Etanol de posto: por que não se deve usá-lo no combate ao Coronavírus?

Para higienização das mãos ou de objetos, o ideal é utilizar o álcool 70º GL, e não o combustível; entenda o motivo

Por Boris Feldman17/04/20 às 08h30

Eu comentei aqui para não se usar o etanol do posto para combater o Coronavírus. E disse que o ideal é o álcool 70%, 70º GL, e que o do supermercado também não serve, pois é apenas 54º GL. E muita gente questionou se eu estava ficando maluco, pois, se o etanol hidratado do posto é 92%, “qual o problema de colocar mais 22% de água e ele cair para os 70% recomendados?”

Na prática, a teoria é outra. Pois o etanol hidratado, primeiro, já contém na origem um pequeno teor de gasolina ou de outras substâncias, para evitar que ele seja bebido por alcoólatras inveterados.

Não bastasse, não se esqueçam de que este combustível está sujeito a adulterações, inclusive das próprias distribuidoras, que chegaram a misturar nele, no passado, o super tóxico metanol.

Mangueira de abastecimento de etanol em detalhe com o posto de combustível ao fundo
Etanol de posto de combustível não serve para combater o Coronavírus (foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Geraldo Mello de souza 17 de abril de 2020

    Perfeito seu comentário a respeito da utilização do etanol do posto. Apesar do etanol do posto ter um grau alcoólico maior do queria 70 exigidos no álcool gel, o etanol do posto pode conter até 3% de hidrocarbonetos de petróleo.
    Parabéns pelo comentário .

    • Avatar
      Fausto 18 de abril de 2020

      O etanol produzido nas usinas é o álcool comum, não tem sentido colocar outro produto nele ainda mais gasolina.Se for comprado de um fornecedor honesto é puro, o único contágio mínimo possível é no transporte q pode levar o etanol num tanque que pode ter sido usado no transporte de gasolina ou diesel por exemplo.

Avatar
Deixe um comentário