Juiz garante isenção de imposto para PcD em São Paulo

Uma lei paulista de 2020 garantia a isenção de IPVA apenas para carros PcD com adaptações, deixando de fora uma grande parcela de cidadãos

para brisa de carro com cartao de pessoa com deficiencia pcd
O estado de São Paulo concedia as isenções apenas para PcD com carros adaptados (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 04/08/2021 às 10h04

As isenções e descontos em carros para PcD foram criadas para facilitar o acesso desse público aos automóveis e garantir o direito de ir e vir. Essas isenções são válidas tanto para motoristas que precisam de um carro adaptado para poder dirigir quanto para famílias que precisam de um veículo para transportar um ente querido com algum tipo de necessidade especial.

Porém uma lei paulista de outubro de 2020 complicou o acesso aos carros PcD, pois ela só garantia as isenções para veículos adaptados. Isso deixou muitos cidadãos de fora e rendeu várias ações judiciais vindas de pessoas que necessitavam do veículo mas não precisam de adaptações para dirigir.

VEJA TAMBÉM: 

Juiz garantiu o acesso ao carro PcD em uma ação judicial

Uma dessas ações recebeu resultado favorável nessa segunda (2) na cidade de Jundiaí. A Vara da Fazenda Pública de Jundiaí reconheceu o direito de um cidadão de ter a isenção do IPVA de seu veículo. O juiz Gustavo Pisarewski Moisés fez o seguinte comentário:

Reitera-se que a lei não pode conceder a isenção em favor de uma parcela dos portadores de deficiência e deixar de conceder a outros, conforme se trate de veículo adaptado ou não ou se o deficiente é ou não o condutor do veículo, já que isso viola o primado maior da isonomia.

Para o magistrado essa lei estadual fere o princípio de igualdade da Constituição Federal, já que cria uma hierarquização entre os diferentes tipos de deficiência.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ERONIDES ERON ALVES DE ALMEIDA 6 de janeiro de 2022

Uma lei não pode retroagir a outra sobre o mesmo fundamento. Se o contribuinte foi beneficiado com a isenção por ser deficiente uma nova Lei não poderá retirar esse direito ja consagrado. Portanto entendo que deverão todos os prejudicados bater a porta da justiça para reaver os seus direitos de isenção do IPVA.

Avatar
Gérson 6 de dezembro de 2021

Isso, sobre a retirada do direito e arrecadação de impostos sobre os pcds, é a pura verdade. O sacana do “calça justa” e seus apadrinhados, retiram o máximo em impostos (os já existentes e, se se não existem criam (pl)) sobre todos os contribuintes, e em especial nós (pcds), inclusive p/ recuperar (e rapidamente) os impostos não alferidos durante a pamdemia. Eles precisam de muito dinheiro p/ viverem bem. A maneira e a q custo, nós teremos q pagar, não é problema deles !
Conseguimos através de muito tempo despendido e dedicação, o nosso “direito” de não pagar essa robalheira do ipva, sem retorno algum p/ os contribuintes. Aí, vem esse”sujeitinho” muito mal intencionado, e faz o q fez.
Não votem nele (ou seus “agregados”) nem p/ sociedade amigos de bairro.
Não esqueçam q, ele não fez esse escárnio sozinho ! Ele nem é capaz. Foi idéia de algum (s) psedo (s) ditadores q o auxilia (m) e q têm, seus salários bem acima da média brasileira.
Aliás, …… uma pergunta ?! Políticos pagam ipva, ipi, icms ?
Para as pessoas q não têm informação alguma, procurem um advogado e entrem com uma ação de restituição de ipva de 2021 (pra quem pagou).
Não deixem passar pois, se por qq motivo vc não possa pagar algum compromisso contra o governo ou prefeitura, vc pagará esse atraso c/ juros e correção, sem dó ! Aja da mesma maneira contra eles ! A única pena é q, não sairá do bolso deles e sim de nós (contribuintes) mesmos.
Não esqueçam q, a prefeitura está sob as asas do traidor do Dória.
Para o ano q vem, tenham cuidado e pesquisem muito sobre quem terá o direito de levar nosso voto.

Avatar
Cleber 29 de agosto de 2021

Tenho sequela de poliomielite no membro inferior esquerdo (perna esquerda), dirijo um veículo com câmbio automático. Desta forma não tenho direito a isenção de IPVA. Se uma pessoa tiver a mesma deficiência que eu, entretanto no membro inferior direito (perna direita), essa pessoa terá direito a isenção, mas, essa mesma pessoa será obrigada a se identitificar (através de adesivo) que é deficiente para quem apenas olhar para seu veículo. Imaginem a hipotética situação: estando em uma rua não tão bem iluminada, com a ótima segurança oferecida pelo Estado de São Paulo, um meliante pode, muito bem, aguardar que o condutor retorne ao seu veículo, para então abordá-lo. Senhores a lei foi muito bem estudada pelo Sefaz. Eu deixo uma pergunta, o que é melhor? Não pagar IPVA e se identificar como defiente, através de um adesivo (os nazistas identificavam Judeos, Ciganos, Deficientes, Homossexuais, etc, através de triângulos coloridos nas roupas) ou pagar o IPVA e sentir-se um pouco mais seguro? Eu, particularmente, prefiro pagar o IPVA. Não se iludam, não haverá melhora para os deficientes, ganhando ou perdendo esta ação, nós perderemos.

