixar o carro funcionando só por alguns minutos na garagem pode causar prejuízo?

Desmistifico aqui uma das 'dicas alopradas' sobre se é correto ou não ligar o motor do carro parado por apenas alguns minutos

Por Boris Feldman 17/04/20 às 06h15
Ligar o carro
Pessoa ligando o motor do carro (Foto: Shutterstock)

Nessa época das garagens lotadas de carros parados pelo Coronavírus eu estabeleci um campeonato das ‘dicas alopradas’. E a que ficou em primeiro lugar foi aquela que recomenda ao dono do carro ir na garagem de tantos em tantos dias e dar uma ligada de alguns minutinhos no motor.

Pois quer saber o que é melhor? Preferível deixar o carro parado por semanas do que essa ‘ligadinha’, em que o motor não vai atingir sua temperatura de funcionamento. Gases da combustão vão escapar para o cárter e vão contaminar o óleo lubrificante, que não atingiu a temperatura necessária para queimar estes gases.

Então a dica é: sair para dar uma voltinha com o carro por uns 15 a 20 minutos. Pois além do motor, deve-se também ligar o ar-condicionado por alguns minutinhos. E, ao encostar de volta, os pneus estarão em outra posição, evitando que se deformem.

Pessoa ligando o motor do carro parado na garagem
Ligar o motor por alguns minutinhos não é a maneira correta de lidar com o carro parado (foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos 25 de setembro de 2020

    Engraçado aqui são os comentários dos doutores cidadãos de bem…putz!
    Se não gostam do que é publicado aqui, por que diabos aparecem? Masoquistas?

  • Avatar
    Perceu Prioli 1 de setembro de 2020

    …..ao tomar posse de minha CNH., cuidou o proprietário da Auto Escola, de convidar-me para discreto conhecimento como funciona um motor veicular. “bloco, pistão (anel pressão, anel ,raspador, anel de oleo, a bomba de oleo, o girabrequim, o sistema de arrefacimento, como funciona uma caixa de cambio , os cuidados para com o embreagem o que é 4 tempo(admissão, pressão, combustão, descarga) a diferença entre escape e silenciador…… Procurem tomar um pouco de conhecimento dessa intrincada máquina…..

  • Avatar
    Ale 21 de abril de 2020

    Sempre deixei ligado por 5 minutos antes de sair… NÃO ACONTECE NADA DE ANORMAL! Papo furado essa…..

  • Avatar
    Marco Antonio 19 de abril de 2020

    Mantendo o carro parado por dias, sem liga-lo, isso não prejudica a bateria? Ligo o carro dia sim, dia não, justamente para a bateria não ter problemas.

  • Avatar
    Oswado 18 de abril de 2020

    Papo furado sempre deixei meu carro fucionando aste de sair para trabalha enquanto tomava meu café e nunca em todos esses ano sofri qualquer pane

  • Avatar
    Augusto Cesar Gomes Galvao 18 de abril de 2020

    Puta cara chato!

Avatar
Deixe um comentário