Consumo de combustível: ora bolas, para que etiqueta de consumo?

O consumo de combustível é uma preocupação para alguns motoristas que se frustram ao perceber que a etiqueta de consumo não indica os gastos com precisão

etiqueta consumo inmetro carro desfocado fundo ap
O alto consumo de combustível não está errado na etiqueta do Inmetro (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
23 de junho de 2022 07:32

A etiqueta de consumo do Inmetro que vai colada no vidro dos carros zero km reflete exatamente o consumo de combustível do carro? Pois muitos reclamam que jamais conseguem obter, no dia a dia, os valores da etiqueta.

VEJA TAMBÉM:

Então vale a pena lembrar que os números do Inmetro são obtidos a partir de simulações de laboratório, feitas pelo próprio fabricante do carro, de modo a padronizar os testes de todas as marcas.

Mas, são tantas as variáveis que influem no consumo de combustível de um automóvel, que é quase impossível obter no dia a dia, o valor da etiqueta.

Ora bolas, então para que a etiqueta?

Ela tem a importante função de esclarecer o consumidor – em dúvida ao se decidir entre dois ou três carros – qual deles tem consumo maior ou menor. Além de classificá-los – de acordo com a categoria – quais bebem mais e menos naquele segmento.

Então não se deve considerar o consumo da etiqueta em valores absolutos, mas referenciais entre os diversos modelos. Ou seja, qual é mais econômico.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 23 de junho de 2022

Concordo e acho legal. Meu carro faz menor km que a etiqueta no urbano. Na estrada faz mais. Este teste do imetro padronizado ajuda a escolher qual é mais econômico, um em relação ao outro.

Avatar
Deixe um comentário