Avatar
Wilson 8 de setembro de 2021

Muito bem fundamentado. Eu também sou PCD, tenho limitação que obriga o uso do famigerado adesivo que nos torna alvos fáceis. Agora em 2022 terei que pagar IPVA, pois meu carro valorizou 100%(!!) segundo a secretaria da fazenda.. Adeus adesivo e Dória…

Avatar
André 27 de novembro de 2021

LEMBREM-SE DISSO, POIS ESSA MALDADE TEM UM PAI CHAMADO JOÃO DÓRIA, POR FAVOR, VOTEM PRO MARCOLA, LIDER DO PCC, MAS NÃO VOTEM NESSE GOVERNADORZINHO QUE SÓ PROMETEU E NADA CUMPRIU…..E AINDA ATRAPALHOU A NOSSA VIDA, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PELO FATO DE ARRECADAR MAIS DINHEIRO PARA A CAMPANHA PRESIDENCIAL QUE O MESMO ACABA DE GANHAR AS PRÉVIAS DO SEU PARTIDO.

NÃO VOTEM EM DÓRIA PARA PRESIDENTE E EM NENHUM OUTRO ASSECLA DELE….PRECISAMOS COMBATER ESSE TIPO DE GENTE DAS NOSSAS VIDAS.

Avatar
Luis Carlos 5 de agosto de 2021

Boa tarde!
Gostaria de saber como receber o valor do IPVA pago por determinação do governador.
Será que não vão ter a restituição?

Avatar
Ferreira Machado Goduto Orlinda 5 de agosto de 2021

Quem pagou não recebeu a devolução.
Os que não pagaram, ficaram livres.
Onde está a justiça??????
Devolverão com juros????????

Avatar
Ferreira Machado Goduto Orlinda 5 de agosto de 2021

Eu particularmente paguei para não haver problema.Infelizmente quem pagou tem que esperar. ATÉ QUAND?
Os que não pagaram, ficaram livre e nós???????

Avatar
Marcílio Domiciano Nunes 20 de dezembro de 2021

Simplesmente vergonhoso essa discriminação, porque deficiente é deficiente, sob a definição da lei: preto é preto, branco é branco Eu sou deficiente, mão direita amputada. Já estou no quarto carro com isenção da qual esse governador Zinho, me tirou o meu direito adquirido, aliás adquirido ao longo dos anos, com muito custo e suor. Paguei IPVA, de 2.021, R$=2.188,00, cota única. E agora? O que eu faço, quero restituição e quero isenção definitiva. Se alguém puder me ajudar, entre em contato. Agradeço de coração. As coisas estão difíceis!

Avatar
Clea A T Santini 5 de agosto de 2021

Nesse caso, essa sentença só serve para esse caso? Para conseguir a isenção, tem que contratar um advogado e entrar com uma ação também?

Avatar
Antônio Cesar Vitorino de Almeida 5 de agosto de 2021

Sim a sentença é específica e para obter a isenção tem que contratar advogado.

Avatar
Érica Tortorelli 5 de agosto de 2021

Concordo plenamente com a decisão judicial, pois após a comprovação médica, só para esclarecer, não é apenas um atestado médico, a comprovação é bastante rígida, inclusive com apreciação de exames sobre a deficiência, todos os autorizados devem ter os mesmos direitos.

Avatar
Paulo Haramina 5 de agosto de 2021

Infelizmente devido a incompetência de nossos governantes.
Quem paga a conta são os cidadãos, como o nosso governador pode saber se um PCD precisa ou não adaptar o veículo.
Será que todos os médicos indicados pelo DETRAN, são desonestos, acho que não.
Então que tal devolver o IPVA pago melhor imposto INDEVIDAMENTE.

Avatar
ANDRÉ 27 de novembro de 2021

ESCREVI UM COMENTÁRIO A RESPEITO DISSO…..O DÓRIA SÓ QUERIA DINHEIRO PRA BANCAR A CAMPANHA ELEITTORAL

Avatar
Adivinha 5 de agosto de 2021

Infelizmente muitas pessoas sem caráter se aproveita da situação. Mais a pessoa com deficiência não pode ser prejudicada por isso. Parabéns ao juíz ele está certo o direito tem que permanecer.

Avatar
Danilo 4 de agosto de 2021

Entrei com ação na justiça e a juíza garantiu minha isencao de IPVA 2021 pro meu veículo automático não adaptado. Espero seja revisto pra que em 2022 eu não tenha que entrar com outra ação, pois tem custo. Todos deveriam entrar com ação pra fortalecer e não ficarem aguardando alguém entrar… garanto que ficou mais barato e não dei o gostinho do meu dinheiro pra esse Estado governado por um Lixo!

Avatar
EDUARDO CARVALHO VIGGIANO 5 de agosto de 2021

Boa noite!
Vc pode me dar ontel do aeu advogado.
Paguei o IPVA e vou entrar com ação para pedir a restituição.

Avatar
Z_H 4 de agosto de 2021

essa decisão vai ser derrubada fácil… esse negócio de PCD virou, como tudo no brasil, um grande esquema de golpe e quem se ferrou foi quem realmente tem algum tipo de deficiência e poderia se beneficiar dessas isenções… e não existe “isenção” de imposto… se tira de um lugar, aumenta de outro para compensar…

Avatar
Marcos Camargo 4 de agosto de 2021

De fato existem médicos que vendem laudos, porém quem realmente precisa por possuir uma deficiência está sendo extremamente prejudicado por esta lei absurda do João Dória! Este governador só sabe aumentar imposto e não dá qualquer retorno ao cidadão.

Avatar
Osberto 4 de agosto de 2021

Meu caro!!!! Vc está enganado, ninguém tira o direito de ninguém e só ir e comprar e fazer valer na hora da compra os documentos legais e pronto não existe um número X de carros para tal grupo o setor.
Vc precisa se informar melhor

Avatar
Deixe um comentário