Cratera: xinga mas confere…

Buracos nas vias no Brasil não é algo raro de se encontrar. Então cuidado! Passar por essas crateras com seu carro pode exigir uma manutenção

Passar por uma cratera asfáltica na estrada pode exigir uma manutenção do veículo
Passar por uma cratera asfáltica na estrada pode exigir uma manutenção do veículo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
04 de agosto de 2021 07:32

O motorista tem sorte quando vê com antecedência uma cratera asfáltica e consegue desviar o carro. Mas o problema é quando chove, pois ela pode ficar encoberta pela água. Ou à noite, quando a visibilidade é ruim e o motorista não a percebe.

Aí o carro sofre aquele tranco e o motorista, em geral, solta um palavrão e xinga o descaso do governo com as rodovias. Mas, além da raiva, é recomendável verificar os danos provocados pela cratera asfáltica, a começar pelos pneus: examinar se não apareceu uma bolha na banda lateral (externa e interna) e se a roda não se trincou ou empenou.

VEJA TAMBÉM:

Amortecedores também sofrem diretamente com o impacto. Além de verificar a integridade desses componentes, não se esquecer também do alinhamento da direção que, com o choque, pode ter perdido seus parâmetros originais.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elison Peixoto da Silva 6 de agosto de 2021

É meu amigo tenho sofrido muito com isso nas estradas. Nossos governantes tem deixado a desejar demais é uma vergonha!
Todos os dias tenho que estar na estrada e todos os dias tem que estar me desviando desses buracos miserável! Aqui nas estradas de Manaus que liga os interiores tenho que escolher o buraco pra cair, pois são tantos que tem que escolher qual deles vc quer cair! Parece piada mas é pura verdade!
A estrada AM 010 é uma das estradas mais cheia de buracos aqui de Manaus!

Avatar
Gilvan fernandes 6 de agosto de 2021

Criem um aplicativo ,assim os administradores da Cidade ficaram sabendo onde e qto tempo existe a irregularidade

Avatar
Yaupon10 4 de agosto de 2021

As rodovias de Santa Catarina já se parecem com a lua de tantas crateras que possuem.

Avatar
Deixe um comentário